FinanzeroBlogImpostos

IPVA atrasado? Saiba como parcelar

IPVA atrasado? Saiba como parcelar

Compartilhe esse post:

Residentes de São Paulo podem parcelar o IPVA que está em atraso, imposto de veículos com débitos de anos anteriores podem ser pagos com a facilidade do parcelamento

Desde o ano de 2020, a Procuradoria–Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) abriu a possibilidade de que os proprietários de veículos possam parcelar o IPVA atrasado.

As dívidas poderão ser quitadas com parcelamento de até dez vezes, e o sistema só é válido para o estado de São Paulo.

Pensando nisso, vamos mostrar o que fazer nessa situação e como funciona o parcelamento. Acompanhe:

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Qual a forma de pagamento do IPVA?

Todos os proprietários de veículos com o IPVA atrasado poderão limpar o nome por pagamentos em boleto bancário.

O programa também serve para quem já fez acordo de parcelamento de dívida do IPVA anteriormente com a Procuradoria e não cumpriu. Nesse caso os valores poderão sofrer alterações devido as seguintes questões:

  • ajuste de taxas;
  • verificação de juros da dívida.

Desde quando o parcelamento está sendo feito?

Essa não é uma condição nova para o Estado. Há dois anos, São Paulo permite o parcelamento do IPVA pendente.

Em 2019 foram realizados ao todo 103.787 parcelamentos, totalizando R$ 162 milhões de receita. Para 2020, a Procuradoria estima realizar 600 mil acordos sobre dívidas de 2018 e 2019, além dos IPVAs anteriores que já haviam sido parcelados.

Pois na atual situação de pandemia, provocada pelo novo coronavírus (Covid 19), pessoas de todas as regiões de SP deixaram de quitar o tributo anual.

O que acontece com quem não paga o IPVA?

Há consequências para quem não realiza o pagamento obrigatório do tributo. Ficar em dívida no IPVA gera bloqueio: o proprietário do carro não consegue licenciar o veículo e fica impossibilitado de circular com ele no Brasil, estando sujeito a multas e pontos na carteira de motorista.

Dívida ativa

Uma das consequências do atraso no pagamento do IPVA é a possibilidade de ter o nome inscrito na dívida ativa, mas você sabe o que isso significa?

Quando IPVA fica atrasado por mais de 30 dias, o nome do condutor é inscrito na dívida ativa. Nesse caso, o indivíduo tem até um mês para quitar a despesa. Caso o pagamento não seja realizado, o governo comunica a pendência para a Procuradoria Geral do Estado.

Dessa forma, além da dívida ativa, o motorista passa a ter seu nome negativado em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

Mas essa não é a única forma de punição aos devedores. Afinal de contas, o valor do débito é somado a 1% de multas por mês, fazendo com que o valor da dívida suba a cada dia.

Se você está com o IPVA atrasado, uma forma de consultar a dívida ativa é através do site da Secretaria da Fazenda. Nele é preciso fazer um cadastro, utilizando o número do CPF, Renavam e a placa do automóvel.

Veja também – Receita Federal abre programa de renegociação de dívidas

É melhor pagar o IPVA atrasado à vista ou parcelado?

Essa é uma pergunta em que a resposta é: depende!

Obviamente que a melhor opção é efetuar o pagamento à vista, mas isso vai de acordo com as possibilidades do planejamento financeiro do condutor.

O ideal é não entrar em novas dívidas, sendo assim, só pague à vista se o valor não for ser tirado de outras contas.

O IPVA atrasado pode ser renegociado e deve ser incluso no planejamento financeiro para se encaixas nas despesas do mês.

Vale ressaltar que, após o pagamento do IPVA em aberto, o nome do condutor sai da dívida ativa em até 6 dias úteis. Assim fica possível fazer o licenciamento do veículo, que fica paralisado enquanto a dívida existir.

Como parcelar o IPVA atrasado?

Para parcelar o IPVA atrasado é simples. Saiba como realizar o parcelamento do imposto obrigatório a partir dos passos abaixo:

  1. Consulte os débitos no site da Procuradoria de SP, com o número do documento do veículo, acessando o portal Dívida Ativa ;
  2. Clique em “Consultas” e, depois, em “Consultar débitos”;
  3. No “tipo de pesquisa”, escolha “Renavam” e coloque o número do seu documento;
  4. O sistema vai retornar ao contribuinte, informando as dívidas do veículo que poderão ser parceladas;
  5. Na opção “Parcelamento”, o sistema te leva para as condições de pagamento;
  6. Emita o termo de adesão ao acordo e as guias de recolhimento. Boletos gerados pelo site podem ser pagos em agências bancárias ou lotéricas pelo código de barras.

    Pronto. Após o pagamento, em poucos dias, o condutor passa a ter sua situação regularizada. Assim, o veículo pode ser licenciado e – consequentemente – pode voltar a rodar sem maiores problemas.

Precisa de dinheiro para pagar o IPVA atrasado?

Assim como outras dívidas o IPVA pode acarretar juros e problemas no nome de quem deixa de realizar o pagamento devidamente. Nesse caso, a forma mais fácil de conseguir sair com seu veículo sem problemas é quitando esse imposto obrigatório.

O problema, entretanto, é conseguir dinheiro para deixar o IPVA para traz. Nesse caso, saiba que a FinanZero pode te ajudar! Com diferentes tipos de empréstimos e taxas de juros variadas, a plataforma que busca o melhor crédito para sua condição financeira é um auxílio e tanto para que você não precise mais se preocupar com a dívida do IPVA.

Para conseguir um empréstimo é rápido e muito fácil. Basta acessar o nosso site e escolher o valor desejado, depois preencher o formulário e pronto! Com um único cadastro você pode receber até 10 ofertas de crédito de acordo com o seu perfil e com as melhores taxas do mercado. Clique aqui para fazer o seu cadastro sem sair de casa!

Veja também – O que fazer com as dívidas do cartão de crédito?

Ficou com mais alguma dúvida sobre o parcelamento do IPVA em São Paulo? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Imposto de Renda: Receita abre consultas ao quinto e último lote de restituições

Receita Federal abre consultas para último lote de restituições. Saiba como consultar e como saber se caiu na malha fina.

Ler artigo completo

0 respostas para “IPVA atrasado? Saiba como parcelar”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo