Índice de conteúdo
Refinanciamento de veículo e empréstimo com garantia de veículo são nomes diferentes para o mesmo tipo de empréstimo
Estou precisando de dinheiro e tenho um veículo. E agora, peço um refinanciamento ou empréstimo com garantia?
Na verdade, esses dois termos se referem ao mesmo tipo de transação: uma forma de empréstimo na qual há uma garantia em caso de atraso no pagamento. No caso, essa garantia é um automóvel.
O nome refinanciamento pode confundir. No entanto, trata-se de uma linha de crédito mais parecida com crédito pessoal do que com financiamento.
Simule e compare ofertas de refinanciamento de veículo com taxas de juros a partir de 1,29%!
A resposta simples é a taxa de juros.
Quando há garantia no pedido do empréstimo, as instituições financeiras aplicam juros menores, já que pessoas que dão contrapartidas nos seus pedidos tendem a ser mais adimplentes.
Um ponto de atenção é que muitas financeiras não aceitam carros com mais de 15 anos de fabricação.
Além disso, automóveis mais novos têm menores taxas de juros médias.
Leia mais: Ipea: auxílio emergencial melhorou renda média dos brasileiros em julho
O cliente opta pela opção de empréstimo com garantia de veículo.
Caso ele seja aprovado, seu automóvel, seja ele financiado ou não, será usado como garantia do pagamento do empréstimo.
Na prática isso significa que, em caso de descumprimento dos pagamentos de um certo número das parcelas ou inadimplência, o veículo será tomado.
Em média, são necessárias pelo menos três parcelas atrasadas para essa situação se desdobrar.
Caso pague tudo em dia, porém, o automóvel continuará sendo seu.
Em geral, dependendo do credor, é possível pedir um empréstimo de 70% a 90% do valor deste bem.
No caso de veículos não quitados, entre 80% a 90% do financiamento deve ter sido pago antes de o veículo servir como garantia para um empréstimo.
Ah, valem dois adendos:
Quer fazer um refinanciamento de imóvel? Simule com a FinanZero.
Primeiramente é preciso entender que o valor liberado em um empréstimo com garantia de veículo é baseado de acordo com a tabela FIPE. Essa informação é importante para que o consumidor saiba se será possível conseguir o limite de crédito que deseja.
É importante ressaltar que cada instituição financeira define o valor máximo oferecido no refinanciamento de veículo. Mas é possível conseguir até 90% do valor que consta nesta tabela.
O ideal é que o consumidor faça uma simulação com o valor desejado e demais informações sobre o veículo. Depois de receber as ofertas, é importante verificar qual se encaixa melhor no planejamento financeiro.
A etapa seguinte consiste em entrar em contato com a instituição financeira escolhida e apresentar os documentos solicitados. Após isso, será realizada uma análise de crédito, que vai definir que o consumidor está apto ou não a conseguir o refinanciamento de veículo.
Lembrando mais uma vez que o veículo oferecido como garantia precisa estar em titularidade do tomador do crédito.
Para ter acesso ao refinanciamento de veículo é preciso se adequar aos requisitos básicos dessa linha de crédito. São eles:
Para conseguir o refinanciamento de veículo, o tomador precisa apresentar alguns documentos, são eles:
Vale ressaltar que, cada instituição financeira possui suas particularidades. Dessa forma, pode haver diferenças nos documentos solicitados.
Após tomar o veículo, em geral, as instituições financeiras tentam acordos de quitação desse empréstimo.
No entanto, caso essa negociação não se concretize, o automóvel será tomado.
Isso significa, resumidamente, que ele deixará de ser uma propriedade sua e passará a pertencer à instituição financeira à qual o seu empréstimo estava vinculado.
Em seguida, já sem acordo com o antigo proprietário, os veículos tomados são leiloados.
Saiba mais: Cadastro do SUS: até quando pode ser atualizado?
Podemos considerar que a taxa de juros é a principal vantagem do empréstimo com garantia de veículo. Afinal de contas, por ter menor risco de inadimplência, os bancos conseguem oferecer melhores condições.
Outra grande vantagem desse empréstimo é o prazo para pagamento, que costuma ser mais extenso, tornando as parcelas mais acessíveis.
Um outro ponto importante do refinanciamento é a possibilidade de fazer o empréstimo por outra empresa, que não seja o banco da montadora onde o veículo foi adquirido, por exemplo.
O valor também pode ser considerado como uma vantagem, uma vez que é possível solicitar entre 50% e 90% do valor total do veículo. Isso vai depender de uma série de fatores, que serão avaliados durante a análise de crédito.
Caso você tenha um imóvel, uma transação semelhante ao refinanciamento de veículo está disponível com a sua casa ou apartamento servindo como garantia.
Outra possibilidade é o empréstimo com garantia de celular, que é indicado para quem precisa de valores menores de crédito. Nesse caso, o celular é bloqueado para ligações, em caso de inadimplência.
Confira mais sobre este tipo de empréstimo.
Você tem mais alguma dúvida sobre as diferenças entre empréstimo com garantia de veículo e refinanciamento? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Nunca vamos perder esperança