FinanzeroBlogImpostos

O que eu preciso saber sobre a restituição do IR 2021?

O que eu preciso saber sobre a restituição do IR 2021?

Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Mesmo com mudanças no prazo para entrega da declaração, as datas de restituição do IR 2021 permanecem inalteradas. O pagamento será feito em 5 lotes

De forma geral, o Imposto de Renda trás muitas dúvidas aos contribuintes pois anualmente a Receita Federal faz atualizações na declaração documento.

A restituição é uma delas, por exemplo. Por isso, esse post reúne os principais pontos sobre a restituição do IR 2021.

IR 2021: como fazer a declaração?

O que é a restituição do IR?

A restituição do IR acontece quando o contribuinte paga mais impostos do que deveria. Nesse sentido, a Receita devolve parte do valor para o contribuinte através da restituição.

A princípio, os valores são sempre devolvidos até o mês de dezembro do mesmo ano em que foram declarados. Entretanto quem costuma pagar o IR primeiro, têm tendência a receber à restituição com mais antecedência.

Como atualizar os dados do auxílio emergencial?

Quem têm direito à restituição?

O caso de cada contribuinte é particular, pois a restituição depende das deduções individuais.

Então com base no que foi pago, a Receita consegue detectar se houve algum contribuinte que pagou mais do que deveria, ou menos do que deveria. Afinal, o inverso também pode acontecer.

Caso algum contribuinte tenha pago mais do que deveria, este terá direito à restituição. Do contrário, o contribuinte precisará acertar as contas na hora de fazer a declaração.

Quando vai sair o 13º de 2021 para aposentados do INSS?

Como consultar a restituição do IR?

É possível fazer a consulta da restituição do IR 2021 através do próprio portal da Receita. Acompanhe este passo a passo:

  1. Após acessar o portal, insira seus dados pessoais (CPF e data de nascimento);
  2. Em seguida, informe o ano exercício que deseja pesquisar a restituição;
  3. Por fim, faça a validação do código de segurança e clique em “avançar”.
  4. Na tela seguinte, irá aparecer a sua consulta à restituição.

Além disso, vale reforçar que na consulta não é possível saber em qual lote o contribuinte está inserido. Todavia, a Receita costuma divulgar antes da liberação de cada lote quais serão os contribuintes inseridos no mesmo.

Clique aqui para acessar o portal

Como eu recebo a restituição?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta que o contribuinte informou no momento da declaração. Por isso, não há necessidade de contatar a Receita para receber o valor.

Pelo contrário, quando for disponibilizada a consulta dos lotes o contribuinte só precisa aguardar a data de previsão do depósito estipulada pela Receita Federal.

Vai ter benefício emergencial em 2021?

O que fazer se o valor não for depositado?

Conforme mencionado, a probabilidade de acontecer algum erro no depósito do valor é baixa pois os dados bancários levados em consideração são os mesmos que o contribuinte informou na declaração.

Entretanto, caso essa situação aconteça será necessário entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil ou comparecer pessoalmente em uma agência mais próxima.

Não recebi o auxílio emergencial em 2020 posso receber em 2021?

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Calendário da restituição do IR 2021

Embora o calendário de restituição do IR 2021 já esteja disponível, é importante reforçar que os lotes residuais não estão incluídos nessa programação. Os pagamentos começam dia 31 de maio e vão até o dia 30 de setembro.

No total, serão cinco lotes conforme o calendário abaixo:

Lote:Data:
31/05
30/06
30/07
31/08
30/09

Como conseguir um empréstimo com os melhores juros?

Por fim, ficou com dúvidas sobre a restituição do IR 2021? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Vai ter benefício emergencial em 2021?

Quem pode receber o benefício emergencial?Como se cadastrar no benefício emergencial?Como consultar […]

Ler artigo completo

respostas para “O que eu preciso saber sobre a restituição do IR 2021?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo