Índice de conteúdo
A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser bloqueada quando o pagamento do benefício sofre uma suspensão pelo instituto, geralmente, como uma medida de segurança.
O pagamento do benefício costuma ser suspenso quando o INSS identifica quaisquer tipos de possíveis fraudes. Com o bloqueio, existe uma maior segurança para o beneficiário.
Geralmente, dois motivos principais causam o bloqueio do benefício. São eles:
Para evitar que a aposentadoria do INSS seja bloqueada, é preciso realizar a prova de vida anualmente, obrigatoriamente. No caso da prova de vida, se ela não é feita por mais de 12 meses e não for regularizada nos 6 meses seguintes, o benefício é cancelado de maneira definitiva.
Para evitar o bloqueio da aposentadoria por invalidez, é necessário comparecer a perícia do INSS, esta, deve ser realizada a cada 6 meses.
Como funciona a aposentadoria por invalidez do INSS?
O bloqueio da aposentadoria pode ser regularizado por meio do site ou do aplicativo do INSS, na instituição financeira que faz o pagamento ou ainda marcando perícia no órgão público.
O processo para reaver o benefício vai variar de acordo com a agência bancária e o motivo pelo qual a aposentadoria foi bloqueada.
É importante destacar que muitas vezes, é preciso ter uma ajuda jurídica, no caso, um bom advogado, para que deste modo todo o processo se torne mais simples.
Como ficaram as regras da aposentadoria do INSS em 2022?
A aposentadoria pode ser solicitada em qualquer agência do INSS. Todos os documentos necessários estão listados no site oficial da Previdência Social.
Para que o processo seja mais rápido, é possível que o segurado agende o atendimento pela internet ou por meio da Central Telefônica, através do número 135, de segunda-feira a sábado, das 7h às 10h.
O que é, quem tem direito e como solicitar a aposentadoria por idade?
Por lei, o INSS tem entre 45 e 60 dias para aprovar ou negar quaisquer benefícios solicitados, porém, este prazo não costuma ser efetivamente cumprido.
Nos casos em que o prazo exceder 60 dias, o segurado pode entrar com uma ação judicial exigindo que a aprovação ou negação do benefício seja feita sem mais demora. Além disso, se a concessão da aposentadoria ocorrer depois do prazo, o segurado tem direito a receber os valores em atraso com correção monetária.
O que é, quem tem direito e como solicitar a aposentadoria por idade?
O pagamento do benefício pode ser realizado na rede bancária do segurado, para isso, basta que no momento da solicitação este dado seja informado.
Quais as regras do consignado do Auxílio Brasil?
Tem mais alguma dúvida sobre como evitar o bloqueio da aposentadoria do INSS? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios