;
FinanzeroBlogCrédito

Empréstimo hipotecário: o que é isso e como pedir?

Empréstimo hipotecário: o que é isso e como pedir?

Compartilhe esse post:

O empréstimo hipotecário permite conseguir altos valores em dinheiro, contudo é algo relativamente difícil no Brasil

Uma ainda muito frequente entre pessoas que procuram mais embasamento sobre empréstimo com garantia de imóvel, é entender o que é o empréstimo hipotecário, ou apenas hipoteca.

Isso porque, na prática ainda há quem considere a hipoteca e o empréstimo com garantia similares. Porém são modalidades de crédito diferentes.

Sendo assim, como escolher a opção correta? É isso que vamos te mostrar!

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Empréstimo hipotecário

O que é hipoteca?

Antes de mais nada, é importante intender o que é a hipoteca em si. A qual se tornou popular por meio de filmes e séries norte americanas. Já que é um serviço popular nos Estados Unidos da América.

Consiste em colocar um imóvel como garantia para conseguir um empréstimo seguro com juros baixos e prazos longos.

No Brasil, nos últimos anos, a maioria dos bancos deixaram de trabalhar com hipoteca, pois ela passou a ter desvantagens grandes para as instituições financeiras.

Pois, esse modelo envolve muitas barreiras legais que tornam a operação ineficiente e pouco rentável.

A solução foi migrar para o empréstimo com garantia de imóvel. Que pode ser chamado de refinanciamento de imóvel ou, ainda, Home Equity.

Essa modalidade de empréstimo online acabou tomando forma nos últimos meses. E conta com o recurso da alienação fiduciária.

A diferença se dá pelo tipo de contrato estabelecido entre a instituição financeira e o cliente.

Desde então, o refinanciamento de imóvel só aumenta no Brasil, sendo uma opção mais barata do que os empréstimos tradicionais.

Definição de empréstimo hipotecário

Um crédito hipotecário, ou empréstimo hipotecário é um tipo de crédito na qual o devedor pode dar como garantia um outro imóvel.

Claro que desde que esse esteja livre de encargos ou outras hipotecas, ou um outro bem equiparado, como:

  • automóveis;
  • navios;
  • aeronaves.

Como funciona a hipoteca?

Quando o devedor hipoteca um imóvel para conseguir crédito, essa propriedade continua no seu nome.

Isso poderia dificultar uma retomada do bem pela instituição financeira, em caso de a pessoa não pagar pelo empréstimo.

Entretanto se for inevitável essa cobrança e o banco precisar reaver o imóvel, os procedimentos deverão ser feitos de forma judicial.

Só que aí mora um problema, hoje os processos são demorados, e isso pode acarretar em gastos desnecessários para todos os envolvidos.

Além disso, a Lei nº 10.406/2002, Art. 1.475, permite que o dono negocie o imóvel com outra pessoa ou instituição bancária.

Isso mesmo que o bem esteja hipotecado. Se tal fator ocorrer, o empréstimo hipotecário expira e o a pessoa que está em dívida deve quitar o calor em aberto à vista. Mesmo assim, a prática gera medo aos credores.

Qual a vantagem do refinanciamento?

O empréstimo com garantia/refinanciamento depende da alienação fiduciária.

Que é quando o dono transfere a propriedade fiduciária do imóvel para a instituição financeira até o término do contrato.

O dono continua a morar na casa e o bem continua no nome dele.

Mas na matrícula do imóvel consta a alienação fiduciária. Portanto, a instituição tem a posse indireta do bem e o proprietário continua com a posse direta, ou seja, o dono ainda usa como bem entender o seu imóvel.

Todo o processo de alienação é feito com o intuito de tornar a retomada do bem mais simples.

Com a vantagem de ser extrajudicial e realizado de forma integral através do Cartório de Registro de Imóveis. Esse método garante mais segurança aos bancos e por isso o cliente consegue taxas menores. O que é positivo pro cliente, já que ninguém gosta de pagar juros.

Veja também – Empréstimo na conta de luz: o que é e como pedir?

Qual a diferença entre empréstimo hipotecário e refinanciamento?

Ambos os casos são formas que os bancos emprestar dinheiro com a sua casa como garantia de pagamento.

Só que com o refinanciamento de imóvel, porém, o credor tem mais facilidade de tomar o bem, sem precisar entrar com recursos ou processos. Isso se traduz em menos risco de prejuízo para quem vai cobrar. Já na hipoteca, a retomada do bem é muito difícil. Por isso, no Brasil é muito mais simples encontrar quem trabalhe com empréstimo com garantia do que com a hipoteca.

Essa facilidade não torna esse processo de alienação pior para os devedores, já que o menor risco de prejuízo é repassado para a operação, resultando em menores taxas de juros no empréstimo, além de um limite de crédito maior. Basicamente, quanto menores são os riscos da instituição financeira, maiores serão as vantagens para os clientes.

Quero um empréstimo com garantia

Tá no local certo!

A FinanZero conta com parceiros que oferecem empréstimo com garantia de imóvel.

Sendo assim, para solicitar essa modalidade de empréstimo seguro é necessário ter no próprio nome um dos seguintes bens:

  • terreno;
  • casa;
  • apartamento;
  • lote;
  • área comercial.

As vantagens desse tipo de empréstimo são:

  • maior tempo de pagamento (até 240 meses para quitar o valor solicitado);
  • possibilidade de emprestar até R$ 1.000.000;
  • juros a partir de 0,89%a.m..

Além disso, tá com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empréstimo Magazine Luiza: o que é e como funciona?

Gigante no varejo, a Magazine também atua com produtos financeiros, como empréstimos. Confira como funciona e como pedir.

Ler artigo completo

0 respostas para “Empréstimo hipotecário: o que é isso e como pedir?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo