FinanzeroBlogImpostos

IOF volta a ser cobrado. O que isso significa?

IOF volta a ser cobrado. O que isso significa?

Compartilhe esse post:

Governo pretende usar arrecadação do IOF para bancar isenção de conta de luz no Amapá após apagões

Nesta quinta-feira (26), o governo federal antecipou o fim da isenção de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Por isso, o IOF volta a ser cobrado a partir deste sexta-feira (27).

Isso porque, de acordo com o governo, a antecipação aconteceu para custear a isenção da conta de luz no Amapá. Além disso, segundo secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, a tributação renderá cerca de R$ 2 bilhões em 1 mês.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Alíquota zero

No início de abril, o governo federal havia concedido a redução a zero do Imposto sobre Operações Financeiras. Isso porque o objetivo era aliviar o crédito a pessoas físicas e empresas afetas pela pandemia do novo coronavírus.

Por isso, inicialmente a redução era até o início de julho. Além disso, a segunda prorrogação foi para 2 de outubro e a última prorrogação tinha previsão de durar até o final do ano.

No entanto, ontem o presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória para que o imposto zerado valesse apenas até ontem. Por isso, de hoje para frente o IOF volta a incidir sobre as operações, o que deve gerar uma arrecadação extra aos cofres públicos da União.

Mas como a mudança me afeta?

O IOF cobra uma alíquota de 3% sobre o valor total das operações de crédito, mais 0,38% ao ano. Além disso, ele cobrado em:

  • empréstimos e financiamentos;
  • compra ou venda de moedas estrangeiras;
  • cartão de crédito em outros países;
  • cheque especial;
  • seguros;
  • valores imobiliários – como bolsa de valores ou fundo imobiliário.

Por isso, quando o imposto estava zerado, o valor dessas operações financeiras acabou diminuindo. No entanto, agora com a volta do IOF, o preço desses serviços deve aumentar.

No caso dos empréstimos, por exemplo, agora voltaram a valer as taxas da instituição financeira e o tributo federal.

Qual a relação do IOF com o Amapá?

Nesta quarta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou uma medida provisória que isenta os amapaenses atingidos pelo apagão do pagamento da conta de luz. No entanto, alguém tinha que pagar a conta.

Por isso, o governo decidiu que para não alterar o preço das contas de luz dos demais Estados e não prejudicar financeiramente os moradores do Amapá, a solução era colocar fim na isenção do IOF antes do previsto. Isso porque o IOF ter um efeito imediato sobre a arrecadação.

Para que serve o IOF?

O Imposto sobre Operações Financeiras tem como principal função ser uma fonte de arrecadação para o país. Além disso, também é uma forma de controle da economia do Brasil.

Isso porque quando uma pessoa faz uma operação financeira, é cobrado o valor do imposto. E, além disso, o número vira um dado de conhecimento da oferta e demanda de crédito no Brasil.

Por isso, é possível desenvolver índices (indicadores) que funcionam como uma forma de termômetro da economia brasileira. Logo:

  • quanto mais IOF é arrecadado mais operações financeiras aconteceram naquele momento;
  • quanto menos IOF; menos operações financeiras.

No entanto, nem sempre grandes arrecadações significam crescimento na economia. Isso porque o imposto incide também nos empréstimos.

Saiba mais em – IOF: o que é e como funciona?

Ficou com mais alguma dúvida sobre o fluxo de caixa? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que é taxa mínima de atratividade?

Ela demonstra se um investimento realmente vale a pena ser feito. Saiba como funciona e a sua importância.

Ler artigo completo

0 respostas para “IOF volta a ser cobrado. O que isso significa?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo