Autônomo: como saber o que vender em tempos de crise, qual o melhor negócio para abrir nesses momentos e como empreender dessa forma

Diante da pandemia causada pelo Covid-19, a economia mundial sofreu grandes consequências e com isso os autônomos também foram prejudicados. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os autônomos receberam cerca de 24% a menos do que a renda que recebiam habitualmente.

Com isso, em momentos de crise inseguranças aparecem, tanto para quem já empreende quanto para quem deseja entrar nesse ramo. Por isso, estão listadas as principais questões sobre o assunto de empreender durante tempos de crise.

Qual é o melhor site para comprar livros?

Como um autônomo sabe o que vender em tempos de crise?

Em momentos de crise, como o vivido nesse momento com o Covid-19, é comum que os hábitos da população mudem e com isso as buscas por produtos também são alteradas. Dessa forma, é importante se atentar aquilo que as pessoas acham essencial naquele momento e por isso consomem de forma mais frequente.

A percepção das mudanças ocorridas nos hábitos de consumo da população são essenciais para entender quais são as buscas em momentos de crise. Por exemplo, em tempos de quarentena as buscas por objetivos de casa aumentaram consideravelmente as suas vendas, segundo uma pesquisa realizada pela Ebit/Nelsen o setor de cama, mesa e banho aumentou em 23,5%, as almofadas em 494%, vasos de cimento em 201% e quadros em 187%, no primeiro semestre de 2020.

Os dados nos mostram como o consumo da população acontece de acordo com o momento vivido. Durante a quarenta por ficarem mais tempo em casa, as pessoas buscam mais itens para melhoria dos ambientes. Existem itens que mesmo em tempos de crise ainda são muito consumidos, como alimentos e remédios, mas o itens mais procurados são os essenciais para elas no contexto em que a crise se passa.

Empréstimo para autônomo com score baixo: onde fazer?

Qual o melhor tipo de negócio para autônomos abrirem em tempos de crise?

Os itens mais procurados em momentos de crise são os considerados essenciais pela população e dessa forma ao abrir ou sustentar um negócio nesse período, essa informação deve ser levada em consideração. Isso porque quando entramos em uma crise como a do Covid-19 ou crises que só envolvem questões financeiras, a tendência é que a grande parte da população só invista no que acha realmente essencial.

O essencial pode variar de cidadão para cidadão, dependendo de seus hábitos e gostos e por isso estudar o público que deseja atingir é uma ação indispensável. Existem produtos que são consumidos independente da situação em que nos encontramos, como mencionado os alimentos e remédios. Contudo existem outros produtos que também são muito consumidos independente do momento, como:

  • Livros;
  • Roupas e acessórios;
  • Cursos de capacitação;
  • Comidas prontas;
  • Produtos para exercícios;
  • Decorações para casa;
  • Produtos eletrônicos;

Investir em produtos que são consumidos mesmo em tempos de crise pode ser um aliado no sucesso de vendas do negócio. Contudo, vale lembrar das necessidades dos consumidores e daquilo que faz sentido no momento vivido na hora de vender o produto desejado.

Qual é a melhor máquina de cartão para autônomos?

Como os autônomos podem empreender em tempos de crise?

Nos momentos difíceis de crise é comum que os autônomos se preocupem com seus negócios pois, principalmente com crises financeiras, o consumo tende a diminuir de forma significativa afetando pequenos negócios e microempreendedores que dependem da renda para sobreviverem. Por isso, estão listadas algumas dicas para que o autônomo consiga empreender mesmo em momentos de crise.

Faça um planejamento financeiro

Ao fazer um planejamento financeiro o autônomo consegue entender o quanto ele pode gastar e investir no seu negócio. Esse passo é essencial para que o empreender em momentos de crise consiga ter verba para dar continuidade ao seu negócio mesmo com as vendas mais baixas. Além disso, entender o quanto de dinheiro é preciso ganhar a mais para conseguir alcançar os objetivos pode ser um passo importante para economizar e fazer renda extra.

Conheça o seu público

Entender quais são as características do público que o autônomo deseja atingir é de extrema importância já que dessa forma é possível entender o que o público busca consumir. Ao conhecer o público o autônomo consegue vender o produto ou serviço com mais facilidade e assim garantir o aumento de vendas.

Entenda o contexto atual

Como mencionado, entender quais são os hábitos da sociedade, as inovações tecnológicas e a mentalidade da população no momento em que estamos inseridos pode ajudar a entender o que realmente é importante e assim vender exatamente o que o público precisa naquele momento.

E então, restou mais alguma dúvida sobre qual o melhor negócio para abrir em tempos de crise? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Pirâmide do PIX: o que é e como posso identificar?

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.