FinanzeroBlogImpostos

Como pagar taxas federais com cartão de crédito?

Como pagar taxas federais com cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

Plataforma do Tesouro Nacional busca modernizar os processos de pagamento e de recolhimento de contribuições; confira como pagar taxas federais com cartão de crédito e via pix

Desde segunda-feira (15), os brasileiros podem pagar taxas federais, contribuições e serviços públicos com cartão de crédito. A opção de pagamento ficará disponível via PagTesouro, a plataforma digital de recolhimento do Tesouro Nacional.

Segundo nota do Tesouro Nacional, o PagTesouro traz algumas vantagens, como:

  • Turistas estrangeiros conseguem pagar taxas com cartão de crédito sem burocracias;
  • PagTesouro dispensa a emissão da GRU (Guia de Recolhimento da União);
  • Além disso, a transação é compensada instantaneamente.

Precisando de um empréstimo? Conte com a FinanZero para encontrar as melhores taxas e parcelamento!

Quais órgãos aceitam pagamento via Pix no PagTesouro?

Além da opção de pagar taxas federais com cartão de crédito, o PagTesouro também oferece a opção de pagar algumas taxas via Pix.

Dentre os órgãos que aceitam Pix dentro do PagTesouro, estão:

  • Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi);
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
  • Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF);
  • Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
  • Por fim, o Comando do Exército.

Leia também – O que fazer com as dívidas do cartão de crédito?

Por que pagar taxas federais com o PIX é mais prático?

O Pix é um nome meio de pagamento e transferências desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Basicamente, o principal objetivo da ferramenta é facilitar e baratear as transações financeiras.

Isso porque o novo modelo de pagamento:

  • É instantâneo. Isto é, o dinheiro cai em conta em poucos segundos após a transferência;
  • Além disso, as transações podem acontecer em qualquer horário do dia e em qualquer dia da semana. Por isso, você consegue realizar pagamentos durante feriados ou finais de semana.

Confira tudo sobre o assunto em – Pix: o que é e como funciona?

O que é PagTesouro?

O PagTesouro é uma ferramenta de pagamento do Tesouro Nacional para pagamento de taxas, contribuições e serviços públicos não gratuitos. Por isso, o principal objetivo é ser uma alternativa a Guia de Recolhimento da União.

Isso porque a ideia é modernizar a forma de pagamento dos contribuintes ao Tesouro Nacional.

De acordo com nota do órgão em setembro de 2020, “com o PagTesouro, será possível pagar por serviços públicos sem precisar preencher boleto ou se deslocar para alguma instituição financeira”.

Peça já o seu cartão de crédito sem anuidade com a FinanZero!

Além disso, é importante lembrar que a ferramenta tem as seguintes características:

  • funciona 24 horas por dia;
  • está disponível durante todos os dias da semana;
  • por fim, possibilita transações instantâneas e, por isso, é mais moderna do que o sistema de pagamentos via Guia de Recolhimento.

Saiba mais em – PagTesouro: o que é e como funciona?

O que é Guia de Recolhimento da União?

Também conhecida como Guia de Recolhimento de Receitas da União, ou simplesmente GRU, é um documento para o pagamento de taxas federais e contribuições.

Por isso, tem como principal objetivo facilitar a cobrança de serviços públicos. Isso porque é utilizada no pagamento de diversas taxas. Como, por exemplo:

  • na emissão de passamento;
  • em aluguéis de imóveis públicos;
  • nos serviços administrativos e educacionais;
  • receitas de multas;
  • por fim, na devolução do auxílio emergencial.

Além disso, é importante lembrar que mesmo com as novas ferramentas do Tesouro Nacional, o órgão ainda vai continuar disponibilizando a Guia de Recolhimento para quem preferir essa opção.

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre como pagar taxas federais com cartão de crédito? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Formalização de ME e/ou MEI: quando fazer?

Confira como regularizar a situação da sua empresa a partir da formalização de ME e/ou […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como pagar taxas federais com cartão de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo