;
FinanzeroBlogCrédito

A diferença entre empréstimo pré-aprovado e aprovado

A diferença entre empréstimo pré-aprovado e aprovado

Compartilhe esse post:
Empréstimo

O empréstimo pré-aprovado se trata da proposta inicial da instituição financeira, que poderá sofrer alterações após a análise de crédito completa.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), janeiro de 2023 começou com aumento de 32% nos pedidos de empréstimo pessoal. Dentre os principais motivos para solicitação de crédito, em primeiro lugar está a quitação de dívidas, com 31%, seguida por renovação da casa e investimento em negócio próprio, com 15,9% e 14,4%, respectivamente.

No momento de solicitar o empréstimo, entretanto, é comum que os consumidores se deparem com diversos termos, entre eles, o aprovado e pré-aprovado, gerando recorrentes dúvidas. Pensando nisso, explicamos a seguir o significado e diferença dos conceitos.

Sou negativado e assalariado, posso ter meu empréstimo negado?

Qual é a diferença entre empréstimo pré-aprovado e aprovado?

De modo geral, a principal diferença entre empréstimo aprovado e pré-aprovado é que o primeiro se trata da proposta final da instituição financeira, ou seja, o valor que será concedido, junto às condições de pagamento. Por outro lado, o empréstimo pré-aprovado é a proposta inicial, que passou por uma análise de crédito simples e apresenta possíveis condições e valor de concessão.

Proposta de empréstimo pré-aprovada

A proposta de empréstimo pré-aprovada acontece após a simulação de alguma modalidade de crédito, ou seja, o consumidor informa a renda, valor desejado e prazo de pagamento que melhor se adequa ao bolso.

A partir daí, o buscador ou instituição financeira apresenta uma proposta pré-aprovada, que nada mais é do que uma oferta de crédito inicial, que poderá sofrer alterações após a análise completa do perfil do consumidor. Essa proposta pré-aprovada contribui para que o consumidor consiga ter uma base de quanto pode conseguir e das condições que se adequam ao seu perfil.

Aqui na FinanZero, por exemplo, o solicitante preenche o formulário em nosso site e, em 10 minutos, recebe até 10 ofertas de crédito pré-aprovadas em seu e-mail. Em seguida, é só escolher a que melhor se encaixa com as necessidades, e a instituição que oferece a opção selecionada fará a análise de crédito mais detalhada para, então, oferecer a proposta final.

Proposta de empréstimo aprovada

A proposta de empréstimo aprovada, por sua vez, é a etapa final. Portanto, após realizar a simulação, receber as propostas pré-aprovadas, selecionar a desejada e, então, passar pela análise de crédito, a instituição financeira apresentará a proposta final de crédito. Nela, haverá o valor que poderá ser concedido, junto às condições de pagamento, como taxa de juros e quantidade de parcelas.

Sendo assim, a proposta de empréstimo aprovada é o serviço que poderá ser contratado pelo consumidor após entrega de documentos e análise do perfil.

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!

O que é o limite de crédito pré-aprovado?

O limite de crédito pré-aprovado aparece em diversas situações, uma delas é quando a instituição financeira envia a proposta pré-aprovada, com isso, o limite de crédito pré-aprovado apresentado significa a quantia média máxima que poderá ser concedida na modalidade de empréstimo escolhida pelo consumidor. Lembrando, inclusive, que esse valor poderá mudar após a análise de crédito.

Outro momento em que é possível encontrar o limite de crédito pré-aprovado é através do aplicativo ou Internet Banking da instituição que a pessoa é cliente, no cheque especial. Neste caso, o limite pré-aprovado é uma quantia liberada previamente pelo banco, que pode ser usada pelo titular da conta a qualquer momento.

Como é definido o limite de crédito?

O limite de crédito para qualquer modalidade de empréstimo ou outro tipo de serviço financeiro é definido, principalmente, a partir do histórico de pagamento do consumidor e os rendimentos mensais fixos. A partir daí, é aplicada a política de crédito da instituição financeira, para definir o valor que poderá ser liberado, diante das características encontradas sobre o solicitante.

O intuito, vale dizer, é estabelecer uma quantia que não prejudique a saúde financeira do consumidor, isso é, que caiba no bolso do mesmo. Além disso, é de suma importância para a instituição que o solicitante consiga arcar com a dívida, pois em caso de inadimplência, a consequência atinge os dois lados.

O que é um pré-contrato de empréstimo pessoal?

Como saber se possuo crédito aprovado ou pré-aprovado?

O crédito pré-aprovado referente a cheque especial é apresentado no próprio aplicativo ou Internet Banking da instituição financeira em que o consumidor possui conta. Se tratar de outros tipos de empréstimos, o próprio banco ou financeira enviará um comunicado ao cliente, para avisá-lo sobre a disponibilidade.

Já o crédito aprovado ocorrerá somente depois da entrega da documentação e análise de crédito, de modo que a própria instituição entrará em contato para ofertar o serviço e apresentar as condições.

Não possuo crédito pré-aprovado, posso solicitar um empréstimo?

Depende, quando uma pessoa não possui crédito pré-aprovado no cheque especial, não significa que está impedida de solicitar alguma outra modalidade junto à instituição. Portanto, pode entrar em contato e efetuar a simulação de crédito.

Entretanto, se após o pedido de simulação, o solicitante não receber nenhuma oferta pré-aprovada, pode ser que, naquele momento, não haja nenhuma opção compatível com o seu perfil. Se for o caso, a recomendação é verificar a pontuação do score e manter o pagamento das contas em dia, para que posteriormente o pedido seja aprovado.

O que é análise de crédito?

3 tipos de empréstimos com fácil aprovação

Se o consumidor estiver negativado ou a pontuação do score estiver abaixo de 700, a recomendação é buscar por modalidades como o empréstimo consignado, refinanciamento e antecipação do saque-aniversário, já que são opções que contam com garantia de pagamento e, consequentemente, aumentam as chances de aprovação do pedido.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma das modalidades mais conhecidas, com ele as parcelas da operação são descontadas diretamente do salário ou benefício. Dessa forma, o consumidor quase zera as chances de inadimplência, gerando mais segurança para as instituições e, por isso, diminuindo as taxas de juros.

O empréstimo consignado conta, ainda, com a margem consignável, que estabelece que a renda mensal direcionada para o pagamento de serviços financeiros consignáveis não deve ultrapassar 35% do total, contribuindo positivamente para a saúde financeira.

Refinanciamento de imóvel e automóvel

Também conhecido como empréstimo com garantia, o refinanciamento permite ao cliente oferecer um bem, como imóvel ou automóvel, como garantia de que a dívida será quitada. Apesar disso, cabe ressaltar, o bem continua em posse do consumidor, que poderá utilizá-lo normalmente durante a vigência do contrato.

Assim como ocorre com o empréstimo consignado, o refinanciamento possibilita o acesso a taxas de juros mais baixas, já que a instituição conta com maior segurança de que as parcelas serão pagas. Além disso, nessa modalidade o valor do crédito tende a ser maior, devido ao valor do bem que é dado como garantia.

Antecipação do Saque-Aniversário

O empréstimo com antecipação do Saque-Aniversário é uma opção de crédito voltada a quem optou por essa modalidade de saque do FGTS. Sendo assim, as instituições financeiras pagam em parcela única, a quantia que o trabalhador sacaria nos próximos anos, podendo chegar a antecipação de até 10 parcelas.

O pagamento do crédito obtido é feito pelo próprio saldo da conta, logo, as parcelas anuais do Saque-Aniversário do FGTS são repassadas automaticamente ao banco, até que a dívida seja quitada.

Ficou mais alguma dúvida sobre esse tema? Deixa nos comentários. Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Tem como receber o saque-aniversário pelo Caixa Tem?

Caixa Tem: como solicitar o saque-aniversário, antecipar e receber a opção de saque do FGTS […]

Ler artigo completo

3 respostas para “A diferença entre empréstimo pré-aprovado e aprovado”:

  1. Noadia Araújo Santos disse:

    Assinei contrato e não fui aprovada agora estou com medo de ter que pagar por algo que não recebi

    • FinanZero disse:

      Olá, Noadia tudo bem? O parceiro analisa todas as informações na análise documental, caso seja reprovada não se preocupe, pois este pré contrato é cancelado automaticamente!

  2. Claudio disse:

    Mt agradecido pelo post, sou bem leigo pra essas coisas.
    Esse post esclareceu minhas dúvidas, estou no aguardo da aprovação de empréstimo e n sabia o que significava “pré aprovado”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo