FinanzeroBlogCrédito

Como pedir empréstimo com garantia de moto?

Como pedir empréstimo com garantia de moto?

Compartilhe esse post:

O empréstimo com garantia de moto é uma modalidade de crédito que utiliza o bem como garantia de que a dívida será quitada.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), em janeiro de 2022 as pesquisas no Google sobre empréstimo com garantia de veículo subiram 150%, se comparado ao mesmo período no ano anterior.

Essa modalidade de empréstimo permite que os consumidores utilizem diversos tipos de veículos como garantia de pagamento do crédito concedido, inclusive moto. Por isso, a seguir vamos explicar como funciona e outros detalhes sobre o empréstimo com moto de garantia.

Peça já um empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

O que é um empréstimo com garantia?

O empréstimo com garantia, também conhecido como refinanciamento, é uma modalidade de crédito que utiliza o bem do consumidor como garantia de pagamento. Ou seja, ao fazer empréstimo com garantia, o cliente oferece um bem à instituição, que por sua vez, pode tomá-lo em caso de inadimplência, a fim de quitar a dívida.

O empréstimo com garantia possui alguns modelos, são eles:

  • empréstimo com garantia de veículo, que permite a utilização de carros, motos, caminhões e outros tipos;
  • empréstimo com garantia de imóvel, também chamado de home equity, que permite a utilização de casas, apartamentos, terrenos e salas comerciais;
  • empréstimo com garantia de celular, que como o próprio nome sugere, aceita que o celular seja oferecido como garantia de pagamento.

O objetivo do empréstimo com garantia é diminuir os riscos de inadimplência, já que o cliente pode perder o bem em caso de não pagamento, ao mesmo tempo que permite a obtenção de juros mais baixos e prazo de pagamento estendido, já que o risco para a instituição é reduzido.

Como fazer empréstimo do FGTS pelo aplicativo?

Como funciona o empréstimo com garantia de moto ou veículo?

O empréstimo com garantia de moto ou veículo, que também é conhecido como refinanciamento de automóvel ou auto equity, consiste no oferecimento de um veículo como garantia de que a quantia emprestada será paga à instituição. De modo geral, são aceitos:

  • veículos leves, como utilitários, caminhonetes e motocicletas;
  • veículos pesados, como caminhões, caminhões-tratores e tratores;
  • veículos marítimos, como barcos e lanchas.

Cabe ressaltar que cada instituição financeira possui uma regra própria, logo, há casos em que todos esses veículos são aceitos, enquanto em outros são aceitos alguns tipos. Dessa forma, ao realizar um empréstimo com garantia de moto ou qualquer outro veículo, se o solicitante não conseguir arcar com as parcelas do empréstimo, a instituição pode obter a posse do bem para quitar a dívida.

Condições para pedir empréstimo com garantia de moto

No momento de solicitar um empréstimo com garantia de moto, o consumidor deve levar em consideração que existem algumas condições para a concessão do crédito. Por exemplo, é comum que as instituições financeiras aceitem veículos que tenham, no máximo, 10 anos de fabricação.

Além disso, normalmente é possível oferecer uma moto que não esteja quitada, entretanto, é provável que seja solicitado um percentual mínimo de quitação do bem, que pode variar entre 70% e 80%. Isso significa que para realizar o empréstimo com moto de garantia, é preciso que o proprietário tenha pago, pelo menos, 70% ou 80% do valor total do bem, a depender do caso.

Por fim, há ainda outras condições estabelecidas para que o empréstimo com garantia de moto seja efetuado:

  • a moto deve estar no nome do solicitante do crédito, que por sua vez, precisa ter a partir de 18 anos de idade;
  • o dinheiro concedido é depositado em conta corrente ou poupança de titularidade do solicitante, logo, é preciso que haja um desses tipos de conta;
  • o proprietário precisa comprovar renda através de holerite, extratos bancários, declaração de Imposto de Renda e/ou pró-labore.

Crédito pessoal ou empréstimo com garantia? Descubra qual é o melhor.

Vantagens de fazer empréstimo com garantia de moto

A principal vantagem do empréstimo com garantia de moto são as taxas de juros que costumam ser mais baixas que as oferecidas em um empréstimo pessoal. Entre os parceiros da FinanZero, por exemplo, é possível encontrar empréstimo com garantia de moto com taxa a partir de 0,99% ao mês.

Outra vantagem do empréstimo com garantia de moto é que a quantia obtida no crédito pode ser utilizada para diversas finalidades, como pagamento de dívidas, investimentos e viagens. Junto a isso, há, ainda, o prazo de pagamento estendido, que começa em 06 meses e pode chegar a 48 meses.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Como faço para solicitar um empréstimo de moto com garantia?

Para solicitar o empréstimo com moto de garantia é preciso passar por análise de crédito, jurídica e, também, de veículo. Por isso, a modalidade é voltada, principalmente, para quem busca valores maiores de crédito, mas não tem urgência na liberação do dinheiro, já que o processo é considerado mais burocrático que as modalidades que não contam com um bem como garantia de pagamento.

Análise de crédito: a primeira etapa da solicitação do empréstimo de moto com garantia é a análise de crédito, procedimento comum em diversas modalidades de crédito. Na prática, a instituição financeira realiza uma análise acerca dos rendimentos do solicitante, histórico de pagamento e outras informações.

Análise jurídica: nessa fase é feita uma análise da moto no âmbito jurídico, a fim de verificar se há alguma irregularidade ou pendência. Se for constatado, há a probabilidade da solicitação de empréstimo ser recusada.

Vistoria da moto: a vistoria tem o objetivo de avaliar as condições do veículo oferecido, tempo de uso e verificar o valor de mercado do bem, de acordo com a tabela FIPE. Essa etapa é importante pois, a partir daí, é estipulado o valor que será concedido de crédito.

Assinatura do contrato: após a conclusão de todas as análises, a instituição financeira apresentará uma proposta de crédito, que contará com o valor e prazo para pagamento. Se as duas partes estiverem de acordo, basta assinar o contrato e aguardar a liberação do dinheiro.

Vale lembrar que a FinanZero conta com diversos parceiros que oferecem empréstimo com garantia de moto, portanto, basta realizar uma simulação para ter acesso a até 10 ofertas pré-aprovadas. Funciona assim:

  • acesse o simulador de empréstimo com garantia FinanZero;
  • escolha o valor desejado;
  • indique em quantas parcelas deseja pagar o empréstimo e clique em “Avançar”;
  • então, é só informar alguns dados e finalizar o cadastro.

Em alguns minutos serão disponibilizadas opções de empréstimo com garantia de moto que se encaixam no perfil do solicitante, sem que haja necessidade de buscar em diversas instituições financeiras diferentes.

Refinanciamento de veículo ou empréstimo com garantia de veículo: há diferença?

O que acontece com a moto depois do empréstimo?

Ao obter o empréstimo com garantia de moto, o proprietário continua utilizando o veículo, pois continua sendo o “dono direto”. Entretanto, se optar por vendê-lo durante o período de pagamento das parcelas do empréstimo, deverá entrar em contato com a instituição que concedeu o crédito. Além disso, o dinheiro obtido através da venda deverá ser utilizado para quitar as parcelas do empréstimo.

O empréstimo com garantia de moto é a melhor opção para você?

O empréstimo com garantia de moto é indicado, principalmente, para quem não tem pressa em conseguir o dinheiro, já que, como dito anteriormente, o processo pode demorar mais, quando comparado às modalidades que não incluem um bem como garantia.

Além disso, o empréstimo com garantia também é indicado para quem precisa de valores mais elevados, mas que possa utilizá-lo de diversas maneiras. Dessa forma, o consumidor deve avaliar qual é a sua necessidade, antes de decidir qual modalidade de crédito solicitar.

É possível fazer um empréstimo com garantia de moto para negativado?

Sim, pessoas negativadas, isso é, que possuem restrição no CPF, podem fazer o empréstimo com garantia de moto, desde que se encaixem nas regras estipuladas pelas instituições. Dessa forma, o processo de solicitação e análise acontecem da mesma forma, a diferença, contudo, é que o consumidor pode ser considerado um perfil de médio ou alto risco de inadimplência, logo, há a possibilidade de receber ofertas com valores e condições diferenciadas.

Empréstimo com garantia de moto é confiável?

Sim, o empréstimo com garantia de moto é uma modalidade confiável de crédito, entretanto, o consumidor deve ficar de olho nas instituições que oferecem o dinheiro, pois há pessoas que simulam fazer parte de uma empresa para aplicar golpes. Dessa forma, é importante reforçar que:

empresas confiáveis não solicitam taxas ou depósitos antecipados, inclusive, essa ação é proibida pelo Banco Central;
a instituição financeira deve possuir CNPJ ativo e estar regulamentada pelo Banco Central;
bancos e fintechs não entram em contato para solicitar dados pessoais através de redes sociais.

O que acontece com a moto se eu não pagar o empréstimo?

Em caso de não pagamento das parcelas do refinanciamento, o proprietário pode perder a moto. Isso porque, em situações de inadimplência, a credora obtém a posse direta do bem e, em seguida, o leiloa. O dinheiro recebido através do leilão, por sua vez, é utilizado pela instituição para quitar o empréstimo.

Tem mais alguma dúvida sobre o empréstimo com garantia de moto? Deixa nos comentários! Ah, siga a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Dez maiores economias: veja onde o Brasil fica no ranking

Em 2020, o ranking das dez maiores economias foi afetado, assim como o PIB, pela pandemia. Veja o que mudou para o Brasil e sua posição.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como pedir empréstimo com garantia de moto?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo