A linha de crédito empréstimo com garantia de veículos tem algumas vantagens para os clientes; saiba como funciona

Empréstimo com garantia de veículo, também conhecido como refinanciamento de veículo, é uma modalidade de crédito em que o cliente precisa deixar um automóvel como garantia de pagamento do empréstimo.

Por isso, essa é uma ótima opção para quem precisa de um empréstimo com valores mais altos e taxas de juros menores. Isso porque com o empréstimo com garantia de veículo é possível conseguir:

  • até 70% do valor do automóvel;
  • com taxas a partir de 1,39% a.m..

Veja também – Faça uma cotação e receba ofertas pré-aprovadas com o simulador de empréstimo pessoal!

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?

Como dito anteriormente, essa modalidade de crédito é conhecida como refinanciamento de veículos. Isso porque o automóvel da pessoa é utilizado como garantia de pagamento do empréstimo.

Por isso, o veículo continua com o cliente do início ao fim do parcelamento, mas, caso o cliente fique inadimplente, a instituição financeira pode tomar o automóvel.

Além disso, o dinheiro pode ser de até 70% do valor do veículo. No entanto, isso depende da instituição financeira, isso porque o valor, taxas e condições podem variar entre as empresas. Por isso, é importante comparar as condições das instituições. E, na FinanZero, as taxas têm início em 1,49%.

Glossário: o que é ser inadimplente?
Inadimplente é aquele cliente que não pagou as parcelas devidas à instituição financeira, criando uma dívida.

Passo a passo para fazer um empréstimo com garantia de veículo

Para fazer uma simulação de empréstimo com garantia de veículo, basta preencher o formulário com:

  • o valor que deseja;
  • em quantas parcelas querem pagar;
  • dados solicitados – nome completo; número do CPF; estado civil; data de nascimento; ocupação; celular e e-mail.

Por fim, após o cadastro será feito uma análise de crédito em que a pessoa pode receber até 10 ofertas pré-aprovadas. Assim, basta aceitar a melhor oferta para a situação e perfil do cliente. Depois disso, os passos seguintes são:

  • análise jurídica e vistoria do veículo – isso porque é importante que o automóvel passe por uma verificação e triagem;
  • assinatura do contrato;
  • liberação do dinheiro – por fim, o valor fica disponível na conta do cliente em um prazo de até 48 horas.

No entanto, é importante lembrar que existem casos em que o cliente não recebe ofertas de empréstimo. Mas, caso isso aconteça, é possível tentar uma nova simulação.

Mesmo negativado consigo um empréstimo?

Sim. Não são todas as instituições financeiras que oferecem empréstimos para negativados. Contudo, é possível encontrar bancos que atendem esse perfil de cliente.

No entanto, é importante lembrar que por conta do risco de inadimplência ser maior, muitas instituições financeiras cobram taxas maiores do que para outros perfis de clientes.

Posso perder meu veículo?

Isso acontece apenas em casos de inadimplência, isto é, do não pagamento das prestações do empréstimo.

Devo pagar taxas antecipadas?

Não! O Banco Central considera essa prática como ilegal. Por isso, nenhuma instituição financeira séria tem autorização para cobrar taxas antecipadas.

Por conta disso, é importante lembrar que: se alguma empresa solicitar pagamento antecipado, não pague! Isso porque caso isso aconteça, o cliente estará caindo em um golpe.

Outras modalidades de empréstimo

No mercado financeiro existem mais de uma opção de produto financeiro para quem precisa de dinheiro para as emergências. Por isso, separamos algumas opções de empréstimo:

Empréstimo pessoal

Também conhecido como crédito pessoal, essa modalidade é voltada para pessoas físicas, maiores de 18 anos.

Além disso, ao contrário do que as opções de refinanciamentos, nessa linha de crédito não há necessidade de colocar um bem como garantia de pagamento.

Empréstimo com garantia

Além do empréstimo com garantia de veículo, também existem outras duas modalidades de crédito em que um bem é utilizado como garantia de pagamento do empréstimo:

  • empréstimo com garantia de imóvel – também conhecido como refinanciamento de imóvel ou home equity, nessa linha de crédito o cliente coloca um bem imobiliário como garantia de pagamento – além disso, nessa modalidade o tempo de pagamento é de até 240 vezes, com taxa de juros a partir de 0,75% a.m.;
  • empréstimo com garantia de celular – nesse caso, o celular do cliente fica como garantia de pagamento do empréstimo. No entanto, ao contrário dos anteriores, em casos de não pagamento o banco pode bloquear o celular da pessoa, mas não chega a pegar para a instituição.

Empréstimo consignado

Além das outras opções de empréstimo com garantia, também é possível solicitar um empréstimo consignado. Contudo, para isso, é necessário ser:

  • aposentados;
  • pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social;
  • pessoas com carteira assinada;
  • funcionários públicos;
  • militares.

Isso porque o valor do empréstimo é descontado diretamente na folha de pagamento da pessoa ou no benefício do INSS. Por isso, apenas pessoas dessas categorias conseguem solicitar esse empréstimo.

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre empréstimo com garantia de veículo? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.