Índice de conteúdo
Empregada doméstica: como funciona, quem paga pelo benefício, como pedir e demais questões sobre a licença-maternidade dessas profissionais
A licença-maternidade é um benefício concedido às mulheres que terão um filho, acabaram de dar a luz ou irão adotá-lo. O amparo é um direito concedido a todas as trabalhadoras que possuem carteira assinada e por isso as empregadas domésticas também podem receber o benefício. Durante o período da licença as mulheres ficam afastadas de seus serviços e possuem o direito de receber um salário-maternidade.
Com o alto número de empregadas domésticas no Brasil, cerca de 5 milhões de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), algumas dúvidas podem surgir sobre o assunto. A seguir estão listadas as questões que envolvem a licença-maternidade para empregadas domésticas.
Quem é autônomo consegue fazer financiamento?
O benefício concedido para as mulheres que terão um filho consiste no afastamento temporário da profissional para garantia de sua saúde e bem estar da criança nesse momento. Aliado ao período, as trabalhadoras possuem o direito de receber um valor de amparo conhecido como salário-maternidade.
De forma geral, o prazo da licença-maternidade é de 120 dias e podem receber o benefício às cidadãs que se encaixarem nos seguintes requisitos:
Empréstimo pessoal sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça já o seu pedido!
Além disso, a licença-maternidade, juntamente com o salário-maternidade, só pode ser recebida nas seguintes situações:
De acordo com a constituição, o empregador só poderá demitir a funcionária nessa situação após 5 meses de nascimento da criança. Se a empresa ainda decidir demitir a trabalhadora terá que pagar a parte do salário-maternidade e demais benefícios que a cidadã possuir o direito, já que um benefício não anula o recebimento dos demais.
Estou desempregado, tenho direito ao Auxílio Brasil?
O salário-maternidade é o valor pago às mulheres durante o período de licença maternidade. O benefício é previdenciário é pago para as empregadas domésticas por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As demais trabalhadoras que possuem a carteira assinada recebem o salário-maternidade por meio da empresa que possuem vínculo.
A licença-maternidade é um benefício concedido pelo empregador da profissional e por isso pode ser solicitado por meio dele no momento de descobrimento da gravidez. Aliado ao benefício, a empregada doméstica pode receber o salário-maternidade, que será o valor de seu último salário recebido.
A trabalhadora precisa solicitar o amparo por meio do INSS, conforme indicado abaixo:
Empregada doméstica tem direito a acerto por tempo de serviço?
E então, restou mais alguma dúvida sobre como a empregada doméstica pode dar entrada à licença maternidade? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios