Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto
Índice de conteúdo
Pessoas que perderam seus empregos em 2020 podem precisar declarar o seguro desemprego no IR no ano de 2021, entenda como vai funcionar
O imposto de renda é um tributo cobrado pelo Governo Federal. A cobrança acontece de acordo com os rendimentos de pessoas físicas ou jurídicas e é cobrado anualmente.
Para declarar o imposto de renda é necessário alguns pré-requisitos. As regras para a declaração do IR foram divulgadas pela Receita Federal e o prazo será até o dia 31 de maio.
No ano de 2021, algumas pessoas que receberam o seguro desemprego terão que declara-lo. Mas apenas se estiverem dentro das condições necessárias.
Imposto de Renda 2021: Como fazer o download do programa?
Para que a declaração do seguro desemprego no IR seja obrigatória é necessário que o cidadão atenda as seguintes condições:
Portanto, se os rendimentos isentos, como o seguro desemprego, ultrapassaram o valor total de 40 mil no ano de 2020 será obrigatório declarar o seguro desemprego no imposto de renda em 2021. Entretanto, se o valor for menor do que o estimado a declaração não se faz necessária.
Quem pode ser incluído como dependente do IR 2021?
Para declarar o valor do seguro desemprego no imposto de renda siga os passos a seguir:
Ainda que tenha parcelas para receber no ano de 2021, o ideal é que deixe para declarar no próximo IR. É importante destacar que o auxílio emergencial também deve ser constatado no imposto de renda.
Como declarar auxílio emergencial no IR 2021?
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
O benefício emergencial foi uma contribuição do Governo Federal para os trabalhadores que tiveram jornada de trabalho e salário reduzidos por consequências da Pandemia do COVID-19 em 2020. A fim de diminuir os impactos causados pela pandemia ele contribuiu para a conservação de renda de trabalhadores que foram afetados.
O BEM é um rendimento tributável e dessa forma deve ser contabilizado na declaração do imposto de renda. Os passos para a declaração seguem praticamente os mesmos para a do seguro desemprego, contudo existem algumas mudanças como:
Vai ter benefício emergencial em 2021?
E então, restou mais alguma dúvida sobre a declaração do seguro desemprego no IR? Se sim, deixe aqui o seu comentário que a FinanZero te ajuda.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios