FinanzeroBlogMercado

Inflação 2020 deve ficar alta

Inflação 2020 deve ficar alta

Compartilhe esse post:

Índice de conteúdo

O ano de 2020 ficou marcado com uma alta da inflação devido, também, à pandemia

A estimativa de inflação do ano aumentou mais uma vez nesta segunda (16).

A previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 3,20% para 3,25%, essa foi a 14° elevação seguida.

As projeções para o próximo ano não são mais promissoras: na quarta elevação seguida, a inflação para 2021 passou de 3,17% para 3,22%.

Dez maiores economias: veja onde o Brasil fica no ranking

Inflação nos alimentos

O setor em que o brasileiro mais sentiu os efeitos da inflação foi o alimentício. E é provável que ela continue até, pelo menos, o final de 2020. Em outubro, o IPCA subiu 0,94%, a maior alta do mês desde 1995. O preço de alimentos e bebidas subiu 2,24%, correspondendo a 50% da alta.

Uma das maiores altas, causadas pela inflação, foi a do arroz, óleo e carnes; respectivamente, 18,48%, 22,34% e 4,83%. No entanto, a previsão para mudança de preços de grãos, é para início de 2021, quando acontece o aumento da safra.

Hiperinflação é uma possibilidade real?

Mas essa é uma expectativa otimista, pois para acontecer uma queda real do valor o dólar precisaria diminuir também. Não apenas o aumento do mês de outubro foi de cerca de 2%, como o do ano beira os 10%.

O aumento de preços nesse setor é delicado, pois afeta as camadas mais baixa em um momento em que o desemprego está em 11,6% e o Auxílio Emergencial foi reduzido pela metade.

Tipos de empréstimo: qual o ideal para você?

Selic

A meta de inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional. A desse ano, por exemplo, era de 4%, então 3,25% ainda está abaixo. A Selic é um dos meios de controlar a inflação.

Quando o Comitê de Política Monetária (Copom) aumenta a taxa Selic, a intenção é controlar a demanda, o que influencia nos preços. A previsão para a Selic de 2020 é que feche em 2%; em 2021, 2,75%; e 2022, 4,5% ao ano.

Quando a taxa Selic é mantida é porque o Copom considera que os ajustes anteriores foram suficientes para controlar a inflação.

O Copom é o responsável por definir a Selic. Quanto mais baixa, mais barato fica o crédito, incentivando a atividade econômica e controlando a inflação. Entretanto, bancos consideram alguns fatores, além desse, para conceder crédito. Um deles é o risco de inadimplência, por exemplo.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Se você ainda tem alguma dúvida, é só ir nos comentários!

E não esqueça de conferir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Sociedade de empréstimo entre pessoas: o que é?

Na Sociedade de Empréstimo entre Pessoas você pode fazer empréstimo de uma pessoa física com […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Inflação 2020 deve ficar alta”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo