Grupos de WhatsApp sobre o PIX estão sendo usados com frequência, contudo podem ser um esquema de pirâmide. O Banco Central já emitiu o alerta

Desde sua implantação em novembro de 2020, o PIX passou a ser um dos meios de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 73% dos brasileiros já utilizam o PIX. Destes, 95% apontaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço.

Assim sendo, com a popularidade crescente desse novo meio de pagamentos, fraudadores passaram a aplicar golpes com mais frequência. O Mapa da Fraude, divulgado pela ClearSale apontou que as tentativas de fraude aumentaram em mais de 50% em 2020, se comparadas a 2019.

Portanto, nesse post explicaremos sobre um tipo de fraude que viralizou nas últimas: a pirâmide do PIX. Em resumo, os fraudadores estão utilizando grupos de WhatsApp para aplicar golpes. Esse tipo de golpe é muito preocupante, já que, 80% dos brasileiros utilizam o Whatsapp uma vez por hora segundo a pesquisa Global Mobile Consumer Survey Brasil.

Como solicitar o empréstimo pessoal online com a FinanZero?

O que é a pirâmide do PIX?

Durante essa semana, o Banco Central (BC) responsável pela criação e implementação do PIX, alertou os usuários sobre fraudes envolvendo o meio de pagamento. Assim como outras transações bancárias, o PIX também está sujeito a golpes. Por isso, o BC já se pronunciou sobre esse assunto.

Na prática, o esquema funciona como um ciclo onde os participantes que entram precisam transferir um PIX de R$1 a R$5 para o administrador que o convidou. Ou seja, as pessoas acreditam que podem faturar convidando outros usuários. Nesse sentido, exemplificamos o processo no seguinte passo a passo:

  1. Primeiramente, um grupo é criado no WhatsApp;
  2. Em seguida, para que outros participantes possam entrar no grupo, eles realizam um PIX;
  3. Após isso, quem entrou no grupo também vira administrador e pode convidar outras pessoas;
  4. Então, todos que entram realizam o PIX e depois recebem as transferências de seus convidados.

No final, os grupos são desfeitos quando chegam ao limite de pessoas que a plataforma do WhatsApp permite. Posteriormente, novos grupos são criados e o esquema continua. Conforme mencionado, o processo funciona como um ciclo que se retroalimenta.

Dia dos namorados: como economizar no presente?

Por que o esquema de pirâmide é crime?

No Brasil, o esquema de pirâmide é considerado crime contra a economia porque o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) entende que essa prática baseia-se na obtenção de lucros de forma ilícita. O esquema ilegal é regulamentado pela Lei nº 1.521.

Além disso, os lucros obtidos nesses esquemas são baseados na recruta de novos participantes, e não na venda efetiva de um produto ou serviço. Assim sendo, o esquema de pirâmide do PIX promete um rápido retorno em pouco tempo, contudo, quando não existem novos convidados para embarcar no negócio, ele não se mantém.

Também é válido ressaltar que, nos esquemas de pirâmide do PIX os convidados só são inseridos no suposto grupo depois de efetuarem a transferência ao administrador. Ou seja, depois que o dinheiro for transferido os fraudadores podem bloquear o contato e não inseri-lo em nenhum grupo. Nesses casos, infelizmente, o valor transferido não pode ser restituído.

Não consigo validar os dados na carteira de trabalho digital, o que fazer?

Como identificar um esquema de pirâmide do PIX?

Devido as – falsas – promessas de lucro em pouco tempo, muitos usuários não sabem identificar se estão entrando em um sistema de pirâmide do PIX. Isto é, os golpistas e fraudadores conseguem enganar as pessoas com a ideia de “dinheiro fácil”. Desse modo, criamos uma lista com dicas para os consumidores identificarem esquemas de pirâmide do PIX:

  • Não há muitas informações acerca de supostos produtos que são oferecidos;
  • O hipotético vendedor garante lucro imediato;
  • O administrador garante “lucros extras” com indicações;
  • Não há informações legais sobre o negócio;
  • Comissão confusa e variante, sem um valor pré-determinado.

Portanto, através dessas dicas os usuários conseguem estar atentos para a prevenção de possíveis fraudes ou golpes. Para confirmar os dados legais das supostas empresas, é possível fazer a consulta das informações através do site da Receita Federal, por exemplo. Para acessar, basta clicar aqui.

Como economizar na conta de energia?

Como evitar golpes no PIX?

Para evitar golpes, tais como, o esquema de pirâmide do PIX, os usuários podem estar vigilantes acerca de algumas ações na web. Entre elas, é válido destacar que não se deve informar dados pessoais e bancários através de telefone ou WhatsApp sob nenhuma circunstância.

Além disso, as chaves do PIX devem ser cadastradas apenas nos aplicativos oficiais de cada banco. Só para exemplificar, o cadastramento não é feito por telefone com intermédio de algum funcionário. Caso queira verificar mais dicas, a redação da FinanZero já fez um post específico sobre esse assunto e você pode conferir através desse link.

Posso deixar de pagar meu aluguel no período da pandemia?

Por fim, ficou com dúvidas sobre a pirâmide do PIX? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Ademais, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.