Financiamento não pode ultrapassar 30% da renda, entenda
Índice de conteúdo
Nenhum tipo de crédito pode ultrapassar 30% da renda em parcelas. Nesse artigo vamos falar sobre o financiamento e o porquê dessa regra.
O financiamento é uma das principais linhas de crédito para quem deseja comprar um bem, mas não tem o dinheiro para pagar á vista. Mesmo sendo tão popular, o financiamento ainda possui algumas regras que podem causar dúvidas nos consumidores.
Uma das principais questões têm relação com o comprometimento, que não pode ultrapassar 30% da renda. Para explicar um pouco mais, vamos falar sobre financiamento e como funciona o cálculo das prestações. Acompanhe:
Meu cartão do banco não chegou, o que fazer?
O que é o comprometimento de renda no financiamento?
Trata-se do valor destinado para o pagamento de uma determinada conta ou dívida. Ele é importante no financiamento, pois é o limite estipulado para o valor da parcela.
Basicamente, a prestação de um financiamento não pode comprometer mais que 30% da renda bruta mensal do consumidor.
Essa regra é importante para um maior controle financeiro e para evitar a inadimplência. Afinal de contas, como se sabe, não se deve gastar mais do que ganha.
É possível cancelar o financiamento de um veículo?
Como evitar que meu financiamento ultrapasse 30% da minha renda?
A principal forma tem relação com o valor do imóvel ou veículo, por exemplo. Quanto maior o valor do bem adquirido, maiores as chances de a parcela ultrapassar 30% da renda.
Uma forma de evitar parcelas altas é pagando o máximo de entrada possível, pois isso reduz o valor a ser financiado. Além disso, o comprador pode aumentar a quantidade de prestações contratando o prazo máximo oferecido pelo banco.
Uma dica: procure um imóvel que caiba no seu orçamento e analise todas as instituições financeiras possíveis. Quanto mais pesquisar, mais será possível conseguir um financiamento com condições favoráveis.
Meu cartão não veio com o número da agência e da conta, o que fazer?
O que acontece se eu tiver outro financiamento?
Caso você tenha outro financiamento ou até mesmo um empréstimo em andamento, a porcentagem da renda diminui.
Na hora de pedir um financiamento, os bancos fazem uma análise de crédito através do CPF. Com isso é possível saber se o cliente possui outras linhas de crédito em seu nome.
O comprometimento de renda pode sofrer alterações nesse momento e o consumidor não poderá utilizar mais até 30% da renda.
De acordo com o Superior Tribunal de Justiça o desconto de mais de 30% por parte dos bancos pode ser considerado um ferimento à constituição. Além disso, há uma lei no Código de Defesa do Consumidor que fala sobre a lealdade do fornecedor para com o consumidor.
A ideia é que a limitação impeça que os cidadãos entrem em um endividamento descontrolado. Isso pode acarretar sérios problemas para quem não consegue ter um bom planejamento financeiro.
A regra de não ultrapassar os 30% da renda serve para financiamentos, empréstimos pessoais, consignados, entre outras linhas de crédito.
O guia completo de financiamento no Brasil
O que acontece se o banco descontar mais que 30% da minha renda?
Algumas instituições financeiras acabam burlando essas regras e assim conseguem fazer os descontos acima do estipulado. O consumidor que se sentir lesado pode procurar a justiça para resolver a situação.
O comprometimento muito grande da renda pode trazer diversos problemas como o endividamento, por exemplo. Esse tipo de situação acaba virando uma bola de neve, pois o indivíduo acaba recorrendo ao cheque especial para cobrir as dívidas.
O ideal é fazer um planejamento antes de iniciar o processo para um financiamento. Essa é a melhor forma de evitar ultrapassar os 30% da renda. Anote todas as despesas fixas e variáveis e elimine aquelas que podem ser quitadas.
Com planejamento financeiro é possível fazer um financiamento sem se apertar.
Você tem mais alguma dúvida sobre como não ultrapassar 30% da renda? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.
0 respostas para “Financiamento não pode ultrapassar 30% da renda, entenda”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios