;
FinanzeroBlogMercado

Hiperinflação é uma possibilidade real?

Hiperinflação é uma possibilidade real?

Compartilhe esse post:

Hiperinflação: Ministro alertou em 10 de novembro sobre a volta deste problema

Na última terça (10) o Ministro da Economia, Paulo Guedes, alertou sobre seus receios com relação ao próximo ano. Enquanto falava em um evento sobre privatização de estatais, ele disse que o país pode ir para uma “hiperinflação muito rápido”.

O Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, assim como o ministro também falou de algumas preocupações. Entre elas está o alerta de que o dólar pode chegar a R$ 7 em janeiro, caso o congresso não vote algumas pautas.

Paulo Guedes diz que a principal causa disso é não ter vendido nenhuma estatal ainda, de acordo com ele essas vendas ajudariam no pagamento de dívidas do país.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

O que é Hiperinflação?

Esse conceito trata de uma alta generalizada dos preços de modo geral, ela pode ser contínua ou acontecer em um certo período. Para alguns especialistas, uma inflação acima de 50% em um mês, já é hiperinflação.

Uma das principais causas da hiperinflação no século XX foi a quebra do padrão-ouro. Ele acontece da seguinte forma:

  • Se o Banco Central emitir, por exemplo, um real ele precisa tem 1 g de ouro em reserva.

Sendo assim, se o país não segue esse padrão acontece a inflação, com uma produção descontrolada de papel moeda aumenta a demanda agregada sem que a oferta agregada consiga acompanhar.

Auxílio emergencial: Quantas parcelas faltam até dezembro?

O que é oferta e e demanda agregada?

Primeiramente, oferta agregada são os bens e serviços que as empresas de determinado país estão dispostas a oferecer para cada nível de preço. Enquanto a demanda agregada trata da quantidade de bens e serviços que consumidores estão dispostas a comprar em cada nível de preço.

Eleições 2020: como funciona o financiamento de campanhas?

Hiperinflação na década de 80

Não a toa, os anos 80 são conhecidos como a década perdida, com dívida externa alta, queda no crescimento econômico e inflação a 242% em 85. Com o plano Cruzado a inflação voltou a 0, mas só por oito meses.

Já em 1989 ela chegou a 2.000%, logo após isso, em 1990 houve o sequestro das poupanças, o que não deu certo com inflação a 1.600%. Somente no governo de Fernando Henrique, com o plano Real, a inflação ficou sob controle, quando um dólar valia um real.

Tipos de empréstimo: qual o ideal para você?

Venda de estatais

Desde a campanha em 2018, Paulo Guedes fala sobre vender estatais, entretanto ele ainda não conseguiu. De acordo com o Ministro “acordos políticos” na Câmara e no Senado impedem isso.

Paulo Guedes diz estar frustrado com dois anos de mandato e nenhuma venda, porém privatizações não são tão simples e precisam que o Congresso aprove. O ministro diz que vendas podem render R$ 1 trilhão e podem ser solução para hiperinflação .

Em agosto o Senado e a Câmara encaminharam ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido, sobre a criação e venda de subsidiárias de empresas estatais. De acordo com o Senador Jean Paul, esse seria um meio de privatizar sem passar pela aprovação do Congresso, o que é inconstitucional.

Veja onde o Brasil fica no ranking de dez maiores economias

E se você, por fim, tiver mais dúvidas sobre o assunto, é só comentar!

Você também pode ver mais dicas lá nas nossa redes sociais: @finanzero no Instagram; /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Eleições 2020: como funciona o financiamento de campanhas?

Financiamento de campanhas pode ser feito com recursos públicos ou doações; saiba mais Desde 2015 […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Hiperinflação é uma possibilidade real?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo