;
FinanzeroBlogMercado

Inflação 2020 deve ficar alta

Inflação 2020 deve ficar alta

Compartilhe esse post:

Índice de conteúdo

O ano de 2020 ficou marcado com uma alta da inflação devido, também, à pandemia

A estimativa de inflação do ano aumentou mais uma vez nesta segunda (16).

A previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 3,20% para 3,25%, essa foi a 14° elevação seguida.

As projeções para o próximo ano não são mais promissoras: na quarta elevação seguida, a inflação para 2021 passou de 3,17% para 3,22%.

Dez maiores economias: veja onde o Brasil fica no ranking

Inflação nos alimentos

O setor em que o brasileiro mais sentiu os efeitos da inflação foi o alimentício. E é provável que ela continue até, pelo menos, o final de 2020. Em outubro, o IPCA subiu 0,94%, a maior alta do mês desde 1995. O preço de alimentos e bebidas subiu 2,24%, correspondendo a 50% da alta.

Uma das maiores altas, causadas pela inflação, foi a do arroz, óleo e carnes; respectivamente, 18,48%, 22,34% e 4,83%. No entanto, a previsão para mudança de preços de grãos, é para início de 2021, quando acontece o aumento da safra.

Hiperinflação é uma possibilidade real?

Mas essa é uma expectativa otimista, pois para acontecer uma queda real do valor o dólar precisaria diminuir também. Não apenas o aumento do mês de outubro foi de cerca de 2%, como o do ano beira os 10%.

O aumento de preços nesse setor é delicado, pois afeta as camadas mais baixa em um momento em que o desemprego está em 11,6% e o Auxílio Emergencial foi reduzido pela metade.

Tipos de empréstimo: qual o ideal para você?

Selic

A meta de inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional. A desse ano, por exemplo, era de 4%, então 3,25% ainda está abaixo. A Selic é um dos meios de controlar a inflação.

Quando o Comitê de Política Monetária (Copom) aumenta a taxa Selic, a intenção é controlar a demanda, o que influencia nos preços. A previsão para a Selic de 2020 é que feche em 2%; em 2021, 2,75%; e 2022, 4,5% ao ano.

Quando a taxa Selic é mantida é porque o Copom considera que os ajustes anteriores foram suficientes para controlar a inflação.

O Copom é o responsável por definir a Selic. Quanto mais baixa, mais barato fica o crédito, incentivando a atividade econômica e controlando a inflação. Entretanto, bancos consideram alguns fatores, além desse, para conceder crédito. Um deles é o risco de inadimplência, por exemplo.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Se você ainda tem alguma dúvida, é só ir nos comentários!

E não esqueça de conferir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Sociedade de empréstimo entre pessoas: o que é?

Na Sociedade de Empréstimo entre Pessoas você pode fazer empréstimo de uma pessoa física com […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Inflação 2020 deve ficar alta”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo