Índice de conteúdo
Refinanciar um veículo é uma forma de obter crédito, comumente usada para quitar dívidas ou para outras situações que exijam um valor maior.
Muitos tem dúvidas quanto a possibilidade de refinanciar um veículo com o nome sujo. O fato é que normalmente, as Instituições Financeiras não concedem o empréstimo para aqueles que estão com restrições no CPF, mas por quê? Porque talvez o cliente possa não cumprir o combinado.
Ainda assim, algumas Instituições podem liberar o crédito, mas os juros serão mais altos, o que pode ocasionar uma dívida muito grande.
Antes de tentar refinanciar um veículo com o nome sujo, é indicado tentar negociar as dívidas já existentes. Após feito o pagamento da primeira parcela da dívida acordada entre as partes, as empresas e outras companhias têm o prazo de cinco dias úteis para realizar o descadastramento do CPF nos órgãos de proteção ao crédito. Com o nome limpo, será bem mais fácil conseguir o crédito.
É importante destacar que com o nome sujo ou não, o veículo deve estar no nome do contratante, caso não esteja, não será possível obter o crédito.
Caso não seja possível negociar as dívidas ou conseguir refinanciar um veículo com o nome sujo, é viável recorrer a outras modalidades de crédito, como o empréstimo consignado, que pode ser contratado mesmo se houver restrições no CPF.
Como simular um refinanciamento de veículo
Ao refinanciar um veículo, o automóvel do contratante fica sendo a garantia da Instituição Financeira que concedeu o empréstimo, pelo prazo estipulado no contrato. Esta alienação do automóvel a Instituição não impede que o dono continue utilizando-o. Todos os documentos do veículo permanecem no no nome do contratante.
O prazo máximo para quitar o refinanciamento de veículo também costuma variar de Instituição para Instituição, porém algumas oferecem o prazo de até 60 meses.
Geralmente, as Instituições Financeiras levam em conta o modelo e o ano do veículo, normalmente aceitando automóveis com até dez anos de fabricação. Ainda assim, algumas Instituições aceitam veículos com até quinze anos. Quanto mais novo e mais caro for o veículo, maior será o crédito oferecido. Esta avaliação é realizada conforme os valores da tabela FIPE.
Normalmente, o valor concedido varia de acordo com cada Instituição, mas algumas podem refinanciar até 100% do automóvel. Destaca-se que a renda mensal do contratante também é considerada, pois refinanciar um veículo, permite o comprometimento de somente 35% da renda mensal.
Quais documentos preciso para contratar um refinanciamento de veículo?
Caso a dívida do refinanciamento de veículo não seja paga, o contratante pode perder o seu carro. Já no caso de haver atraso no pagamento, o carro não será requerido de imediato. Nesta situação, a Instituição Financeira primeiro entra em contato com o dono do veículo para averiguar o ocorrido e tentar regularizar o pagamento.
Se não houver mais como negociar, a Instituição emite um comunicado que oficializa o início do processo de retomada do bem. Por isso é importante que o no momento de solicitar o crédito, a melhor opção seja escolhida, de forma que a renda mensal não seja comprometida.
Esta modalidade de crédito não exige a quitação do bem, portanto, o veículo pode não estar quitado ou estar com as parcelas do financiamento em aberto no momento da contratação. A diferença é que no caso do carro não estar totalmente quitado, parte do valor do crédito deve ser usado para quitar a dívida original.
É importante destacar que algumas Instituições Financeiras não aceitam refinanciar um veículo que esteja com muitas parcelas em aberto.
Como tirar o extrato do Pix do C6 Bank?
Tem mais alguma dúvida quanto a refinanciar um veículo com o nome sujo ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios