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Quais as regras do consignado do Auxílio Brasil?

Quais as regras do consignado do Auxílio Brasil?

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O consignado do Auxílio Brasil já foi liberado, mas existem algumas regras que devem ser seguidas tanto pelas instituições financeiras quanto pelos beneficiários.

Agora, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil têm direito a modalidade de empréstimo consignado e existem três regras principais para a realização da contratação. São elas:

  • As instituições financeiras podem trabalhar a taxa de juros do contrato dentro do limite de 3,5% a.m.;
  • As parcelas podem ser de no máximo 24 vezes;
  • O limite disponível vai ser 40% do valor recebido na mensalidade do benefício por parcela.

Além disso, existem alguns outros pontos, caso haja atraso na parcela, o valor vai ser transferido para a parcela posterior juntamente a um acréscimo de juros. Outro ponto importante é que apenas o responsável familiar pode contratar o consignado.

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O consignado do Auxílio Brasil é obrigatório?

Não, a contratação do benefício não é obrigatória. As famílias que tiverem interesse agora podem realizar a solicitação, mas se não quiserem, podem optar por continuar recebendo o benefício normalmente e para isso, basta apenas não solicitar o consignado do benefício.

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Como é feito o pagamento do consignado?

O pagamento do benefício não precisa ser feito pelos beneficiários, visto que o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do benefício. O processo funciona da mesma forma para os aposentados, onde o desconto das parcelas acontece direito na aposentadoria.

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O que acontece se o valor do benefício mudar?

Se o valor do Auxílio Brasil sofrer quaisquer alterações, o empréstimo terá que ter novas condições e estas, devem ser acordadas entre ambas as partes, sem que haja custos operacionais.

A cobrança do valor de parcela que não sofreu desconto ou o saldo residual de parcela que foi descontada parcialmente é 100% responsabilidade da instituição financeira com o beneficiário.

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Quando o consignado do Auxílio Brasil vai começar?

O benefício já foi liberado e as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil já podem ir até as instituições financeiras que estão oferecendo essa linha de crédito e solicitar o consignado.

Como sacar o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

Quem pode contratar essa linha de crédito?

O consignado pode ser contratado por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), servidores públicos, trabalhadores com carteira assinada e agora, pelas famílias beneficiárias do auxílio e também pelos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

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Tem mais alguma dúvida sobre quais as regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

Como posso ver meu score?

A consulta do score pode ser feita nos sites dos birôs de crédito, que são empresas de proteção ao crédito.

Para mais informações, confira o post do blog “Consultar score de crédito: saiba como fazer isso gratuitamente“.

Como aumentar o meu score?

Para que a pontuação do score esteja sempre alta, e consequentemente, os clientes consigam aprovação de crédito com mais facilidade algumas medidas podem ser tomadas. Abaixo, listamos alguns pontos que contribuem para o aumento do score:

  • Sempre atualizar os dados nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Se possível, pagar dívidas antes da data de vencimento;
  • Manter o nome limpo;
  • Tenha conta fixas em seu próprio nome (exemplo: luz, internet, água etc);
  • Não atrase o pagamento de boletos ou parcelas.

Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.

O que é análise de crédito?

A análise de crédito é a forma como as instituições financeiras conseguem analisar o perfil do consumidor e verificar se o mesmo possui um bom ou mau histórico de pagamentos. Por meio dessa análise que os bancos e fintechs verificam as probabilidades de adimplência ou inadimplência do tomador de crédito. Ou seja, quais as chances do cliente pagar as parcelas do empréstimo em dia, uma vez que o crédito for aprovado e concedido.

Assim sendo, essa análise é aplicada em quase todas as solicitações financeiras feitas pelos clientes. Só para exemplificar, podemos citar além dos pedidos de empréstimo, a obtenção de cartões de crédito, financiamentos, limite de cheque especial e até mesmo abertura de conta em bancos.

Já que cada banco possui uma política interna, os motivos específicos que podem reprovar algum pedido do cliente durante a análise de crédito variam muito. Todavia, abaixo listamos alguns pontos que são levados em consideração para a aprovação – ou não – das ofertas:

  1. Histórico de pagamento;
  2. Pontuação do score;
  3. Comprometimento da renda em mais de 30%;
  4. Vínculos profissionais;
  5. Compatibilidade das informações;
  6. Histórico de residência;
  7. Ocupação e comprovante de renda.

A redação da FinanZero já fez um post detalhado sobre cada um desses pontos e como eles impactam na sua análise de crédito. Para mais informações, confira o post do blog “O que é análise de crédito?“.

O que é score?

O score de crédito é uma pontuação que determina os hábitos de pagamento dos indivíduos no mercado de crédito. Mensurado por bureaus de crédito (os “birôs”), o score tende a variar entre 0 a 1000, sendo 0 o mais próximo do perfil inadimplente, e 1000 o mais próximo do perfil adimplente.

Em outros termos, o perfil inadimplente seria o “mau pagador”. E o perfil adimplente seria o “bom pagador”. A pontuação do score é definida por meio da coleta de diversos dados pessoais do consumidor, como a quantidade de cartões de crédito que o mesmo possui, o histórico de residência, o histórico de crédito, etc.

Desde que o Cadastro Positivo se tornou automático e foi aplicado à toda população brasileira, os serviços de proteção ao crédito obtêm acesso aos perfis das pessoas de maneira mais abrangente. E mais CPFs podem ter o score consultado nas plataformas digitais dos birôs.

Antes de aprovar algum crédito ao consumidor, as instituições financeiras realizam a análise de crédito do cliente, e um dos itens analisados é a pontuação do score desse cliente. Esse é um dado importante que determina o perfil completo e o histórico de pagamento do consumidor, tais como:

  • pagamento das contas em dia;
  • atraso de algum boleto;
  • limite disponível em cartões de crédito;
  • quitação antecipada de alguma compra;
  • etc.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é score? Como funciona?“.

Próximo artigo

Como sacar o BPC?

Veja onde é possível sacar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), se existe limite de valor e quem pode recebê-lo.

Ler artigo completo

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