IR 2021: como fazer a declaração?
Índice de conteúdo
Mudanças no IR 2021 englobam regras para declaração de criptoativos e para contribuintes que receberam o Auxílio Emergencial em 2020. Confira abaixo
Desde o dia 24 de fevereiro, a Receita Federal divulgou as regras do Imposto de Renda 2021 que poderá ser declarado até até 31 de maio. A princípio, a Receita estimou receber mais de 32,6 milhões de declarações em 2021.
Ainda que algumas mudanças tenham sido estabelecidas pela Receita para o IR 2021, o calendário de restituição segue sem alterações. Além disso, as regras gerais também não foram atualizadas e portanto, os contribuintes obrigados a declarar permanecem os mesmos.
O que eu preciso saber sobre a restituição do IR 2021?
Veja abaixo as principais mudanças:
Como declarar?
De forma geral, o processo para declarar o IR 2021 é intuitivo, já que, a Receita atualizou alguns itens do seu programa visando facilitar o preenchimento do contribuinte na hora da declaração.
O usuário precisa instalar o programa da Receita (em seu computador ou baixando o app) e preencher os campos necessários da declaração. Após esse processo, cabe ao contribuinte escolher o tipo de declaração desejada: simplificada ou completa.
Então, é válido conferir todas as informações que foram inseridas para garantir que nenhum dado foi enviado incorretamente e transmitir a declaração para a Receita Federal.
Por fim, basta que o contribuinte faça a impressão da declaração completa juntamente com o recibo e espere pela restituição (se for o caso).
Imposto de Renda 2021: Como fazer o download do programa?
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Escolho a declaração simplificada ou completa?
A resposta para essa pergunta vai depender das despesas dedutíveis que o contribuinte tiver.
Isto é, será necessário levar em conta a soma total dos gastos e a relação dos rendimentos para decidir com qual das duas modalidades prosseguir.
Contudo, para que o contribuinte evite erros no IR 2021 é possível encontrar nesse post a diferença entre ambas. Veja:
- Declaração Simplificada: Costuma ser vantajosa para contribuintes que não tem dependentes, possuem poucas despesas dedutíveis e não mais que uma fonte de renda;
- Declaração Completa: É literalmente o oposto da simplificada. Sendo indicada para contribuintes com dependentes, muitas despesas dedutíveis e mais de uma fonte de renda.
Portanto, cabe ao contribuinte analisar o quadro em que está inserido e verificar as despesas que possui para a dedução do tributo. Assim, será possível escolher de forma mais assertiva a declaração adequada.
Como conseguir um empréstimo com os melhores juros?
O que muda no IR 2021?
Neste ano, poucas foram as mudanças impostas pela Receita em relação ao IR 2021. Ainda sim, é importante que os contribuintes estejam atentos aos novos ajustes. Sendo eles:
- Auxílio Emergencial: Beneficiários do auxílio que obtiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76 serão obrigados a fazer a declaração. Além disso, os que se enquadram nesse quadro precisam devolver os valores recebidos por eles e por seus dependentes.
- Contas de pagamento: As restituições desse ano podem ser feitas não só nos bancos tradicionais, mas também em bancos digitais e fintechs.
- Declaração de criptomoedas: Foram criadas três categorias para os contribuintes que declaram criptoativos. Elas são: “82 – Criptoativo Bitcoin”, “82 – Outros criptoativos, do tipo moeda digital” e “89 – Demais criptoativos”.
- Preenchimento automático: A Receita decidiu facilitar a declaração e em alguns casos, ela poderá ser pré-preenchida pelo próprio sistema. Entretanto, o contribuinte precisa ter o certificado digital e a declaração deve ter sido solicitada pelo e-CAC.
Como calcular a taxa de juros do empréstimo?
Por fim, ficou com dúvidas sobre o IR 2021? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “IR 2021: como fazer a declaração?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios