Como funciona o empréstimo para CLT: requisitos e documentação necessária
Índice de conteúdo
Empréstimo para CLT: saiba como funciona essa modalidade de crédito
Você é assalariado e está precisando de dinheiro extra? Seja para fazer uma viagem, pagar uma dívida ou até mesmo reformar sua casa, saiba que existem diversas modalidades de crédito para o seu caso.
Neste post, falaremos um pouco mais sobre cada uma das opções e como elas funcionam. Acompanhe:
Como evitar que seu celular seja clonado e 6 dicas para proteger seus aplicativos financeiros
O que é empréstimo para CLT?
Podemos dizer que existem diversos tipos de empréstimo para CLT. Isso porque não há apenas uma única modalidade, mas sim opções diferentes para este público específico. Veja:
Empréstimo pessoal
O empréstimo pessoal não é dedicado exclusivamente para quem tem carteira assinada, mas é uma possibilidade para este público.
Nesse caso, a instituição financeira analisa o perfil do solicitante e avalia seu histórico como pagador.
No crédito pessoal, as taxas de juros costumam ser as mais altas do mercado. Mas quanto melhor for seu score, maiores as chances de ter um limite aprovado com juros mais atrativos.
Esse empréstimo para CLT é um dos mais conhecidos e tem um processo de solicitação simples. Basicamente, o tomador faz o pedido do valor que deseja ao banco escolhido. Depois, espera a análise de crédito para saber se foi ou não aprovado.
Atualmente é possível conseguir esse empréstimo de forma online, por aplicativo ou site das instituições financeiras. Nesse caso, todo o processo é realizar pela internet, inclusive o envio dos documentos solicitados.
Empréstimo consignado
Outro empréstimo para CLT é o consignado. Essa modalidade é destinada não apenas para assalariados da iniciativa privada, mas também para aposentados, pensionistas, servidores públicos e militares.
O solicitante faz o pedido do crédito e tem as parcelas descontadas diretamente do seu salário. Isso permite que essa modalidade seja mais segura aos bancos, que acabam lidando com um risco mais baixo de inadimplência. Sendo assim, as condições são mais favoráveis aos consumidores, com taxas de juros menores e prazos mais extensos para pagamento.
Empréstimo com garantia
Essa é outra linha de crédito muito interessante para quem é assalariado. O empréstimo com garantia também pode ser chamado de refinanciamento.
Nessa alternativa, o tomador oferece um bem como garantia de pagamento do empréstimo. Em contrapartida, a taxa de juros é uma das mais baixas do mercado e o prazo para pagamento é maior. Isso ocorre pela mesma razão do consignado, afinal, as instituições financeiras correm menor risco de não receberem de volta o dinheiro liberado.
Dentre os bens oferecidos como garantia estão: imóveis, veículos, joias e aparelhos celulares. Por essa razão, o valor limite vai depender do que foi oferecido ao banco.
Essas três opções podem ser consideradas como um tipo de empréstimo para CLT, pois esse é um de seus públicos-alvo. Mas afinal, como ter acesso a essas linhas de crédito? Veja abaixo.
Posso fazer consórcio com nome sujo?
Como pedir um empréstimo para CLT?
Como citamos, no mercado há algumas opções de empréstimo para CLT e, cada uma delas tem suas particularidades. Isso significa que o processo e documentos exigidos podem variar.
Em todos os casos é possível fazer uma simulação, seja pelo site da instituição financeira ou por um buscador de crédito, como a FinanZero, por exemplo.
Após simular o valor desejado, o consumidor pode comparar as ofertas e entrar em contato com o banco escolhido. Depois, basta fazer o envio dos documentos solicitados e aguardar a análise para definição da aprovação do crédito.
Como funciona o empréstimo com garantia de moto?
Quais os documentos necessários para o empréstimo?
Os documentos a serem apresentados no empréstimo para CLT serão variáveis, de acordo com o tipo de crédito escolhido.
No caso do empréstimo pessoal, o consumidor precisa fazer o envio de seus documentos pessoais, como RG e CPF. Além disso, há a necessidade de comprovar renda e residência, com arquivos atualizados.
Já no consignado, os dados necessários são os mesmos do crédito pessoal. Mas o mais importante é o comprovante de renda, já que as parcelas serão descontadas automaticamente dos rendimentos do mutuário.
Por fim, o empréstimo com garantia é o que tem mais particularidades. Se o consumidor oferecer um imóvel, será preciso apresentar documentos relacionados à propriedade. Além disso, será obrigatório fazer uma vistoria no local para que o banco conheça as condições estruturais.
No caso de veículo como garantia, também é preciso uma análise do bem. Mas o proprietário precisa estar ciente que existe um tempo limite de fabricação do automóvel para que o banco o aceite.
Você tem mais alguma dúvida sobre o empréstimo para CLT? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Como funciona o empréstimo para CLT: requisitos e documentação necessária”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios