Como saber o motivo de ter o auxílio emergencial negado?
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Por meio do site do DataPrev é possível consultar o motivo do auxílio emergencial é sido negado
Os cidadãos que fizeram a solicitação do auxílio emergencial de R$ 600 ou R$1.200, oferecido pelo Governo, poderão consultar a situação do próprio cadastro pelo site do Dataprev, basta inserir o nome completo e a validação recebida por SMS no celular registrado. Com isso, é possível verificar:
- os motivos do auxílio ter sido negado;
- se existe alguma informação errada no cadastro;
- como corrigir os possíveis erros.
O objetivo desse novo portal de consulta é dar transparência aos procedimentos de :
- análise;
- processamento;
- homologação;
- pagamento do benefício.
Dessa forma, os requerentes podem acompanhar detalhadamente o processo sem precisar acessar o site da Caixa Econômica Federal. A redação da FinanZero separou algumas dicas importantes para auxiliar as pessoas que desejam saber o motivo da recusa do auxílio emergencial, confira.
Veja também – Quem tem direito ao Benefício Emergencial (BEm)?
Quais as informações aparecem no site do Dataprev?
Os requerentes poderão acompanhar todo o detalhamento dos pedidos, como:
- resultados;
- datas de recebimento;
- envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa;
- motivo da negativa do benefício;
- análise da segunda solicitação.
Quais os principais motivos de ter o auxílio emergencial negado?
De acordo com as informações da Caixa Econômica Federal e da Dataprev os principais motivos de recusa do benefício ocorre por erro no cadastro, tais como:
- chefes de família que esqueceram de indicar todos os membros da família;
- declaração do sexo no cadastro errada ou inconsistente;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) errado;
- data de nascimento errada;
- indicação de nome de pessoa falecida.
Contudo, centenas de cadastros foram negados por não estarem de acordo com as regras impostas pelo Governo para conseguir o auxílio. São elas:
- O solicitante deve pertencer à família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo, o valor de R$ 522,50, ou cuja renda familiar total seja de até três salários mínimos (R$ 3.135,00);
- Ao realizar o pedido o solicitante não pode estar recebendo benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou outro programa de transferência de renda federal, exceto o Bolsa Família;
- Em 2018 os rendimentos tributáveis não devem estar acima de R$ 28.559,70;
- A pessoa deve estar desempregada ou exercer atividade como: Microempreendedores individuais (MEI), contribuinte individual da Previdência Social ou trabalhador Informal, de qualquer natureza, inclusive o intermitente inativo.
Veja também – Como usar o aplicativo do Caixa Tem?
Como fazer o recadastro do auxílio emergencial?
Cerca de 12,4 milhões de pessoas que solicitaram o auxílio emergencial até o momento terão que refazer o pedido no aplicativo do programa ou no site auxilio.caixa.gov.br. Isso porque, de acordo com os dados divulgados pela Caixa, este é o total de inscritos que tiveram o cadastro classificado como inconclusivo.
Esse tipo de justificativa não indica que a pessoa foi negada, e sim que podem ter colocado em seu cadastro dados divergentes. É importante ressaltar que apenas os cidadãos com pedidos considerados inconclusivos podem refazer o cadastro.
Quem teve o benefício negado e recebeu a classificação de inelegível não pode retificar os dados e solicitar novamente, pois não tem direito ao benefício. Dos 97,7 milhões de pedidos de auxílio emergencial, 50,5 milhões foram aprovados, 32,8 milhões considerados inelegíveis e 13,7 milhões receberam a classificação de inconclusivos e necessitam de complementação cadastral para que seja feita uma nova análise sobre o pedido.
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Como fazer o saque do auxílio emergencial?
Os trabalhadores que já tiveram o benefício autorizado e desejar realizar o saque do dinheiro em espécie, poderá fazer essa operação nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal. O Banco esclarece que todos que chegarem às agências durante o horário de funcionamento, de 8h às 14h, serão atendidos e também poderão tirar dúvidas com os funcionários do local.
Além disso, o banco intensificou o atendimento às pessoas que estão nas filas, de forma a dar celeridade com prestação de informações e geração de códigos pelo aplicativo para a realização dos saques, conforme o calendário de pagamento e da necessidade de se manter o distanciamento de 1,5m.
As pessoas que comparecerem pessoalmente nos terminais da Caixa precisam estar utilizando a máscara de proteção obrigatória para locais fechados durante o período da quarentena. Quem não estiver com o equipamento de proteção não poderá entrar no banco para realizar as operações e será impedido pelos funcionários da Caixa de permanecer na fila de atendimento.
É solicitado que só pessoas com emergências vão até as agências da Caixa, isso porque o principal objetivo do distanciamento social e evitar qualquer aglomeração. Por isso, o aplicativo do Caixa Tem, que dá acesso a conta digital com o montante referente ao auxílio emergencial, conta com as seguintes opções de operações sem precisar sair de casa;
- transferência do valor para outros bancos;
- pagamento de boletos;
- solicitação de cartão de débito para uso do dinheiro;
- extrato da conta do Caixa Tem.
Veja também – Não consigo transferir o dinheiro do Caixa TEM, o que fazer?
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