;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Tenho uma conta inativa, posso receber o FGTS extraordinário?

Tenho uma conta inativa, posso receber o FGTS extraordinário?

Compartilhe esse post:

O saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já vem sendo liberado há um tempo, mas ainda existem algumas dúvidas.

O FGTS extraordinário pretende contemplar 42 milhões de trabalhadores, mas ainda assim, uma dúvida frequente é se trabalhadores que têm uma conta inativa no FGTS podem receber o saque extraordinário.

Uma conta inativa é referente a um emprego passado e uma ativa é referente a um emprego atual, cujo contrato de trabalho está vigente.

Como a única exigência é ter saldo em conta, os trabalhadores que possuem contas inativas podem sim receber o benefício. Por isso não é necessário que haja um contrato de trabalho ativo.

A limitação imposta pelo Governo é apenas em relação a quantia do benefício. O trabalhador não pode resgatar mais de 1.000 reais, mesmo se a soma do saldo de todas as suas contas for maior que este valor. Já se a soma do valor disponível nas contas não chegar a 1.000 reais, o benefício será proporcional.

FGTS libera saque calamidade. Entenda

Como movimentar o valor?

O benefício só pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa TEM. É permitido:

  • Efetuar o pagamento de boletos e contas;
  • Utilizar o cartão de débito virtual e QR Code para a realização de compras em diversos estabelecimentos;
  • Transferir o valor para outras contas bancárias da Caixa ou de outra instituição financeira;
  • Fazer transações utilizando o pix;
  • Sacar o benefício nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em casas lotéricas.

Limite do cartão de crédito vs limite de saque, tem diferença?

Como vai funcionar a liberação dos valores?

A liberação do benefício ocorrerá de maneira automática de acordo com o calendário estipulado pela Caixa e seguirá uma ordem, que se dará desta forma:

  • Contas vinculadas ao FGTS referentes a contratos de trabalhos extintos, começando pela conta que possuir o menor saldo;
  • Outras contas vinculadas ao FGTS, começando pela conta que possuir o menor saldo.

Aderi ao saque aniversário, tenho direito ao FGTS extraordinário?

Quais os canais de atendimento do FGTS extraordinário?

Os canais de atendimento do FGTS extraordinário são o aplicativo FGTS, o site do FGTS e as agências da Caixa.

Através do aplicativo FGTS e das agências da Caixa é possível:

  • Consultar o valor a ser creditado;
  • Consultar a data data de crédito na Conta Poupança Social Digital;
  • Solicitar o cancelamento do benefício;
  • Alterar o cadastro.

Pelo site do FGTS, é possível:

  • Saber se o trabalhador tem direito ao saque extraordinário;
  • Consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.

Quem faz empréstimo precisa declarar Imposto de Renda?

Ficou com mais alguma dúvida se contas inativas do FGTS podem receber o saque extraordinário ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como pedir o cartão de crédito do Santander?

Veja como pedir o cartão de crédito do Santander, como o score impacta na aprovação do pedido e outros detalhes sobre o assunto.

Ler artigo completo

0 respostas para “Tenho uma conta inativa, posso receber o FGTS extraordinário?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo