Índice de conteúdo
O fgts emergencial, rescisão e aniversário podem ser sacados sem o cartão cidadão pelo caixa eletrônico da Caixa Econômico Federal
O Cartão Cidadão serve para o acesso de serviços dos direitos que os trabalhadores possuem como , por exemplo, o recebimento do PIS e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Entretanto, para conseguir sacar o FGTS emergencial, liberado pelo Governo com caráter de urgência, não é necessário ter o cartão.
Isso porque o Fundo emergencial será depositado de forma automática em uma conta poupança digital veiculada ao aplicativo Caixa Tem. Sem que o beneficiário precise liberar o dinheiro no Caixa eletrônico.
A movimentação do valor do saque emergencial poderá, inicialmente, ser realizada por meio digital evitando o deslocamento das pessoas até as agências.
Autorizado pela Medida Provisória nº 946 de 07/04/2020, é o saque a que tem direito todo titular de conta do FGTS com saldo, incluindo contas ativas e inativas, no valor de até R$ 1.045,00 por trabalhador. O saque pode ser feito até 31 de dezembro de 2020
Após o crédito dos valores na poupança social digital, é possível:
Mas, o bloqueio do cartão pode ter outros efeitos negativos.
O procedimento para solicitar um novo cartão cidadão que não esteja cancelado, é solicitar uma segunda via. Para que isso ocorra, telefone para o número de atendimento da Caixa Econômica Federal, destinado a esse fim: 0800 726 0207.
Lembrando que essa ligação é feita gratuitamente e para facilitar durante a conversa com o atendente, deixe o número do seu NIS de uma forma prática. Depois, basta esperar a nova unidade chegar até a residência cadastrada no sistema da Caixa.
Leia também – O que significa o erro “cadastros incompletos”do FGTS?
As pessoas que obtêm o cartão cidadão possuem uma facilidade extra para sacar o dinheiro do seguro desemprego, porém a presença do cartão só é necessária caso o saque seja feito no autoatendimento eletrônico.
Portanto, quem tiver em mãos o seu cartão por motivo de cancelamento do mesmo, vá até uma agência da Caixa e retire o dinheiro através do caixa. Lembrando que esse método é possível com o Cartão Cidadão ou sem ele.
Por fim, com o cartão cancelado é possível fazer a retirada dos benefícios tendo em vista outros meios.
Veja também – Cartão cidadão: tudo o que você precisa saber sobre
É necessário lembrar que através do Cartão Cidadão pode ser sacado o FGTS, mas essa é apenas uma das maneiras de retirada do dinheiro.
Portanto, há formas de receber a quantia mesmo se o seu o cartão tiver sido cancelado. Veja só:
Veja também – Esqueci a senha do Cartão Cidadão. Como recuperar?
Ficou com mais alguma dúvida sobre o cartão cidadão cancelado impede o recebimento do FGTS? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios