Índice de conteúdo
Hiperinflação: Ministro alertou em 10 de novembro sobre a volta deste problema
Na última terça (10) o Ministro da Economia, Paulo Guedes, alertou sobre seus receios com relação ao próximo ano. Enquanto falava em um evento sobre privatização de estatais, ele disse que o país pode ir para uma “hiperinflação muito rápido”.
O Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, assim como o ministro também falou de algumas preocupações. Entre elas está o alerta de que o dólar pode chegar a R$ 7 em janeiro, caso o congresso não vote algumas pautas.
Paulo Guedes diz que a principal causa disso é não ter vendido nenhuma estatal ainda, de acordo com ele essas vendas ajudariam no pagamento de dívidas do país.
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Esse conceito trata de uma alta generalizada dos preços de modo geral, ela pode ser contínua ou acontecer em um certo período. Para alguns especialistas, uma inflação acima de 50% em um mês, já é hiperinflação.
Uma das principais causas da hiperinflação no século XX foi a quebra do padrão-ouro. Ele acontece da seguinte forma:
Sendo assim, se o país não segue esse padrão acontece a inflação, com uma produção descontrolada de papel moeda aumenta a demanda agregada sem que a oferta agregada consiga acompanhar.
Auxílio emergencial: Quantas parcelas faltam até dezembro?
Primeiramente, oferta agregada são os bens e serviços que as empresas de determinado país estão dispostas a oferecer para cada nível de preço. Enquanto a demanda agregada trata da quantidade de bens e serviços que consumidores estão dispostas a comprar em cada nível de preço.
Eleições 2020: como funciona o financiamento de campanhas?
Não a toa, os anos 80 são conhecidos como a década perdida, com dívida externa alta, queda no crescimento econômico e inflação a 242% em 85. Com o plano Cruzado a inflação voltou a 0, mas só por oito meses.
Já em 1989 ela chegou a 2.000%, logo após isso, em 1990 houve o sequestro das poupanças, o que não deu certo com inflação a 1.600%. Somente no governo de Fernando Henrique, com o plano Real, a inflação ficou sob controle, quando um dólar valia um real.
Tipos de empréstimo: qual o ideal para você?
Desde a campanha em 2018, Paulo Guedes fala sobre vender estatais, entretanto ele ainda não conseguiu. De acordo com o Ministro “acordos políticos” na Câmara e no Senado impedem isso.
Paulo Guedes diz estar frustrado com dois anos de mandato e nenhuma venda, porém privatizações não são tão simples e precisam que o Congresso aprove. O ministro diz que vendas podem render R$ 1 trilhão e podem ser solução para hiperinflação .
Em agosto o Senado e a Câmara encaminharam ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido, sobre a criação e venda de subsidiárias de empresas estatais. De acordo com o Senador Jean Paul, esse seria um meio de privatizar sem passar pela aprovação do Congresso, o que é inconstitucional.
Veja onde o Brasil fica no ranking de dez maiores economias
E se você, por fim, tiver mais dúvidas sobre o assunto, é só comentar!
Você também pode ver mais dicas lá nas nossa redes sociais: @finanzero no Instagram; /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios