Índice de conteúdo
Empregada doméstica: qual a remuneração, quando assinar a carteira de trabalho e demais informações sobre o registro dessas profissionais
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 5 milhões de empregadas domésticas. Com o alto número de profissionais dessa área, é comum que algumas dúvidas relacionadas à profissão sejam frequentes.
O registro de empregadas domésticas deve ser feito por meio do empregador, que deve definir as condições de trabalho de seu funcionário de acordo com a Lei Complementar N°150. A seguir estão listadas as principais questões sobre o registro desses profissionais a fim de amparar os cidadãos que precisam dessas informações.
Como dar entrada no Seguro-Desemprego pela internet?
O Governo Federal estabelece que os profissionais dessa área que trabalham por mais de 2 dias por semana devem ser registrados, conforme a lei complementar N° 150 descreve o trabalho:
“Art. 1o Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei.”
Quer encontrar as melhores condições de empréstimo pessoal? Acesse FinanZero e simule já!
Todo trabalhador que possui a carteira de trabalho assinada tem o direito de receber benefícios trabalhistas, que são de responsabilidade do Governo Federal e do empregador. Uma empregada doméstica registrada pode receber os seguintes amparos:
De maneira geral, podemos resumir o salário de uma empregada doméstica da seguinte forma:
Salário Bruto + INSS + FGTS + Vale-Transporte
O valor total do salário de uma empregada doméstica varia dependendo do estado e de demais condições de trabalho. Cada região apresenta um salário mínimo que deve ser pago para esses profissionais e essa informação deve ser verificada pelos empregadores.
Quem não tem conta na Caixa pode antecipar o saque-aniversário?
As atividades extras realizadas por uma empregada doméstica devem ser analisadas pelo empregador, já que também impactam no tempo de serviço realizado. Nesses casos, é obrigatório o pagamento de hora extra e adicional noturno, além disso, os trabalhos cobrados devem ser informados no momento de contrato ou por meio de acordo entre as partes.
Sim, pessoas físicas podem ser contratantes de empregadas domésticas e as registrá-las. Contudo, existe uma questão que deve ser respeitada, o cidadão precisa necessariamente ter mais de 18 anos ou ser emancipado. Respeitando essa condição, o indivíduo pode registrar sua funcionária e assinar sua carteira de trabalho digital.
Além disso, existem benefícios trabalhistas que devem ser pagos de maneira correta pelo empregador, conforme mencionado acima. Os indivíduos que não pagarem suas funcionarias podem responder por multas administrativas e financeiras.
Quais são os direitos de uma empregada doméstica que não tem carteira assinada?
O primeiro passo para assinar a carteira de trabalho de uma empregada doméstica é o registro de ambas as partes no eSocial. Conforme, indicado abaixo:
Após seguir os passos, o empregador poderá informar todos os dados de sua funcionaria, como:
A carteira de trabalho é um documento 100% digital desde 2020 e com isso todos os registros são feitos de forma online. O empregador que deseja registrar uma empregada doméstica deve informar os dados de trabalho de sua funcionária para o eSocial, plataforma responsável pelas informações da carteira de trabalho. Dessa forma, ao registrar as informações da empregada doméstica, elas serão constatadas no documento de forma automática.
É comum que essas informações demorem alguns dias para serem atualizadas no aplicativo e nesses casos o indicado é aguardar o período de registro do sistema. Se após um determinado tempo as informações não forem atualizadas ou estiverem incorretas, o empregador deve entrar em contato com o eSocial para resolver o problema.
O que fazer se minha parcela do Auxílio Brasil foi bloqueada?
E então, restou mais alguma dúvida sobre o registro de uma empregada doméstica? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Boa