Auxílio Brasil: como funciona o substituto do Bolsa Família?
Índice de conteúdo
Auxílio Brasil: como funciona, quem serão os beneficiários e como se inscrever ao novo programa.
O auxílio emergencial terá suas últimas parcelas pagas no mês de outubro. Já em novembro terá início um novo programa assistencial, o Auxílio Brasil.
Este novo programa foi anunciado pelo governo através do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (10). Ele será o substituto do Bolsa Família, que sofrerá algumas mudanças além do nome.
A proposta da Medida Provisória 1.061/2021 foi entregue ao Congresso Nacional e fica apenas aguardando a aprovação.
Como se cadastrar para receber o FGTS de aniversário?
Quem tem direito ao Auxílio Brasil?
Atualmente, o Bolsa Família atende 14 milhões de beneficiários, mas segundo o Governo Federal, o intuito é aumentar este número para 16 milhões.
As famílias que já recebem o Bolsa continuarão recebendo o novo benefício. Os beneficiários são pessoas que fazem parte de núcleos familiares que estão na extrema pobreza. O valor será pago para aquelas que possuírem gestantes ou pessoas com até 21 anos incompletos.
Calendário completo da 5ª parcela do auxílio emergencial
Qual valor a ser pago pelo Auxílio Brasil?
O texto enviado ao Congresso não informa o valor exato a ser pago, mas segundo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o valor será 50% maior que o atual.
De acordo com os valores pagos atualmente é possível que o benefício fique em torno de R$ 300.
O novo programa entra em vigor a partir de novembro e por isso há a expectativa de que haja uma confirmação de valores até o mês de setembro. O Ministro da Cidadania, João Roma, será o responsável por divulgar estas informações.
Posso perder meu imóvel se eu atrasar a parcela do empréstimo com garantia?
Como se inscrever no Auxílio Brasil?
Por ser um novo programa e que ainda entrará em votação, não há definição sobre como serão as inscrições. O que se sabe é que os beneficiários do Bolsa Família já estarão inclusos nos novos pagamentos.
Caso siga o mesmo planejamento do programa anterior, o cadastramento deverá ser feito através do Cadastro Único (CadÚnico). Cada município possui um posto de atendimento para as famílias serem atendidas.
Como vai funcionar o Auxílio Brasil?
O Auxílio Brasil agregará outros benefícios disponibilizados à população. A ideia é dividir o programa em três modalidades: Primeira Infância, Composição Familiar e Superação da Extrema Pobreza.
Cada uma dessas modalidades atinge uma faixa de beneficiários. Veja os benefícios extras do Auxílio Brasil:
Bolsa de Iniciação Científica Júnior – esse será um bônus pago em 12 parcelas para estudantes que se destaquem em competições acadêmicas e científicas. Vale ressaltar que é preciso já ser um beneficiário do Auxílio Brasil.
Auxílio Criança Cidadã – trata-se de um valor pago às famílias que tenham crianças entre 0 e 48 meses e que precisem de creche. O benefício será pago se a família tiver um aumento na renda e se não houver vagas em creches públicas e vinculadas ao programa.
Auxílio Esporte Escolar – estudantes entre 12 e 17 anos que se destacarem em esportes receberão um bônus, dividido em 12 parcelas. A família precisa ser inscrita no Auxílio Brasil para ter acesso ao dinheiro.
Auxílio Inclusão Produtiva Rural – valor concedido à agricultores inscritos no Programa Auxílio Brasil. Os beneficiários poderão receber o valor por três meses e após esse período pode haver prorrogação. A continuidade do benefício estará condicionada a doação de alimentos para o Programa Alimenta Brasil, que deve ser igual ao valor recebido mensalmente.
Benefício Compensatório de Transição – valor pago aos beneficiários do Bolsa Família, que se manterão no novo programa.
Auxílio Inclusão Produtiva Urbana – esse valor será pago para trabalhadores com emprego formal, mas que recebam até o valor estipulado pelo governo. Em caso de demissão, o indivíduo deixa de receber o auxílio.
Ainda não há confirmação de onde serão retirados os recursos para que o Programa Auxílio Brasil possa entrar em vigor. As demais questões serão sanadas após a provação do Congresso à MP.
Lembrou de alguma dúvida sobre o Auxílio Brasil? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
4 respostas para “Auxílio Brasil: como funciona o substituto do Bolsa Família?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Minhoes de pesssoas depedem do auxilio emergrncial se acaba elas terao direito ao auxilio brasil como elas vao ficar gostaria de saber obrigada?
Eu preciso ser aprovado
Com o eu posso saber se fui aprovado
Como eu posso saber se foi aprovado ❓❓