FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Caixa TEM não funciona: o que fazer?

Caixa TEM não funciona: o que fazer?

Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Milhões de beneficiários não estão conseguindo fazer pagamentos no app Caixa TEM

Entre os dias 27 de junho a 4 de julho, a Caixa Econômica Federal (CEF) fez o pagamento do auxílio emergencial para beneficiários de diferentes lotes. Nestas datas, cidadãos receberam, por meio do aplicativo Caixa TEM , a 1ª, 2ª ou 3ª parcela.

O sistema do app novamente sofreu uma sobrecarga, e os técnicos da Caixa já disponibilizaram a atualização do software por meio das lojas virtuais Apple Store e Google Play Store.

Entretanto, mesmo os usuários que atualizaram o app não estão conseguindo acessar a conta para fazer pagamentos. No Twitter, a hashtag #CaixaTEMNAOFUNCIONA é crescente na rede social, e a insatisfação dos cidadãos brasileiros é alta dentre os comentários.

O pagamento do auxílio emergencial não foi planejado. Com isso, muitos desafios tiveram de ser superados pela equipe de execução do projeto, dentre técnicos e desenvolvedores, membros do Ministério da Cidadania, da Caixa e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev):

  • As filas de saques nas agências da Caixa que iam contra as recomendações de saúde de distância social na pandemia do coronavírus;
  • O suporte do sistema operacional em meio a milhões de acessos simultâneos no app;
  • A definição dos calendários de pagamentos, devido aos diferentes lotes de beneficiários;

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Por que não consigo acessar o Caixa TEM?

A solução para as filas das agências físicas da Caixa foi definir calendários de datas diferentes para saques e transferências. Pois mesmo com as datas de saques de cada lote de beneficiários definida, as pessoas começaram a transferir os R$ 600 para outras contas bancárias, e então iam fazer o saque em espécie na Caixa. Ou seja, definir as datas não resolveu o problema das aglomerações.

Contudo, definir calendários diferentes para saques e transferências acabou gerando uma nova dificuldade: o aumento de acessos simultâneos no app. Lembrando que além do auxílio emergencial, o Caixa TEM também é responsável pela distribuição do saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e das parcelas do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Com as datas de transferências, a solução dos beneficiários para antecipar os saques foi gerar boletos de contas abertas em fintechs e empresas de meios de pagamentos. Pagando o boleto gerado no Caixa TEM, a transferência não precisa seguir o calendário definido pela instituição bancária.

Mas com milhões de pessoas fazendo a antecipação, o sistema operacional do app voltou a ficar sobrecarregado. As instabilidades apareceram, e a nova solução da Caixa foi fazer uma fila de pagamentos no app, que tem chegado a média de 1 hora de espera, e em casos extremos, a até 5 horas de espera.

Qual o horário para fazer pagamentos no Caixa TEM?

Se anteriormente a julho uma solução era tentar acessar o app durante a madrugada e em horários com menos usuários ativos, a nova atualização da Caixa não permite esta opção. O horário para fazer pagamentos no app Caixa TEM é das 7h às 21h.

Veja também – Quem está em análise no auxílio emergencial?

O que fazer se o Caixa TEM não funciona?

Após verificar que o app está atualizado, o funcionamento do Caixa TEM depende diretamente da força operacional da Caixa. Se aparecer a mensagem de que o sistema está temporariamente indisponível, resta aguardar, pois o problema é com a performance do aplicativo.

Contudo, se o “não funcionar” refere-se à fila de espera de 1 hora ou mais para realizar pagamentos, o usuário conseguirá fazê-lo (dentro do horário de funcionamento das 7h às 21h) se:

  • Abrir o app e entrar na fila;
  • Não fechar o aplicativo;

O Caixa TEM não precisa ficar aberto na tela para que a pessoa esteja na fila. Mas se ele for encerrado, a pessoa perde a vez da fila. Em muitos smartphones existe a opção “excluir tudo” na lista dos apps em execução no momento. Se isto for feito e a pessoa estiver na fila do Caixa TEM, ela deixará a fila virtual.

A sessão da fila também pode expirar com conexões ruins de internet. O ideal é entrar na fila do app em um ambiente estável:

  • Com bom sinal de dados móveis (3G ou 4G);
  • Perto de roteadores em redes wi-fi;

Após chegar a vez no aguardo na fila, no Twitter as pessoas têm relatado maior sucesso com pagamentos com QR Code ao invés do código de barras nesta segunda-feira (6). Mas a Caixa pode disponibilizar novas atualizações que corrijam problemas com o pagamento via código de barras.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Caixa TEM? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem começar a receber o auxílio de R$ 600 agora ganha 3 ou 5 parcelas?

Os novos pedidos em análise podem demorar? Como funcionam as parcelas extras […]

Ler artigo completo

respostas para “Caixa TEM não funciona: o que fazer?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo