Tipos de empréstimos

Buscador de Empréstimos Online

  • icone-usuário

    Empréstimo Pessoal

    Ideal para quem não quer deixar bens como garantia. Até R$ 50 mil para você se livrar das dívidas!

    Peça Agora
  • veículo

    Refinanciamento de Veículos

    Use seu carro ou caminhão quitado como garantia e consiga taxas a partir de 1,39% a.m

    Peça Agora
  • Casa

    Refinanciamento de Imóvel

    As melhores taxas do mercado para quem tem um imóvel quitado, 0,75% a.m. Invista na sua empresa!

    Peça Agora
  • icone-mensagem

    Simule seu empréstimo

    Saiba qual dos tipos de empréstimo é melhor para você

    Peça Agora

Quais são os tipos de empréstimo que os parceiros da FinanZero oferecem?

Aqui na FinanZero, a prioridade é você. Sem filas nem burocracia, você consegue a maioria dos tipos de empréstimo disponíveis no mercado. 

Isso, é claro, com a segurança que só uma fintech sueca pode te proporcionar. Além disso, com a qualidade de atendimento que só um RA1000 pode garantir 🙂

E, para fazer tudo isso funcionar bem no seu bolso, nossos quase 50 parceiros oferecem as melhores taxas de juros. Vamos, então, saber mais sobre os tipos de empréstimo que você acessa no nosso simulador?

Empréstimo pessoal

Também conhecido como crédito pessoal, é um dos tipos de empréstimo voltado para pessoas físicas, maiores de 18 anos. 

Nessa modalidade você não precisa se preocupar em ter um bem pessoal para colocar como garantia de pagamento das parcelas do empréstimo. Além disso, é possível conseguir valores mais altos do que em outras linhas de crédito. 

Por isso, algumas condições específicas desse crédito são:

  • Taxa de juros a partir de 1,49% a.m.; 
  • Parcelas entre 6 e 24 meses; 

E o melhor: na FinanZero, você consegue até 10 ofertas de empréstimo pessoal pré-aprovadas com um único cadastro para a maioria desses tipos de empréstimo! Para isso basta ter em mãos os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência, e 
  • Comprovante de renda – que pode ser seu contracheque, holerite, extrato bancário ou suas notas fiscais.

Mas é importante lembrar que cada banco ou fintech pode solicitar diferentes documentos. 

Quais as vantagens do crédito pessoal?

A principal vantagem do empréstimo pessoal é a agilidade. Por se tratar de um processo que não precisa de garantias, há menos etapas em relação aos outros tipos de empréstimo.

Outro benefício é a quantidade de documentos necessários para a análise de crédito: RG e CPF, além de comprovantes de renda e residência, costumam ser a praxe no empréstimo pessoal.

Desse modo, o crédito pessoal é a solução para quem precisa de dinheiro rápido para cobrir algum imprevisto pontual. Dívidas, doenças e outros problemas inesperados, por exemplo, podem ser sanados com ele.

No entanto, se você precisa de valores maiores, essa opção pode não ser o  suficiente. Isso porque o limite de crédito costuma ser menor que outros tipos de empréstimo, como o refinanciamento de veículo ou de imóvel. 

Além disso, é em geral a modalidade com juros menos atrativos, justamente por não precisar de garantia. Aqui na FinanZero, as taxas são a partir de 1,49%. No mais, o prazo para pagamento também é um pouco menor: no máximo 24 meses.

Refinanciamento de imóvel

Também chamado de empréstimo com garantia de imóvel, é um dos tipos de empréstimo com as menores taxas de juros. Isso porque, nessa modalidade, a sua casa ou o seu apê serão usados como uma segurança de que você cumprirá com aquele contrato.

Agora, falando sobre os juros, prazo para pagamento e valores:

  • Taxas a partir de 0,75% a.m.;
  • Entre 36 e 240 meses para quitar;
  • Até 70% do valor do seu imóvel em empréstimo.

Ou seja, é um dos tipos de empréstimo mais indicados para quem precisa montantes maiores de dinheiro e tem um imóvel quitado. 

Para fazer sua simulação de refinanciamento de imóvel, tenha em mãos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração de renda;
  • Certidão de Matrícula da Casa atualizada;
  • IPTU em dia.

Há vantagens no empréstimo com garantia de imóvel?

Sim! Dentre as modalidades de empréstimo, o refinanciamento de imóvel é o que oferece mais vantagens para você! Isso porque dentre as condições temos:

  • Taxa de juros mais baixas – aqui na FinanZero, você consegue seu empréstimo com garantia de imóvel com taxas a partir de 0,75% a.m.;
  • Valores mais altos – isso porque com o refinanciamento de imóvel você consegue até 70% do valor do seu imóvel residencial ou até 30% em imóveis comerciais;
  • Por fim, uma das vantagens é o tempo para pagar o crédito: com o empréstimo com garantia de imóvel você tem até 240 meses para pagar as parcelas. 

Mas claro que isso depende muito de quais condições o banco ou a fintech vai liberar para você. Isso porque cada perfil de cliente recebe uma oferta diferente. Por isso, é importante sempre comparar as ofertas de empréstimo antes de fechar um acordo. 

Refinanciamento de veículos

Outra forma de empréstimo com garantia, mas, dessa vez, com o seu veículo sendo a segurança. Entre os tipos de empréstimo, esse é o indicado para quem está negativado, por exemplo. Afinal, como há uma garantia em contrapartida, as taxas de juros tendem a ser menores do que quando comparadas com o crédito pessoal.

Podem ser usados em um refinanciamento de veículo:

  • Carros de praticamente todas as marcas;
  • Motos, também de marcas variadas;
  • Caminhões;
  • Tratores;
  • Barcos; e
  • Aviões.

No entanto, atente-se para o valor do seu veículo na tabela FIPE. Isso porque você pode pedir até 70% dele em um empréstimo. Além disso, seu bem não pode ter mais do que 15 anos de fabricação e deve estar em perfeito estado de uso.

E os benefícios do empréstimo com garantia de veículo?

Assim como o refinanciamento de imóveis, essa modalidade de crédito é uma das que oferece mais vantagens. Isso porque dentre as condições nós temos:

  • Taxa de juros a partir de 1,39% a.m.;
  • Valores mais altos – já que o você pode solicitar até 70% do valor do seu automóvel no empréstimo;
  • Por fim, o prazo para quitar a sua dívida, quando comparado com crédito pessoal, por exemplo, é maior: em até 48 vezes!

E o melhor: aqui na FinanZero toda a formalização do contrato é feita de forma virtual. Por isso, você não precisa sair de casa para o dinheiro estar na sua conta!

Empréstimo consignado 

Um dos tipos de empréstimo mais atrativos para quem é aposentado ou pensionista do INSS e para aqueles que têm emprego com carteira assinada, mas estão negativados. Isso porque o desconto do valor da parcela é direto da folha de pagamento.

Em consequência, as taxas de juros tendem a ser menores. Mas fique atento: há um limite do quanto você pode pedir nesse empréstimo, que é de 30%. No mais, você pode usar 5% em um cartão de crédito consignado, próprio da modalidade. 

Para pensionistas e aposentados do INSS, basta pedir o empréstimo consignado em um atendimento do instituto ou no site de um banco credenciado. Para os com carteira assinada, verifique os bancos ou as fintechs que têm parceria com sua empresa para pedir.

Tem vantagem no empréstimo consignado?

Sim! A primeira delas diz respeito à taxa de juros. Por se tratar de um crédito pessoal com uma garantia, que nesse caso é o desconto na folha, ele tem taxas de juros menores. Aqui na FinanZero, é a partir de 1,29% a.m.

Além disso, há a facilidade de não precisar se preocupar com os boletos. Afinal, os débitos são automáticos. 

Por outro lado, seu salário já cai reduzido na sua conta e, portanto, o empréstimo consignado requer muita organização financeira.

Empréstimo com garantia de celular

Assim como os refinanciamentos, nessa modalidade de crédito você precisa deixar um bem pessoal como garantia de pagamento do empréstimo. Mas, nesse caso, se você ficar inadimplente, o banco pode bloquear o seu celular para que você não use mais. 

Isso porque ao fechar o contrato do empréstimo com garantia de celular, você precisa instalar um aplicativo que permite que o banco ou a fintech bloqueie o aparelho em casos de não pagamento. Mas, não se preocupe, o app não consegue ter acesso aos seus dados e informações, apenas ao código de bloqueio!

Contudo, é importante ressaltar que não são todos os smartphones que as instituições aceitam para o empréstimo com garantia de celular. A nossa parceira, SuperSim, por exemplo, só aceita celular da marca Samsung. 

Por isso, é sempre bom conferir quais são as condições da instituição!

Por que fazer um empréstimo com garantia de celular?

Mais uma vez, por ser um crédito com segurança, o empréstimo com garantia de celular é indicado para pessoas que estão negativadas. Afinal, a garantia agiliza o processo e também facilita o processo de contratação. 

Também são necessários menos documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Documentação de renda;
  • Nota Fiscal com MEI do aparelho.

No entanto, fique atento: se você atrasar parcelas seguidas, pode ficar sem conseguir usar o celular. Isso porque o banco ou a fintech podem bloquear o aparelho em caso de inadimplência.

Empréstimo na conta de luz

O empréstimo na conta de luz, também conhecido como empréstimo com desconto na conta de energia elétrica, é uma modalidade de crédito voltada para pessoas com mais dificuldade para conseguir um empréstimo como:

  • score mais baixos – de 300 para menos;
  • pessoas que estão negativadas;
  • brasileiros com um alto número de dívidas ativas. 

Isso porque quem opta por essa linha de crédito paga as parcelas mensalmente por meio da fatura da conta de luz. Por isso, o valor do empréstimo é somado ao consumo de energia da sua residência. 

Mas é importante lembrar que normalmente nesse tipo de empréstimo o dinheiro oferecido é limitado a duas vezes o valor média da conta de energia elétrica. 

Quando fazer um empréstimo na conta de luz?

Pessoas com negativações, score abaixo de 300, e sem renda fixa podem ver vantagens no empréstimo na conta de luz. Isso porque, assim como em outros tipos de empréstimo, este tem uma necessidade de menos documentação. 

Além disso, é ágil e com pouca burocracia. 

Contudo, um ponto crítico é a possibilidade de juros mais altos e, também, valores inferiores de empréstimo.

Estou negativado. Posso pegar empréstimo?

Pode sim. A maioria dos tipos de empréstimo está disponível para pessoas negativadas. Há, entretanto, algumas vantagens em certos tipos:

  • Empréstimos com garantia tendem a compensar para quem é negativado. Isso porque a segurança de ter um bem como contrapartida pode diminuir as taxas de juros;
  • O Empréstimo consignado também pode ser vantajoso, já que há a garantia de cobrança direto na folha de pagamento;
  • Por fim, o empréstimo na conta de luz é outro a ser levado em conta. Porque, como já citamos, ele tem basicamente esse público como alvo pelos dados que requer.

Preciso passar por uma análise de crédito?

Sim! Independente de qual empréstimo você escolher, é necessário passar por uma análise de crédito. Isso porque o banco precisa analisar o seu perfil de consumidor, isso significa levar em consideração seu score, seu histórico de pagamentos e as chances de você ficar inadimplente. 

Por isso, após essa análise o banco pode oferecer um empréstimo que cabe no seu bolso, com as melhores taxas para a sua situação.

Meu score interfere em todos esses tipos de empréstimo?

Sim. Há empréstimos nos quais interfere mais ou menos. No entanto, em todos o score, que é uma nota de 0 a 1000 que indica sua fama de bom ou mau pagador, é levado em consideração. 

Falando do peso do score em cada um deles:

  • Crédito pessoal: neste, os pontos são muito importantes. Afinal, não há garantia;
  • Empréstimo consignado: é pouco impactado pelo score, já que há a cobrança automática;
  • Refinanciamentos: tanto o de imóvel quanto o de veículo são pouco afetados pela nota, em função da contrapartida do bem;
  • Empréstimo na conta de luz: não é muito dependente do score. E, aliás, é voltado para pessoas com menos pontos;
  • Empréstimo com garantia de celular: é impactado na média pelo score.

Por que meu empréstimo não foi aprovado?

Infelizmente, empréstimos não aprovados não são lendas! Isso pode acontecer por diversos motivos, mas principalmente por cada banco e fintech seguir algumas condições na hora de liberar o empréstimo. Por exemplo:

  • normalmente, é aconselhável que o cliente só use 30%, ou menos, do seu rendimento mensal para pagar o empréstimo e,
  • se o cliente já tem outras dívidas acumuladas. 

Por isso, é importante manter uma organização financeira e entender se na sua situação realmente cabe pedir um empréstimo e se você vai conseguir pagar as parcelas em dia. Além disso, é muito importante preencher as informações solicitadas com total transparência para que banco possa fazer uma análise completa.

Posso pedir mais de um desses tipos de empréstimo?

Pode, sim. No entanto, não é aconselhável ter muitos empréstimos ao mesmo tempo. Afinal, eles podem se sobrepor e você pode não conseguir cumprir com eles.

Uma dica para que isso não aconteça é entender o valor que você precisa e pedir um pouco a mais, como uma margem de segurança. E, além disso, sempre pesquise antes de pegar um empréstimo. Assim você garante que está com aquele que tem o melhor CET, siga para Custo Efetivo Total, para o seu bolso.

Ou seja, fique atento às taxas de juros, ao prazo para pagar e ao valor liberado para você. Caso, ainda assim, você precise de dois tipos de empréstimo ao mesmo tempo, tente optar por ao menos um com garantia. Desse modo, pelo menos um deles terá tendência de juros menores.

Qual dos tipos de empréstimo é melhor para mim?

Essa resposta depende de vários fatores. Por exemplo:

  • Você está negativado?
  • Tem algum bem, como imóvel ou veículo, quitado?
  • De quanto você precisa?
  • Qual é o prazo para pagamento?

Tendo em vista todos esses dados, você consegue responder à pergunta sobre o melhor para você. 

Na dúvida, opte pelo simples: simule todas as opções no site da FinanZero. Assim, com ofertas reais em mãos de diversos tipos de empréstimo, você pode optar por aquela que é melhor para você.

Onde peço esses tipos de empréstimo confiável?

A resposta é FinanZero. No nosso site, com um único cadastro, seu perfil é compartilhado com nossos quase 50 parceiros e, portanto, você tem mais chances de pegar o melhor empréstimo possível. 

Para isso, cumpra o passo a passo:

  • Acesse o simulador da FinanZero;
  • Preencha o formulário com todas as informações pedidas;
  • Aguarde a pré-aprovação dos nossos quase 50 parceiros;
  • Por fim, escolha a opção que melhor se enquadra no seu bolso. 

Pronto! Agora é só escolher a melhor para você e, então, assinar o contrato. 

É possível pedir esses tipos de empréstimo online?

Sim! Aqui na FinanZero, o processo todo é online: da simulação, à escolha e, por fim, até na hora de assinar. Você não precisa enfrentar filas, se preocupar em imprimir documentos e muito menos em buscar diversas instituições diferentes para encontrar o melhor custo benefício. 

Então, não perca tempo: simule já.

Em algum desses tipos de empréstimo preciso pagar algo adiantado?

Não. Aliás, você nunca deve pagar nada adiantado em nenhum dos tipos de empréstimo disponíveis no mercado. Essa prática é ilegal, de acordo com o Banco Central, e pode ser um forte indicador de que há um golpe sendo aplicado contra você.

Caso você encontre alguém se passando pela FinanZero e pedindo valor antecipado, nos avise pelo atendimento ou por nossas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre tipos de empréstimo

Devo pagar valores antecipados?

Não! Essa é uma prática ilegal, de acordo com o Banco Central.

Você só deve pagar o valor das parcelas quando receber o valor do empréstimo de forma integral na sua conta.

Além disso, só deve recorrer a bancos ou fintechs que tenham autorização para conceder empréstimos.

No mais, desconfie se você for cobrado de algum valor antecipado, sobre qualquer argumento, como, por exemplo:

  • taxa de avalista
  • abertura de contrato
  • aumento de score.

Questione a empresa. Além de a maioria dessas taxas serem ilegais, elas nunca podem ser cobradas de forma adiantada.

Enfim, se isso acontecer com você, fuja. Esse pode ser um sinal de golpe ou então de uma empresa que não age de acordo com a regulamentação, o que pode indicar problemas no futuro, não é mesmo?

Preciso passar por uma análise de crédito para conseguir empréstimo?

Sim! Essa é uma parte muito importante do processo de crédito, independente da modalidade. Seja refinanciamento, empréstimo pessoal ou com outro tipo de garantia, por exemplo, o seu perfil é uma parte crucial da determinação de:

  • taxas de juros;
  • prazo de pagamento;
  • e, por fim;
    do valor liberado para você.

Por isso, esteja atento à sua realidade financeira quando pedir um empréstimo. Nunca peça valores cujas parcelas sejam maiores do que 30% do seu rendimento mensal. Portanto, calcule bem o quanto ganha, de quanto precisa e qual o prazo para concluir esse contrato.

Isso não só te ajuda a conseguir taxas de juros melhores para você quanto agiliza o processo de análise. E, afinal de contas, quem precisa de empréstimo tem pressa, não é mesmo?

Tenha em mãos documentos como:
  • CNH ou RG e CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Declaração de endereço; e
  • Documentos de bens, se for fazer um empréstimo com garantia.

Isso porque, com esses dados, você agiliza o processo de pedido. Então, agiliza o seu recebimento.

Qual é o melhor tipo de empréstimo para o meu score?

Além do score, o melhor tipo de empréstimo para você depende do valor que precisa, do prazo de pagamento e da sua pressa em conseguir o dinheiro.

Então, falando dos diversos tipos de empréstimo:

Empréstimo pessoal:

Em resumo: é ideal para quem precisa de dinheiro rápido e num valor abaixo de R$ 35 mil. Mas, se você precisa de mais grana e quer taxas menores, não é o ideal.

Empréstimo consignado:

Em resumo: é ideal para quem precisa de dinheiro rápido e taxas de juros a partir de 1,29% com parceiros FinanZero. No entanto, se você precisa comprometer mais do que 35% do seu salário com um empréstimo ou se pode ter dificuldade de viver só com 70% do pagamento, não é o indicado.

Refinanciamento de imóvel:

Em resumo: dos tipos de empréstimo, esse é o ideal para quem precisa de um valor intermediário. Mas pode ser a modalidade errada se você precisar vender seu veículo em algum momento do negócio.

Refinanciamento de imóvel:

Em resumo: esse é, entre os outros tipos de empréstimo, o ideal para quem precisa de um valores mais altos e um prazo maior para pagamento. Mas pode ser a modalidade errada se você precisar vender seu imóvel em algum momento do negócio.

Posso pedir empréstimo mais de uma vez?

Sim! Assim que quitar o empréstimo você pode solicitar um novo.

Ao mesmo tempo, no entanto, não é recomendado ter diversos empréstimos.

Isso porque, quanto mais empréstimo você tiver ao mesmo tempo, maior a chance de inadimplência. Portanto, maior o risco para você ficar endividado. Por consequência, maior é a tendência de juros altos serem aplicados a você.

De novo, vale salientar que é importante nunca comprometer mais do que 30% do seu salário com uma parcela de crédito pessoal. Afinal, você segue com os custos normais da vida, além do valor desta parcela.

Então, planeje-se. É preferível pegar um valor mais alto de uma única vez do que diversos empréstimos pequenos picados. Enfim, assim você paga juros apenas uma vez e, do mesmo modo, consegue organizar sua vida financeira.

Se precisar de mais dicas, manda mensagem para a gente! Estamos sempre à disposição para tudo o que você precisar.