;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Crédito Pasep: o que é e quem tem direito a ele?

Crédito Pasep: o que é e quem tem direito a ele?

Compartilhe esse post:

Tem direito ao Crédito Pasep quem recebe até dois salários mínimos por mês; saiba como sacar o benefício

Quem tem Carteira de Trabalho, a chamada CTPS, já deve ter ouvido falar nos termos PIS / Pasep. Pois é, eles são as siglas para:

  • PIS: Programa de Integração Social; e
  • Pasep: Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público.

Embora eles tenham nomes distintos, têm a mesma função: de contribuição social, paga pelas empresas ao governo pelos seus funcionários. O número é vinculado à carteira de trabalho do funcionário.

No entanto, os nomes se diferenciam por uma razão. Afinal, o PIS se refere aos trabalhadores empregados em empresas privadas. Por sua vez, o Pasep é para aqueles que têm emprego no setor público.

Tanto para o PIS quanto para o Pasep, é possível sacar parte do saldo em certos casos. Por exemplo:

No caso do PIS, o saque é chamado de Abono Salarial. Ele é um benefício ao trabalhador de no máximo um salário mínimo. Pode ser sacado uma vez ao ano.

Já no caso do Pasep, chama-se Crédito Pasep. Também é sacado uma vez ao ano e, assim como no caso do PIS, no valor máximo de um salário mínimo.

Confira até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal com um único cadastro em apenas 5 minutos! Clique e cadastre-se.

Quem pode sacar o Crédito Pasep?

O primeiro requisito, é claro, é ser funcionário público e ter um número Pasep. Além disso, você deve ter o número há pelo menos cinco anos.

No mais, sua renda deve ser no máximo dois salários mínimos por mês.

Por fim, você não é obrigado a sacar o seu Crédito Pasep. Se não o fizer, o valor volta para a sua conta de Fundo de Garantia.

Em resumo, pode sacar o Crédito Pasep:

  • Trabalhadores do setor público inscritos há pelo menos cinco anos;
  • Devem receber no máximo dois salários mínimos por mês;
  • Têm direito a no máximo um salário mínimo em Crédito Pasep por ano.

E, enfim, você recebe em sua conta do Banco do Brasil ou em qualquer outra conta de bancos distintos.

Quanto tempo demora para o empréstimo consignado cair na conta?

Onde confirmo se tenho direito ao Crédito Pasep?

Agora que você já sabe os requisitos mínimos que em geral dão acesso ao Crédito Pasep, confirme se tem direito ao saque do benefício.

Para isso, entre no site do Banco do Brasil, na opção CONSULTE SEU PASEP, ou então ligue na Central de Atendimento do Banco do Brasil. Os números:

  • 4004 0001 ou 0800 729 0001;
  • Ou então no Alô trabalhador, cujo telefone é 158.

Qualquer forma de verificação necessita do número Pasep e do CPF para a confirmação. Portanto, agilize o seu atendimento tendo os dados em mãos.

Como negociar as dívidas? FinanZero responde

Como peço o Crédito Pasep?

Se enfim você confirmou ter direito ao Crédito Pasep, agora é hora de pedir o valor. Para isso, você deve solicitar o saque do benefício em uma agência do Banco do Brasil de acordo com o número final do seu Pasep.

Ou seja, há um calendário para o pagamento do crédito Pasep. As datas atuais são:

Final do PasepRecebe a partir deRecebe até
016.07.202030.06.2021
118.08.202030.06.2021
215.09.202030.06.2021
314.10.202030.06.2021
417.11.202030.06.2021
519.01.202130.06.2021
6 e 711.02.202130.06.2021
8 e 917.03.202130.06.2021

Desse modo, fique atento ao final da sua inscrição e ao calendário para não perder seu direito ao Crédito Pasep deste ano.

Aqueles que têm conta, seja corrente, poupança ou salário, neste banco vão receber o valor por meio da própria instituição, como crédito.

No entanto, os que solicitarem o Crédito Pasep e não forem correntistas do Banco do Brasil receberão via TED nas suas contas.

Financiamento com imóvel de garantia: o que é?

Não sei o número do meu Pasep. E agora?

Não se desespere. Em geral, o número do seu Pasep está anotado na sua Carteira de Trabalho.

Mas se esse não for o seu caso, você também pode confirmar o número em uma agência do Banco do Brasil. Para isso, vá ao banco com os seguintes dados:

  • Documento de identificação com foto;
  • Carteira de Trabalho original.

Basta solicitar uma segunda via numa boca de caixa e pronto, você vai receber o número do seu Pasep.

Aposentado só pode pedir empréstimo consignado?

E se eu não quiser sacar o Crédito Pasep?

Assim como é um direito seu receber o Crédito Pasep, é um direito não sacar. Portanto, se você optar por não acessar o dinheiro agora, o que acontece?

Em resumo, o valor seguirá na sua conta e poderá ser sacado no próximo ciclo. Ou seja, você não perde a quantia se não sacar.

Por que não aprovaram meu empréstimo?

Por fim, ficou com alguma dúvida sobre o Crédito Pasep? Então comente!

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Refinanciamento do FIES

Pagar financiamento estudantil nem sempre é tão fácil, principalmente o a alta taxa de desemprego, […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Crédito Pasep: o que é e quem tem direito a ele?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo