Dataprev: “identificamos que você já apresentou um pedido de contestação”. E agora?
Índice de conteúdo
Usuários das redes sociais relatam mudanças na consulta no site da Dataprev
Beneficiários do auxílio emergencial vem relatando constantemente problemas relacionados ao aplicativo Caixa TEM e nas análises feitas pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência). Os relatos estão sendo postados no Twitter, mas também podem ser encontrados na página da Caixa no Reclame Aqui ou no Sebrae Respostas.
Ao longo da semana, os brasileiros que foram consultar a situação da contestação receberam a seguinte mensagem: “identificamos que você já apresentou um pedido de contestação, mas seu benefício não foi aprovado. Será realizada uma nova análise automática do seu requerimento. Aguarde o resultado”. Como mostra o tweet abaixo:
Meu ta assim , que trabalho ein #auxilioemergencial pic.twitter.com/z2dVptAxyd
— Sdv anjos ✨ (@chsngrs) August 4, 2020
Essa informação pode estar aparecendo por conta do novo canal de contestação anunciado ontem (4 de agosto) pelo Ministério da Cidadania. Pelos relatos dos usuários, alguns têm recebido essas mensagens mesmo antes de anunciarem o novo método.
Veja mais – Auxílio emergencial até dezembro? Entenda
Qual o novo canal para contestação?
O Governo Federal habilitou o site da Dataprev para receber contestações de pessoas que tiveram o auxílio emergencial negado.
Como contestar no site da Dataprev?
No site da Dataprev, na parte de consultas, onde consta a mensagem do resultado, basta clicar no botão “contestar análise”. Depois disso, aparecerá uma aba para que o cidadão possa pedir a contestação.
Posso contestar o auxílio emergencial mais de uma vez?
De acordo com o Ministério da Cidadania, a negativa do auxílio emergencial só pode ser contestada uma vez. Entretanto, agora com o novo canal é possível contestar em dois lugares diferentes.
Caso, depois da resposta da contestação, o cidadão continuar recebendo que o auxílio foi negado, ele pode optar por recorrer na Justiça essa decisão. Esse procedimento pode ser feito tanto em uma DPU (Defensoria Pública da União), quanto em um Juizado Especial Federal (JEF).
O que fazer se minha contestação está em análise por muito tempo?
A única opção nesses casos é esperar. Não existe um modo de fazer com que analisem mais rápido a contestação.
Veja mais – Auxílio emergencial: calendário para contestações aprovadas ou reavaliados
A Dataprev faz reanálises dos dados do auxílio emergencial?
Sim. A cada novo ciclo de pagamentos os dados dos beneficiários passa por uma reanálise pela Dataprev. Por conta disso, não é garantia que o brasileiro que recebeu as primeiras parcelas vá continuar recebendo as próximas. É importante verificar se a situação do auxílio da pessoa continua a mesma.
Como saber se minha situação mudou?
Caso o auxílio seja bloqueado, o beneficiário receberá um aviso no aplicativo. Mas é bom relembrar as regras de quem pode ter acesso ao benefício e quem não tem direito, para saber se o beneficiário ainda tem direito.
Para continuar recebendo é preciso:
- ser cidadão maior de 18 anos ou mãe com menos de 18 anos;
- estar desempregado ou ser microempreendedor individual (MEI) ou trabalhador informal;
- pertencer à família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 552,50), ou cuja rende familiar total seja de até três salários mínimos (R$3.135,00);
- não estar recebendo benefício previdenciário ou assistencial – exceto Bolsa Família,
- não ter recebido em 2018 rendimentos acima de R$28.559,70 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos).
Ficou com mais alguma dúvida sobre a mensagem “identificamos que você já apresentou um pedido de contestação” no site da Dataprev? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
55 respostas para “Dataprev: “identificamos que você já apresentou um pedido de contestação”. E agora?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Sou do bolsa família tava recebendo o auxílio mas consegui um trabalho fichado daí já faz dois meses que não estou mais de carteira assinada fiz a contestação e já faz um mês e até agora nada no site da caixa aparece aprovado mas no dataprev diz que tenho que esperar o resultado oque eu faço
Olá, Adriana. Recomendo que ligue na Central de Atendimento da Caixa, número 111, para saber a situação do seu auxílio emergencial. Obrigada pelo comentário e boa sorte 🙂
Boa tarde eu estava recebendo o bolsa família e o auxílio formando os 600 reais . No mês de novembro não recebi o auxílio só o bolsa , prq estão dizendo que estou pegando seguro desemprego, mais não estou. Como faço pra saber se agora em dezembro vou receber ou não normal. Já fiz a contestação mais não sei como faço pra saber se dói aceita.
Não recebi a sexta parcela do auxílio (foi suspenso)quero saber o motivo pois não aconteceu nada de diferente desde a aprovação da primeira parcela)Aguardo retorno
Olá, Lenilda 🙂
Esse tipo de detalhe você só consegue resolver diretamente com a Caixa, no 111 ou numa agência mais próxima de sua residência.
Boa noite gostaria de saber porque veio negado meu pedido auxilio emergencial dizendo que estou recebendo parcelas seguro desemprego sendo que não estou recebendo
Cesar, esse tipo de detalhe você só consegue resolver diretamente com a Caixa, no 111 ou numa agência. Obrigada!
Meu está em análise automática pelo data prev benefício veio negado dizendo que estou recebendo parcelas seguro desemprego sendo que não estou a última parcela foi dia 2 de julho quando fiz o cadastro para receber auxilio emergencial
E desde então não obtive resposta!so fala análise automática espero o resultado
Acham que vou receber ???
me encaixo em todos os critérios ditado!