;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como saber o número do PIS/Pasep?

Como saber o número do PIS/Pasep?

Compartilhe esse post:

Seu número de PIS/Pasep é único: só você o tem e, além disso, ele nunca muda ao longo da vida; saiba mais sobre esse benefício

O número do PIS/Pasep é uma inscrição importante para quem tem uma Carteira de Trabalho, a chamada CTPS.

Ele é dado a assim que você tira a sua Carteira de Trabalho. O número não muda ao longo da vida. Por isso, você terá sempre a mesma inscrição, seja você um funcionário de uma empresa privada, com seu número do PIS, ou do setor público, com o seu Pasep.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Para que serve o número do PIS/Pasep?

Antes de mais nada, vamos às siglas.

PIS: Programa de Integração Social

Pasep: Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público

Como já expliquei lá em cima, trata-se da mesma coisa, mas uma para quem é servidor privado e outra para público.

Portanto, eles têm a mesma função, tanto para o trabalhador quanto para o governo.

É por meio do seu número do PIS/Pasep, por exemplo, que você tem acesso ao Abono Salarial. Esse benefício, de no máximo um salário mínimo ao ano, é pago a quem ganha até dois salários mínimos por mês.

Além disso, o valor pago todo mês pelas empresas para o PIS/Pasep também ajuda a custear programas como o seguro-desemprego.

Enquanto a gente não usa o dinheiro retido no PIS/Pasep, ele fica em uma conta pública, parecida com o FGTS, chamada de FAT. Essa é a sigla para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Quanto tempo demora para o empréstimo consignado cair na conta?

Como eu sei o número do meu PIS/Pasep?

Bom, uma vez que você sabe o número do PIS/Pasep, pode se despreocupar: ele não muda, nem mesmo se você migrar do setor privado para o público ou vice-versa.

No entanto, se você não sabe o seu, há caminhos para descobrir:

  • O primeiro é olhar na sua CTPS. Em geral, o número é anotado na primeira página, junto aos seus dados;
  • No entanto, se não for o seu caso, é possível pedir uma segunda via.

Se você precisa de um lembrete, deve ir a uma agência do Banco do Brasil, com um documento oficial e sua carteira de trabalho. Desse modo, na boca do caixa você receberá o número do seu PIS/Pasep.

A dica, portanto, é anotar esse número para sempre tê-lo quando precisar.

Como negociar as dívidas? FinanZero responde

Onde consulto o saldo do meu número do PIS/Pasep?

Para consultar o saldo disponível no seu número do PIS/Pasep, no entanto, há o diferencial do setor público para o privado.

As opções são diferentes. Ou seja:

  • Se você é do setor público e, portanto, tem um Pasep, consulte seu saldo pela opção CONSULTE SEU PASEP no site do Banco do Brasil;
  • Agora, se você é do setor privado, consulte na página da Caixa Econômica Federal. Você precisa do seu número do NIS, CPF ou email e senha de acesso. Uma vez conectado no seu perfil, é só selecionar a opção ‘PIS’ e depois clicar em ‘Consulta e pagamento’.

Saber o saldo do seu PIS/Pasep é um ponto importante para saber se você a quanto você terá direito de crédito do PIS/Pasep, o chamado Abono Salarial.

Como faço para pagar o PIS/Pasep?

O pagamento do PIS/Pasep mensal é feito pelo seu empregador. Ou seja, você não precisa se preocupar com isso.

Aliás, esse valor deve vir descriminado no seu holerite ou na sua folha de pagamento, ok? Fique atento a isso, porque atraso no pagamento pode, por exemplo, ser um impeditivo para você acessar seguro-desemprego.

Então, tenha sempre o controle sobre o que está sendo pago e descontado de você. Essa é uma forma, inclusive, de garantir que seu salário está sendo pago corretamente – e não a mais ou a menos.

Financiamento com imóvel de garantia: o que é?

Por fim, ficou com alguma dúvida sobre o número do PIS/Pasep? Então comente!

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Seguro de automóveis: Susep anuncia novas regras

Normas de seguros para automóveis devem mudar para diminuir a burocracia e tornar o processo […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como saber o número do PIS/Pasep?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo