Como se inscrever no Cadastro Único
Índice de conteúdo
O Cadastro Único é considerado obrigatório para participar de determinados programas sociais oferecidos pelo governo federal.
O Cadastro Único é um conjunto de informações, utilizadas pelos governos municipais, estaduais e federal, para identificar as famílias de baixa renda e implementar políticas públicas que promovam melhorias para esses grupos.
Também conhecido como CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal foi regulamentado pelo Decreto n°6.135 e, atualmente, o Ministério da Cidadania é o gestor responsável, enquanto a Caixa Econômica Federal é o agente operador.
Cadastro Único: o que é e como funciona?
Na prática, esse banco de dados abrange detalhes sobre a identificação de cada pessoa cadastrada, domicílio, escolaridade, situação de trabalho, renda e afins. A partir dessas informações é feita a seleção e inclusão de famílias em programas sociais do governo, por exemplo:
- Programa Bolsa Família;
- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
- ID Jovem;
- Carteira do Idoso;
- Programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida;
- Programa Bolsa Verde.
O CadÚnico também foi utilizado para seleção de pessoas e/ou famílias que receberam as parcelas do Auxílio Emergencial.
Quem pode se inscrever no Cadastro Único?
Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso cumprir um dos critérios estabelecidos pelo próprio governo federal, são eles:
- possuir renda mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo Isso é, a soma do salário de todas as pessoas da família, dividida pela quantidade de membros não deve ultrapassar R$550;
- possuir renda mensal familiar total de até três salários mínimos, portanto, a soma do salário de todas as pessoas da família não deve ultrapassar R$3.300;
- estiver em situação de rua, seja uma pessoa sozinha ou uma família;
- não se encaixar em nenhum dos critérios citados acima, mas ter direito a um benefício ou programa que exija o Cadastro Único.
Precisando de dinheiro? Acesse o nosso site e encontre as melhores ofertas de empréstimo pessoal!
Como se inscrever no CadÚnico?
É importante destacar que fazer o cadastro não significa a inclusão automática em programas sociais. Apesar dos programas utilizarem as informações do CadÚnico, como dito inicialmente, são gerenciados por outros órgãos, logo, a seleção e inclusão ocorre diretamente com o órgão responsável pelo programa social, de acordo com os critérios e procedimentos definidos pelo mesmo.
Sendo assim, para se inscrever no Cadastro Único, é necessário que haja um membro da família, com idade a partir de 16 anos e preferencialmente mulher, que seja o responsável por prestar as informações acerca do núcleo familiar. Essa pessoa será considerada o Responsável pela Unidade Familiar (RF) e ficará com a tarefa de atualizar as informações sobre a família sempre que houver necessidade.
Como atualizar o Cadastro Único pela internet?
Portanto, o Responsável Familiar deve procurar em sua cidade o setor responsável pelo Cadastro Único ou Bolsa Família, serviço prestado pelas prefeituras. Em alguns casos, também é possível realizar o cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência. Inclusive, neste link é possível consultar o CRAS mais próximo. Vale ressaltar que alguns municípios exigem o agendamento prévio para realizar o cadastro.
Por fim, no dia do cadastramento no CadÚnico será feita uma entrevista com o Responsável Familiar, a fim de obter todas as informações necessárias sobre a família. É necessário, ainda, que a pessoa responsável pela unidade familiar tenha em mãos o CPF ou título de eleitor.
O Responsável pela Família Quilombola, por sua vez, além do CPF e título de eleitor, também pode apresentar um dos documentos a seguir:
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Identidade (RG);
- Carteira de Trabalho.
Já o Responsável pela Família Indígena, além de todos os documentos citados acima, pode apresentar ainda o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), caso prefira.
Preciso atualizar o cadastro único para receber o auxílio Brasil?
Para se inscrever no CadÚnico precisa de documentos dos familiares?
Para concluir a inscrição no Cadastro Único, o Responsável Familiar precisa ter em mãos um dos documentos a seguir de cada pessoa da família:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Título de Eleitor;
- Carteira de Trabalho.
Conforme explica o governo federal, se no momento do cadastro algum documento estiver faltando, é possível concluir o processo, contudo, o cadastro constará como incompleto. Dessa forma, não será possível se inscrever em programas sociais, até que o cadastro seja concluído com a documentação necessária.
Quais bancos estão antecipando o saque-aniversário?
Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?
Para saber se está inscrito no Cadastro Único, é possível realizar a consulta no site Meu CadÚnico, do Ministério da Cidadania. Na página inicial, é preciso informar nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município. Em seguida, é só clicar no botão “Emitir Certidão”, abaixo.
Neste caso, se constar o aviso “Pessoa não localizada”, é provável que não haja cadastro no sistema.
Outra forma de saber se está inscrito no CadÚnico é através do telefone 0800 707 2003. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos fins de semana e feriados, das 10h às 16h. Ao realizar a ligação, é necessário ter em mãos nome completo, data de nascimento, nome da mãe e CPF.
É possível atualizar o Cadastro Único pela internet?
O governo federal alerta que é obrigatório manter o Cadastro Único atualizado, portanto, sempre que houver alguma mudança no núcleo familiar, como morte, nascimento, mudança de endereço, mudança de salário ou alteração de escola, por exemplo, o Responsável Familiar deve realizar a atualização. Essa alteração, contudo, não pode ser realizada pela internet.
Dessa forma, o Responsável Familiar deve seguir o mesmo processo de cadastramento, ou seja, se dirigir até o CRAS ou setor do Bolsa Família mais próximo da residência. Além disso, também é necessário ter em mãos os documentos citados anteriormente.
Tem mais alguma dúvida sobre o Cadastro Único? Deixa nos comentários. Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
18 respostas para “Como se inscrever no Cadastro Único”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Quero saber se eu tenho direito
Tou dezinpregada e não sei como receber o dinheiro que o governo da preso de ajuda ..como faço pra me cadastrar
Bom
Olá boa tarde
Eu quero sabe se eu tenho direito ñ tenho nem uma reda
Ainda não tenho cadastro, quero solicitar
Quero me cadastrar no cadastro único
Minha mãe recebe 1445 reais de pensão ela tem direito ao auxílio Brasil ,como cadastrar ela?
Uso medicamentos e queria saber como mim escrever
Estou desde Março sem serviço e queria saber se tenho direito a algum beneficio pois contribui amais de27 anos de previdencia e ahora com 51 anos estou com problemas na visao e nao estou recebendo renda nenhumaate a faculdade de minha filha parei de ajudar a pagar pois nao tenho de onde tirar o que fazer nessa hora