FinanzeroBlogImpostos

Como declarar seguro desemprego no Imposto de Renda em 2023?

Como declarar seguro desemprego no Imposto de Renda em 2023?

Compartilhe esse post:

Pessoas que perderam seus empregos em 2022 podem precisar declarar o seguro-desemprego no IR no ano de 2023, entenda como vai funcionar

O imposto de renda é um tributo cobrado pelo Governo Federal anualmente. A cobrança acontece de acordo com os rendimentos de pessoas físicas ou jurídicas.

Para declarar o imposto de renda é necessário se enquadrar em alguns requisitos, estipulados pela Receita Federal. A instituição faz a divulgação das regras todos os anos, sempre com antecedência.

O envio das declarações teve início no último dia 15 de março e segue até o dia 31 de maio.

Neste ano, algumas pessoas que receberam o seguro-desemprego terão que declará-lo. Mas apenas se estiverem dentro das condições necessárias.

Imposto de Renda 2021: Como fazer o download do programa?

Quem precisa declarar o seguro-desemprego no IR em 2023?

Para que a declaração do seguro-desemprego no IR seja obrigatória é necessário que o cidadão atenda as seguintes condições:

  • Se a soma dos rendimentos tributáveis (salário, pensão, aluguéis recebidos, remuneração e outros) ultrapassou R$ 28.559,70 até 31.12.2020;
  • Se o valor de rendimentos isentos (bolsas de estudo, FGTS, heranças, seguro-desemprego) ultrapassou R$ 40.000;

Portanto, se os rendimentos isentos, como o seguro-desemprego, ultrapassaram o valor total de 40 mil no ano de 2022 será obrigatório declarar o seguro-desemprego no imposto de renda em 2023. Entretanto, se o valor for menor do que o estimado a declaração não se faz necessária.

Quem pode ser incluído como dependente do IR 2021?

O seguro-desemprego é tributável?

Não. O seguro desemprego é um rendimento isento e não tributável, assim como outros recebimentos relacionados ao trabalho, como o FGTS por exemplo.

Dessa forma, esses valores não utilizados na base de cálculo do IR, mas eles precisam ser inseridos. Por conta disso, eles devem ser preenchidos na área de rendimentos não tributáveis.

Como declarar auxílio emergencial no IR 2021?

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Como declarar o seguro desemprego no IR em 2023?

Para declarar o valor do seguro-desemprego no imposto de renda siga os passos a seguir:

  1. Na parte de fichas de declaração clique em “Rendimentos isentos e não tributáveis” e depois em “novo”;
  2. Dentro da ficha, na parte de “tipos de rendimento” escolha a opção “26 (outros)”;
  3. O tipo de beneficiário pode ser “titular” ou “dependente” se estiver incluindo mãe, pai, filho ou cônjuge;
  4. Inclua o CNPJ do FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador, que é 07.526.983/0001-43 e o nome FAT como fonte pagadora;
  5. No campo “descrição” preencha com “Seguro-desemprego”;
  6. E por fim, preencha o valor total recebido;

Ainda que tenha parcelas para receber no ano de 2023, o ideal é que deixe para declarar no próximo IR. É importante destacar que o auxílio emergencial também deve ser constatado no imposto de renda.

Qual a fonte pagadora do seguro-desemprego no IR?

Uma das principais informações na hora de preencher os valores recebidos no seguro-desemprego é a fonte pagadora.

No campo dedicado a esse dado, coloque o é CNPJ 07.526.983/0001-43, que é o cadastro do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Lembrando que no campo da descrição é importante informar que se trata do seguro. Na etapa seguinte, coloque o valor total recebido no ano de 2022.  

Como declarar o FGTS?

Como já informamos anteriormente, o FGTS, assim como o seguro-desemprego, são rendimentos não tributáveis. Por isso é importante prestar muita atenção na hora de preencher os dados sobre eles.

Para declarar o FGTS é necessário encontrar a ficha de rendimentos isentos. Ela fica no menu principal. Em seguida, clique na opção “novo”.

Na hora de escolher o tipo do rendimento, opte pelo código 04 – indenizações por rescisão de contrato de trabalho.

Nos próximos passos, selecione o beneficiário em questão. Vale lembrar que agora é possível fazer o envio da declaração para terceiros, desde que haja uma procuração que valide a alternativa.

Agora, informe o CNPJ e o nome da fonte responsável por fazer o pagamento ao contribuinte. Nesse caso, estamos falando da Caixa Econômica Federal (CEF), que faz os depósitos do FGTS.

Para finalizar, informe o valor retirado em 2022 e termine o preenchimento da ficha clicando em ok.

Preciso declarar o benefício emergencial no IR?

O benefício emergencial foi uma contribuição do Governo Federal para os trabalhadores que tiveram jornada de trabalho e salário reduzidos por consequências da Pandemia do COVID-19 em 2020. A fim de diminuir os impactos causados pela pandemia ele contribuiu para a conservação de renda de trabalhadores que foram afetados.

O BEM é um rendimento tributável e dessa forma deve ser contabilizado na declaração do imposto de renda. Os passos para a declaração seguem praticamente os mesmos para a do seguro desemprego, contudo existem algumas mudanças como:

  • Na parte de fichas de declaração, o BEM se encaixa na de “Rendimentos Tributáveis”;
  • A fonte pagadora é o “Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda” e o seu CNPJ é “00.394.460/0572-59”;

Vai ter benefício emergencial em 2021?

E então, restou mais alguma dúvida sobre a declaração do seguro desemprego no IR? Se sim, deixe aqui o seu comentário que a FinanZero te ajuda.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

IR: o que fazer quando eu não conseguir declarar?

Ainda que o IR seja uma prática anual, alguns contribuintes ainda enfrentam dificuldades na hora […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como declarar seguro desemprego no Imposto de Renda em 2023?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo