Índice de conteúdo
Pausa no financiamento habitacional não é possível para todos, veja quais são os critérios
Por conta da pandemia do coronavírus a cobrança das prestações do parcelamento do financiamento habitacional concedido pela Caixa Econômica Federal (CEF) foi pausada para quem fez a opção.
Assim, as cobranças possuem novas datas de vencimento, e o dono do imóvel pode se abster do pagamento pelo período de 120 dias desde a ampliação do prazo, que ocorreu nesta segunda-feira (18).
No início da pandemia do coronavírus, a Caixa já havia estipulado uma pausa nas cobranças, porém de 90 dias. O novo prazo é válido para os pedidos feitos após o anúncio desta segunda, e é automático para quem já havia solicitado.
Como diminuir as parcelas do financiamento imobiliário?
A pausa de 120 dias de pagamentos do financiamento habitacional é válida para:
Como comentado, o tempo máximo de descontos oferecidos no financiamento é de 6 meses, o que garante 6 parcelas pausadas, uma por mês. Contudo, para que as parcelas sejam pausadas por 6 meses é preciso que o valor de diminuição solicitado seja de até 25%.
Para valores maiores de 25% a pausa permanece por 3 meses. A pausa do financiamento imobiliário garante que as parcelas sejam reduzidas em porcentagens, como mencionado, mas os devedores ainda terão que pagar os valores reduzidos. Ou seja, a suspensão temporária, nesse caso, não significa deixar de pagar as parcelas pois ainda não foi informado que haverá uma redução de 100% do valor a ser pago.
Os cidadãos que tiveram suas rendas comprometidas poderão solicitar mais que 74,99% de redução do valor das parcelas, mas para isso é preciso enviar documentos para a Caixa Econômica que comprovem a situação.
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
Para solicitar a pausa do financiamento habitacional, o ideal é realizar o procedimento pelo aplicativo Habitação Caixa. A opção pelo telefone leva mais tempo. Para baixar o app, basta:
Então, dentro do app, o usuário deverá seguir o passo-a-passo:
A confirmação se a ação foi de fato executada chegará por SMS. Caso a mensagem não chegue no celular, o usuário deverá tentar fazer o pedido novamente. Se o problema persistir, recomenda-se tentar solicitar a pausa por telefone.
Como funciona a amortização do financiamento imobiliário?
Além do aplicativo, existe a opção de pedir a pausa da cobrança do financiamento imobiliário da Caixa por telefone. O titular deverá ligar para:
Veja também – O que é e como funciona o financiamento?
Na primeira quinzena de junho de 2021 foi anunciado pelo então diretor da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, que o banco voltaria a oferecer as medidas de suspensão nos financiamentos habitacionais. A mesma medida teve início no ano de 2020 a fim de conter as consequências da primeira onda do Covid-19 no Brasil. Com a segunda onda, em 2021, o banco decidiu novamente implementar as pausas nos financiamentos, que se manteve mesmo após o período.
De acordo com a instituição financeira, serão pausadas, por meio de descontos, as parcelas por um período de no máximo 6 meses. Os valores que não forem pagos, nesse momento, serão cobrados posteriormente o prazo citado juntamente com taxas de juros. As porcentagens da diminuição dos valores irão variar de 25% a 74,99% e poderão ser solicitadas pelo aplicativo Habitação Caixa.
Para pedidos de redução de até 25% o período máximo de tempo de redução será de 6 meses. Já para pedidos de descontos maiores de 25% o tempo máximo é de 3 meses e para descontos maiores do que 74,99% é preciso que enviar documentos para a caixa econômica que comprovem a perdem de renda.
Ao solicitar que as parcelas do financiamento habitacional sejam reduzidas o cliente tem direito a pagar o valor, agora um pouco menor, por 6 ou 3 meses. Essa redução do valor pode diminuir consideravelmente o valor total a ser pago no financiamento imobiliário.
Contudo, o cidadão que não conseguir dar continuidade ao pagamento do seu financiamento, mesmo com a pausa em andamento, terá os valores cobrados posteriormente com acréscimos de juros. Como comentado, é possível solicitar descontos maiores do que os pré- estabelecidos pela Caixa, mas para isso é preciso enviar documentos que comprovem a perda de renda e aguardar que os casos sejam analisados. Além disso, não foi informado que haverão descontos de 100% do valor.
Fui demitido. Tenho direito ao PIS?
Apesar da crise econômica que se instala no Brasil e no mundo por conta da pandemia do coronavírus, o momento é propício para quem possui estabilidade financeira e deseja fazer um financiamento habitacional.
O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic ao mais baixo patamar da história no início de maio: 3%. A taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil, e serve de referência para as taxas de juros do mercado. Inclusive da Caixa e do financiamento habitacional.
Para fazer uma simulação do financiamento imobiliário do banco federal basta clicar aqui e informar os dados solicitados.
Ficou com mais alguma dúvida sobre a pausa do financiamento habitacional da Caixa? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios