Mesmo com mudanças no prazo para entrega da declaração, as datas de restituição do IR 2021 permanecem inalteradas. O pagamento será feito em 5 lotes

De forma geral, o Imposto de Renda trás muitas dúvidas aos contribuintes pois anualmente a Receita Federal faz atualizações na declaração documento.

A restituição é uma delas, por exemplo. Por isso, esse post reúne os principais pontos sobre a restituição do IR 2021.

IR 2021: como fazer a declaração?

O que é a restituição do IR?

A restituição do IR acontece quando o contribuinte paga mais impostos do que deveria. Nesse sentido, a Receita devolve parte do valor para o contribuinte através da restituição.

A princípio, os valores são sempre devolvidos até o mês de dezembro do mesmo ano em que foram declarados. Entretanto quem costuma pagar o IR primeiro, têm tendência a receber à restituição com mais antecedência.

Como atualizar os dados do auxílio emergencial?

Quem têm direito à restituição?

O caso de cada contribuinte é particular, pois a restituição depende das deduções individuais.

Então com base no que foi pago, a Receita consegue detectar se houve algum contribuinte que pagou mais do que deveria, ou menos do que deveria. Afinal, o inverso também pode acontecer.

Caso algum contribuinte tenha pago mais do que deveria, este terá direito à restituição. Do contrário, o contribuinte precisará acertar as contas na hora de fazer a declaração.

Quando vai sair o 13º de 2021 para aposentados do INSS?

Como consultar a restituição do IR?

É possível fazer a consulta da restituição do IR 2021 através do próprio portal da Receita. Acompanhe este passo a passo:

  1. Após acessar o portal, insira seus dados pessoais (CPF e data de nascimento);
  2. Em seguida, informe o ano exercício que deseja pesquisar a restituição;
  3. Por fim, faça a validação do código de segurança e clique em “avançar”.
  4. Na tela seguinte, irá aparecer a sua consulta à restituição.

Além disso, vale reforçar que na consulta não é possível saber em qual lote o contribuinte está inserido. Todavia, a Receita costuma divulgar antes da liberação de cada lote quais serão os contribuintes inseridos no mesmo.

Clique aqui para acessar o portal

Como eu recebo a restituição?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta que o contribuinte informou no momento da declaração. Por isso, não há necessidade de contatar a Receita para receber o valor.

Pelo contrário, quando for disponibilizada a consulta dos lotes o contribuinte só precisa aguardar a data de previsão do depósito estipulada pela Receita Federal.

Vai ter benefício emergencial em 2021?

O que fazer se o valor não for depositado?

Conforme mencionado, a probabilidade de acontecer algum erro no depósito do valor é baixa pois os dados bancários levados em consideração são os mesmos que o contribuinte informou na declaração.

Entretanto, caso essa situação aconteça será necessário entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil ou comparecer pessoalmente em uma agência mais próxima.

Não recebi o auxílio emergencial em 2020 posso receber em 2021?

Calendário da restituição do IR 2021

Embora o calendário de restituição do IR 2021 já esteja disponível, é importante reforçar que os lotes residuais não estão incluídos nessa programação. Os pagamentos começam dia 31 de maio e vão até o dia 30 de setembro.

No total, serão cinco lotes conforme o calendário abaixo:

Lote:Data:
31/05
30/06
30/07
31/08
30/09

Como conseguir um empréstimo com os melhores juros?

Por fim, ficou com dúvidas sobre a restituição do IR 2021? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.