;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Caixa TEM não funciona: o que fazer?

Caixa TEM não funciona: o que fazer?

Compartilhe esse post:

Caixa TEM não funciona: app de pagamento do auxílio emergencial e do saque emergencial do FGTS está com falhas. O que fazer?

Entre os dias 27 de junho a 4 de julho, a Caixa Econômica Federal (CEF) fez o pagamento do auxílio emergencial para beneficiários de diferentes lotes. Nestas datas, cidadãos receberam, por meio do aplicativo Caixa TEM , a 1ª, 2ª ou 3ª parcela.

O sistema do app novamente sofreu uma sobrecarga, e os técnicos da Caixa já disponibilizaram a atualização do software por meio das lojas virtuais Apple Store e Google Play Store.

Entretanto, mesmo os usuários que atualizaram o app não estão conseguindo acessar a conta para fazer pagamentos. No Twitter, a hashtag #CaixaTEMNAOFUNCIONA é crescente na rede social, e a insatisfação dos cidadãos brasileiros é alta dentre os comentários.

O pagamento do auxílio emergencial não foi planejado. Com isso, muitos desafios tiveram de ser superados pela equipe de execução do projeto, dentre técnicos e desenvolvedores, membros do Ministério da Cidadania, da Caixa e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev):

  • As filas de saques nas agências da Caixa que iam contra as recomendações de saúde de distância social na pandemia do coronavírus;
  • O suporte do sistema operacional em meio a milhões de acessos simultâneos no app;
  • A definição dos calendários de pagamentos, devido aos diferentes lotes de beneficiários;

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Por que não consigo acessar o Caixa TEM?

A solução para as filas das agências físicas da Caixa foi definir calendários de datas diferentes para saques e transferências. Pois mesmo com as datas de saques de cada lote de beneficiários definida, as pessoas começaram a transferir os R$ 600 para outras contas bancárias, e então iam fazer o saque em espécie na Caixa. Ou seja, definir as datas não resolveu o problema das aglomerações.

Contudo, definir calendários diferentes para saques e transferências acabou gerando uma nova dificuldade: o aumento de acessos simultâneos no app. Lembrando que além do auxílio emergencial, o Caixa TEM também é responsável pela distribuição do saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e das parcelas do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Com as datas de transferências, a solução dos beneficiários para antecipar os saques foi gerar boletos de contas abertas em fintechs e empresas de meios de pagamentos. Pagando o boleto gerado no Caixa TEM, a transferência não precisa seguir o calendário definido pela instituição bancária.

Mas com milhões de pessoas fazendo a antecipação, o sistema operacional do app voltou a ficar sobrecarregado. As instabilidades apareceram, e a nova solução da Caixa foi fazer uma fila de pagamentos no app, que tem chegado a média de 1 hora de espera, e em casos extremos, a até 5 horas de espera.

Qual o horário para fazer pagamentos no Caixa TEM?

Se anteriormente a julho uma solução era tentar acessar o app durante a madrugada e em horários com menos usuários ativos, a nova atualização da Caixa não permite esta opção. O horário para fazer pagamentos no app Caixa TEM é das 7h às 21h.

Veja também – Quem está em análise no auxílio emergencial?

O que fazer se o Caixa TEM não funciona?

Após verificar que o app está atualizado, o funcionamento do Caixa TEM depende diretamente da força operacional da Caixa. Se aparecer a mensagem de que o sistema está temporariamente indisponível, resta aguardar, pois o problema é com a performance do aplicativo.

Contudo, se o “não funcionar” refere-se à fila de espera de 1 hora ou mais para realizar pagamentos, o usuário conseguirá fazê-lo (dentro do horário de funcionamento das 7h às 21h) se:

  • Abrir o app e entrar na fila;
  • Não fechar o aplicativo;

O Caixa TEM não precisa ficar aberto na tela para que a pessoa esteja na fila. Mas se ele for encerrado, a pessoa perde a vez da fila. Em muitos smartphones existe a opção “excluir tudo” na lista dos apps em execução no momento. Se isto for feito e a pessoa estiver na fila do Caixa TEM, ela deixará a fila virtual.

A sessão da fila também pode expirar com conexões ruins de internet. O ideal é entrar na fila do app em um ambiente estável:

  • Com bom sinal de dados móveis (3G ou 4G);
  • Perto de roteadores em redes wi-fi;

Após chegar a vez no aguardo na fila, no Twitter as pessoas têm relatado maior sucesso com pagamentos com QR Code ao invés do código de barras nesta segunda-feira (6). Mas a Caixa pode disponibilizar novas atualizações que corrijam problemas com o pagamento via código de barras.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Caixa TEM? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem começar a receber o auxílio de R$ 600 agora ganha 3 ou 5 parcelas?

Parcelas do auxílio emergencial: beneficiários também vão receber as 5 parcelas divulgadas pelo Governo Federal. Veja quem tem direito!

Ler artigo completo

0 respostas para “Caixa TEM não funciona: o que fazer?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo