A escolha ideal da máquina de cartão nem sempre é uma das mais fáceis. Por isso, esse post reúne as principais informações sobre um ponto de indecisão entre os autônomos

Se antigamente o mercado de máquinas de cartão era centralizado, hoje essa já não é mais a realidade que os autônomos enfrentam.

Pelo contrário, o cenário atual é composto por tantas opções que os microempreendedores acabam ficando confusos e mal sabem qual é a opção mais vantajosa para o seu negócio.

Portanto, confira abaixo quais são as principais informações sobre as máquinas de cartão:

Pronampe: entenda mais sobre esse crédito

Quais são os tipos de máquina de cartão?

A princípio, um ponto importante a ser levado em consideração antes de escolher a máquina de cartão, é compreender quais são os tipos que hoje estão disponíveis no mercado. Sendo eles:

POS

Esse sistema é conectado a uma linha telefônica e permite a impressão de notas fiscais ou a emissão de comprovantes. Além disso, esse tipo de máquina costuma ser fixado no caixa dos estabelecimentos.

POS WIRELESS

Com funcionalidades semelhantes a POS, a POS Wireless se diferencia pela sua mobilidade. Apesar de não depender de uma rede fixa, é necessário que o comércio tenha uma boa rede de internet para seu funcionamento.

POO

Esse tipo de máquina funciona através de Bluetooth ou chip. A grande flexibilidade é que o cliente não precisa ir até a máquina, então para estabelecimentos que trabalham com delivery, por exemplo, essa pode ser uma boa opção.

TEF

O TEF funciona ligado a um sistema de emissão de notas fiscais. Geralmente é utilizado em estabelecimentos com um grande volume de vendas, pois facilita o controle já que o sistema é integrado com as notas fiscais.

Como atualizar os dados do auxílio emergencial?

Comprar ou alugar máquina de cartão?

Antes de responder essa pergunta com uma resposta definitiva, o mais importante é que o autônomo sempre faça um balanceamento do que é vantajoso ou não para o seu negócio.

Estudar os prós e contras da compra ou do aluguel e adequar a realidade dessas modalidades para o seu negócio é uma ótima forma de responder essa pergunta. Veja:

  • Na compra: Apesar da compra de máquinas evitar o custo fixo mensal de um aluguel, após período da garantia, a manutenção e os reparos são de responsabilidades do comerciante.
  • No aluguel: Ainda que o comerciante tenha a liberdade de negociar taxas com diferentes empresas, vale salientar que caso o contrato seja interrompido antes do tempo, o microempreendedor terá de pagar alguma taxa de rescisão antecipada.

Esses são apenas alguns exemplos de prós e contras que envolvem as questões acerca do aluguel ou da compra. É importante ponderar os objetivos individuais de cada estabelecimento para que essa pergunta seja respondida de forma assertiva.

Como conseguir um empréstimo com os melhores juros?

Qual é a melhor máquina de cartão?

Assim como na pergunta anterior, essa resposta também não possui fórmula mágica. O mercado é repleto de opções que os autônomos podem escolher, algumas sendo: Stone, Getnet, SumUp, PagSeguro etc.

Ainda assim, algumas perguntas precisam ser respondidas para que os comerciantes entendam qual a melhor máquina de cartão para o seu negócio. Isto é:

  • A menor taxa do mercado é o que eu preciso nesse momento?
  • Prefiro pagar uma taxa maior e ter o valor com mais antecedência na minha conta?
  • Meu estabelecimento precisa aceitar todas as bandeiras ou vouchers?
  • Qual a taxa que estou disposto a pagar em cima das compras?
  • Vou fazer o aluguel ou comprar uma máquina de cartão?

Entendendo quais são as respostas para essas indagações, os autônomos possuem maior liberdade de negociar com as empresas quais são as condições que seus negócios estão dispostos a enfrentar.

Quando vai sair o 13º de 2021 para aposentados do INSS?

Por fim, ficou com dúvidas sobre as máquinas de cartão? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.