;
FinanzeroBlogCrédito

O que precisa para financiar um imóvel?

O que precisa para financiar um imóvel?

Compartilhe esse post:

Confira como funciona um financiamento e quais documentos e procedimentos são necessários para financiar um imóvel

Diversos bancos e financeiras oferecem financiamentos imobiliários. Basicamente, financiar um imóvel permite ao cliente pagar o bem em diversas parcelas, podendo estender o prazo de pagamento por anos.

As instituições financeiras elaboram as condições de financiamento de acordo com o perfil de cada cliente. Por isso, você precisa se atentar às condições, como:

  • valor mínimo de compra;
  • taxa de juros;
  • prazo mínimo e máximo para pagamento;
  • limite de crédito,
  • por fim, custos adicionais do financiamento.

Peça uma cotação grátis e receba ofertas de empréstimo de até 10 parceiros FinanZero!

O que é financiamento de imóvel?

No momento em que uma pessoa decide comprar um imóvel, seja: casa, terreno ou apartamento, ela pode solicitar financiar o valor.

Basicamente, o financiamento é feito por bancos ou financeiras. Essas instituições pagam o valor do imóvel ao vendedor. Por isso, ao longo dos meses (determinados entre o cliente e a instituição), o comprador deve pagar esse valor em parcelas mensais.

No entanto, as condições de pagamento, taxa de juros e o número de parcelas podem variar de acordo com o perfil do cliente e com as regras da instituição financeira.

Leia também – Como financiar um apartamento?

Quais documentos preciso ter para financiar um imóvel?

Basicamente, para conseguir financiar um imóvel é preciso ter em mãos:

  • Documento de identidade – pode ser a Carteira de Identidade (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • CPF;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de renda – holerites, extratos bancários;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Comprovante de endereço;
  • Carteira de trabalho.

Quais são os requisitos para financiar um imóvel?

Os requisitos para financiar um imóvel podem variar entre as instituições financeiras. No entanto, normalmente, os requisitos mínimos para fazer um financiamento são:

  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Não ter restrição ao crédito, isto é, não estar com nome sujo nos órgãos de cadastro de inadimplentes, como SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa;
  • Conseguir comprovar renda.

Leia também – Financiamento com imóvel de garantia: o que é?

Quais as vantagens de financiar um imóvel?

Fazer um financiamento imobiliário é um processo que pode ter uma série de vantagens, veja

Sonho da casa própria: Uma das vantagens mais significativas de financiar um imóvel é que isso permite que você realize o sonho da casa própria. Em vez de alugar um imóvel, você se torna proprietário dele ao longo do tempo.

Construção de Patrimônio: O financiamento de um imóvel permite que você construa patrimônio ao pagar mensalmente as parcelas. Com o tempo, à medida que você reduz o saldo devedor, você passa a ter uma participação cada vez maior na propriedade.

Estabilidade Financeira: Ter um imóvel próprio proporciona uma maior estabilidade financeira, uma vez que você não precisa se preocupar com aumentos de aluguel ou mudanças constantes de residência.

Possibilidade de Investimento: Além de ser uma residência, o imóvel financiado pode ser uma forma de investimento. Você pode alugar a propriedade para gerar renda adicional ou, no futuro, vendê-la com a possibilidade de obter lucro, dependendo das condições do mercado imobiliário.

Benefícios Fiscais: Em alguns países, como o Brasil, os juros pagos em financiamentos imobiliários podem ser deduzidos do imposto de renda, proporcionando benefícios fiscais aos proprietários.

Acesso a Melhores Localizações: Financiar um imóvel pode permitir que você compre uma propriedade em uma localização desejada, mesmo que não tenha os recursos financeiros para pagar à vista. Isso pode ser especialmente importante para pessoas que desejam morar em áreas urbanas ou bem localizadas.

Flexibilidade de Pagamento: Geralmente, os financiamentos imobiliários oferecem opções flexíveis de pagamento, permitindo que você escolha a melhor forma de parcelamento de acordo com sua situação financeira.

Diversificação de Investimentos: Para aqueles que já possuem outros investimentos, financiar um imóvel pode ser uma forma de diversificar o portfólio, protegendo contra flutuações em outros ativos.

Herança: Um imóvel financiado pode ser uma forma de deixar um legado para a família, já que, após a quitação do financiamento, a propriedade pode ser passada para os herdeiros.

Vale ressaltar que, mesmo que tenha muitos benefícios financiar um imóvel, o consumidor precisa ficar atento aos custos que a negociação envolve. Nesse caso, estamos falando sobre taxa de juros, seguro do imóvel e demais taxas.

Por essa razão, antes de tomar a decisão de financiar, é crucial avaliar sua situação financeira, fazer um planejamento detalhado e considerar todos os aspectos financeiros envolvidos. Além disso, é aconselhável procurar a orientação de um consultor financeiro ou especialista em hipotecas para tomar a decisão mais informada possível.

O que devo considerar na hora de financiar um imóvel?

Algumas variáveis podem variar de banco para banco. Por isso, o primeiro passo é conferir quais são as condições da instituição financeira.

Entenda, por exemplo, quais são:

  • as condições de pagamento do financiamento;
  • as taxas que a instituição cobra;
  • qual o prazo do contrato.

Além disso, é importante lembrar algumas questões, como:

  • O financiamento é um projeto de longo prazo. Por isso, é importante ter uma organização financeira para conseguir arcar com os gastos;
  • É necessário dar uma entrada – todo financiamento imobiliário exige que o cliente pague uma entrada ao banco, isto é, um valor inicial maior d que as parcelas. Por isso, alguns bancos podem exigir entre 15% a 30%;
  • O imóvel não é seu até que esteja quitado! Isso significa que ao longo do contrato, o imóvel ainda pertence ao banco.

Qual valor mínimo de entrada para financiar um imóvel?

Como dito anteriormente, não há um valor mínimo de entrada. Isso vai depender das regras da instituição financeira e do perfil do cliente.

No entanto, em geral, temos que a entrada precisa ser entre 15% e 30% do valor do imóvel.

Além disso, é importante lembrar que é raro um banco permitir que o financiamento aconteça com 100%. Mas isso pode depende muito da decisão do banco.

Saiba mais em – Financiamento sem entrada: o que é e como funciona?

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre financiar um imóvel? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como fazer transferência de veículo?

Seja para pessoa física ou jurídica, é necessário preencher documento de transferência de veículo e […]

Ler artigo completo

0 respostas para “O que precisa para financiar um imóvel?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo