;
FinanzeroBlogImpostos

Como regularizar o IPTU?

Como regularizar o IPTU?

Compartilhe esse post:

Saiba como ficar em dia com sua dívida e parcelar o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) que está em atraso

O IPTU é uma conta muito conhecida entre os brasileiros. Pois, todos os anos um novo carnê que mostra os doze meses do ano vigente chega em casa para ser pago. Contudo, nem sempre o dinheiro comporta mais essa dívida e, dessa forma, a conta acaba acumulando. O grande problema é quando o IPTU torna-se uma bola de neve, já que não há telefonistas cobrando o imposto todo mês e , teoricamente, dá pra ficar sem pagar por um tempo sem perder o imóvel.

Só que, quando a dívida acumula por um longo tempo vários tipos de problemas com a prefeitura podem se iniciar caso o dono do imóvel não arque com as obrigações públicas. No pior dos casos, o governo terá todo o direito de fazer recolhimento de alguns dos seus bens para que seja paga a dívida.

Veja também – Isenção de IPTU: descubra quem tem direito

Dessa forma, nada melhor que entrar o ano com o IPTU parcelado, né? Cada prefeitura tem sua forma de lidar com as dívidas ativas, mas algumas oferecem o passo a passo online. Veja mais abaixo.

Como regularizar o IPTU de São Paulo?

  • Acesse o site
  • Clique em consulta e pagamento (disponível das 7h às 22h em dias úteis)
  • Escolha o critério IPTU;
  • Insira o nº do contribuinte (número SQL) do imóvel no campo dado;
  • Digite o captcha;
  • Clique em ok;
  • Em opções de pagamento, clique em pagamento à vista se desejar realizar o pagamento à vista ou em simular como fica parcelado;
  • Caso tenha escolhido o pagamento à vista, o valor total das dívidas selecionadas vai mostrar o boleto a gerar.

Se tiver escolhido o pagamento parcelado, o valor total das dívidas selecionadas aparecerá, sendo necessária a criação de uma senha

Caso tenha escolhido pagar em parcelas será necessário obter uma senha web.

Veja também – IPVA Mato Grosso do Sul 2021: confira o calendário de pagamento

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Como gerar uma senha web para acessar o IPTU de São Paulo?

Acesse o site da Fazenda

  • Escolha a quantidade de parcelas dentro da possibilidade indicada;
  • Clique em gerar simulação;
  • Clique em Emitir 1ª parcela;
  • A primeira parcela de seu boleto será gerada, aguardando o pagamento.
  • Quando necessitar gerar boleto de outro mês que não o primeiro acesse o site;
  • Clique em emitir boleto do mês;
  • Clique em IPTU;
  • Insira o número de cadastro do imóvel no campo disponível;
  • Digite o captcha;
  • Clique em pesquisar;
  • Seu boleto do respectivo mês será gerado, aguardando o pagamento.

Veja também – Como regularizar o IPTU?

Como regularizar o IPTU de Minas Gerais?

A Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte e, também, de outros estados mineiros optaram pelo cancelamento das entrevistas que haviam sido agendadas pela Assessoria de Avaliação Socioeconômica do Contribuinte Pessoa Física e que teriam o intuito de analisar as solicitações de remissão de tributo em razão de hipossuficiência econômica do contribuinte. O que significa: ver se a pessoa pode ou não pagar seu IPTU e o quanto ela poderia pagar, mesmo se já estivesse com a dívida ativa.

Porém a pessoa que reside em Minas, pode ir até o site de sua prefeitura e solicitar de forma online uma análise socioeconômica.

O morador que teve a entrevista cancelada devido a pandemia deve agendar um novo atendimento por meio do e mail gaspf@pbh.gov.br ou por meio dos telefones 3277-1449 e 3277-4041.

Caso o contribuinte queira entregar a documentação solicitada pela Secretaria Municipal de Fazenda, para a avaliação da situação econômica, pode enviar os documentos digitalizados para o email gaspf@pbh.gov.br.

Como regularizar o IPTU do Rio de Janeiro?

Segue passo a passo de acordo com as autoridades do Rio de Janeiro:

Os contribuintes que possuem débitos (dívidas) de IPTU e/ou TCL (Taxa de Coleta Domiciliar do Lixo) junto à Secretaria Municipal de Fazenda, referentes até no máximo o carnê do IPTU 2011 poderão se beneficiar do PPI Carioca.

Quem já tem parcelamento em curso junto à Fazenda ou junto à Procuradoria da Dívida Ativa será migrado automaticamente para as novas condições. Tais contribuintes receberão as novas guias por correio, podendo também solicitá-las nos postos de atendimento ou aqui no site da SMF. Quem não possui parcelamento em curso deve proceder conforme segue:

  • O pagamento até o a data limite dispensa qualquer procedimento;
  • O dono de carro que deseja parcelar o pagamento deverá comparecer ao Atendimento do IPTU na SMF (Cidade Nova) ou em uma das Subgerência de Atendimento Descentralizado (SAD) e fazer a solicitação de adesão até 28/03/2013;
  • Após a inscrição em dívida ativa dos carnês e guias complementares de 2011, os contribuintes ainda poderão aderir ao PPI na Procuradoria da Dívida Ativa (PGM).

Pagamento total da dívida tem desconto?

No Rio de Janeiro sim!

  • Menos de 70% nos acréscimos;
  • Vencimento no último dia útil do mês seguinte. Só que no pagamento parcelado há uma remissão de 50% dos acréscimos moratórios.

Dinheiro para regularizar o IPTU

Depois de colocar tudo na ponta do lápis, percebeu que não vai dar conta de pagar IPTU nem parcelado?

Nesse caso, um empréstimo pessoal pode ser a melhor saída. Já que não pagar esse tributo deve estar fora de da sua cabeça. Pois, o não pagamento do IPVA impede que você faça o licenciamento do carro. Sem esse documento, o bem fica em condição ilegal. E pode até mesmo ser pego pela polícia, caso você seja parado em alguma blitz. Além, é claro, da cobrança das multas pelo atraso.

Na hora de escolher um crédito, veja bem as opções e faça as contas do que cabe no seu dia a dia. Assim, você não se prende ainda mais nas dívidas devido ao atraso de parcelas. Vale lembrar que fazer o refinanciamento da casa ou do veículo podem ser boas opções para conseguir crédito com juros mais baixos.

Seja qual for a sua opção, conte com a FinanZero para encontrar as melhores ofertas pré-aprovadas em um só lugar e sem sair de casa!

Por fim, ficou com mais dúvidas sobre IPTU e como negociar ele para pagar em seu estado? Deixe aqui pra gente, e segue a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que acontece se eu não pagar meu empréstimo?

Ficar inadimplente pode te deixar negativado e trazer algumas consequências. Saiba mais sobre o assunto.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como regularizar o IPTU?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo