;
FinanzeroBlogMercado

Alta de alimentos mantém juro básico em 2%. O que significa?

Alta de alimentos mantém juro básico em 2%. O que significa?

Compartilhe esse post:

Graças à alta dos alimentos o Banco Central (BC) está disposto a interromper o ciclo de cortes e manter o juro básico econômico em 2% ao ano

Está previsto que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reunirá ainda nesta quarta-feira (16) e deve manter a taxa básica de juros da economia brasileira estável em 2% ao ano. Assim como já havia sido definido no início do ano.

De acordo com a estimativa da maior parte dos economistas do mercado financeiro, esse é o caminho para a recuperação do mercado. A decisão será anunciada por volta das 18 horas.

Se isso ocorrer, será interrompido um ciclo de cortes dos juros que vem desde julho do ano passado. Foram nove reuniões seguidas do Copom com redução da taxa Selic. Em 2% ao ano, o juro básico já está na mínima histórica.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Alta dos preços

O Copom volta a se reunir em meio à alta no preço dos alimentos, que acumulou 8,83% em doze meses até agosto.

Esse reajuste não tem apenas um alimento como responsável, mas a maioria está com preços recordes no mercado. Porém, dois chamaram a atenção nos últimos dias que são:

  • arroz, com valorização de 19,2% no ano;
  • óleo de soja, que subiu 18,6% no período.

O próprio Banco Central (BC), entretanto, já vinha indicando que a taxa Selic deverá ser mantida estável nesta quarta-feira antes mesmo da recente disparada dos preços dos alimentos.

Em agosto, informou que o país já estaria próximo do nível a partir do qual reduções adicionais na taxa de juros poderiam gerar instabilidade nos preços de ativos (alta do dólar, por exemplo). Assim, sinalizou cautela sobre a possibilidade de novos cortes.

Veja também – Exportação do milho cresce. O preço subirá como o do arroz?

Quem fixa a taxa básica de juros?

O Copom fixa a taxa básica de juros, a Selic, com base no sistema de metas de inflação do ano em questão. Para 2021, ano no qual o BC já está mirando com suas decisões: as decisões sobre juros demoram de seis a nove meses para ter impacto pleno na economia. Dessa forma, a meta central de inflação é de 3,75% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar de 2,25% a 5,25%.

Por que o preço dos alimentos estão altos?

Os principais fatores que impulsionam o aumento dos alimentos no mercado são:

  • Dólar alto: que incentiva os produtores a aumentarem as exportações, reduzindo, assim, a oferta de produtos no mercado interno;
  • Auxílio emergencial: benefício do governo federal estimulou o aumento do consumo. Isso ocorre pois, foi direcionado em grande parte, para a população mais pobre que já passava por necessidades. Com isso, o valor passou a ser apenas para compras de produtos da cesta básica, o que estimula o aumento dos produtos.

Veja também – Índice Geral de Preços tem alta de 4,34% em setembro. O que significa?

Ficou com mais alguma dúvida sobre alta dos alimentos e a interferência da Taxa de Juros Básica? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Nova projeção do salário mínimo 2021

Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia faz nova projeção para INPC de 2,35%.

Ler artigo completo

0 respostas para “Alta de alimentos mantém juro básico em 2%. O que significa?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo