Toda a concessão de empréstimo conta com taxa de juros de empréstimo, mas seu calculado não é tão simples; veja mais

O assunto juros pode parecer difícil, mas, aqui na FinanZero, a gente simplifica!

Então, se você está em busca de um crédito pessoal, siga o conteúdo completo que preparamos com dicas de como calcular a taxa de juros do empréstimo.

O que precisa para financiar um imóvel?

O que são juros?

Antes de mais nada, vamos desmitificar o que são os juros. Esse número nada mais é que uma remuneração para quem está emprestando dinheiro e que é paga por quem pegou o dinheiro emprestado.

Ou seja, é o valor que o credor recebe por lhe dar um empréstimo.

Quem deve calcular juros é o credor. Para isso, ele leva em conta diversos fatores:

  • Quanto maior o risco em emprestar esse dinheiro, maior é a taxa;
  • Inflação naquele momento;
  • A taxa Selic vigente;
  • Ps custos administrativos;
  • A compensação pelo não investimento em outra coisa.

Bem, isso só para citar alguns pontos considerados ao calcular juros do seu empréstimo.

Enfim! Os juros não são padronizados e cada instituição financeira tem o seu próprio valor. No geral, o número é bem parecido, até por questões de concorrência, mas os benefícios que cada banco e financeira oferece podem aumentar ou diminuir essa taxa.

Por isso, vale a pena pesquisar bastante e ver certinho qual instituição lhe contempla. E isso, claro, em termos de benefícios e serviços e em termos de taxa de juros.

Quem tem restrição no nome pode abrir MEI?

O que influencia nos valores dos juros?

A resposta, básica, é a sua análise de perfil. Como já dissemos lá no tópico anterior, quanto maior o risco do seu perfil, maior a taxa.

Mas, também como já mencionamos, não é este o único fator levando em conta para calcular juros em um empréstimo seu. E muitos destes estão fora do seu controle.

Portanto, é importante pesquisar e descobrir o que significam antes de pedir o empréstimo, até para ter uma noção maior de qual transação compensa mais para o seu bolso. Em resumo: SIMULAR o seu empréstimo antes de, enfim, contratar.

Isso porque as taxas variam de banco para banco. Muito embora tenham como base principal – e em comum – a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), cada banco ou fintech tem seu processo típico de análise de crédito.

Os juros cobrados pelas instituições financeiras nunca serão menores que a Selic. Contudo, os bancos também sabem que, se colocarem valores muito altos, dificilmente os clientes os escolherão – especialmente, se existem opções mais baratas.

Então, algumas dicas são valiosas. Mais uma vez: simule o seu empréstimo antes de contratar. Em seguida, preste atenção nas variáveis que influenciam o valor dos juros, como:

  • O prazo de pagamento: em quantas parcelas será dividido crédito?
  • Qual é o valor solicitado e qual o valor a ser pago por mês?
  • Esse valor mensal é menos do que 30% do seu ganho médio?
  • Portanto, qual o risco de inadimplência de quem está pegando o empréstimo?
  • E, por fim, qual o CET (Custo Efetivo Total)?

Como calcular juros rápido?

A gente sabe, afinal, são muitas instituições financeiras com milhares de ofertas. E se a gente lhe contasse que existe uma forma simples de calcular juros sem muito trabalho? Sim, essa forma é a FinanZero!

Aqui, nós temos opções como:

Nossos quase 50 parceiros oferecem todas essas linhas de créditos, e outras mais! O intuito é o mesmo: lhe deixar à disposição opções de empréstimo e, portanto, de diversas instituições que têm diferentes modos de calcular juros. Desse modo, você escolhe o que lhe atende melhor.

Clicando aqui, você já pode começar a fazer o pedido dentro do nosso site. Depois que você escolher a opção que atende às suas necessidades, o seu contato será direto com a instituição financeira, com muito mais segurança e comodidade. Afinal, nem precisou sair de casa, não é?

Como atualizar os dados do auxílio emergencial?

Ficou com mais dúvidas?

Por fim, ficou com mais dúvidas sobre como calcular juros do seu empréstimo? Então, comente. Afinal, estamos sempre à disposição para tudo o que você precisar 😉

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.