;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Morte de idosos por corona empobrece famílias

Morte de idosos por corona empobrece famílias

Compartilhe esse post:

Aposentadoria e pensão formam a renda regular dos idosos; desemprego aumenta pressão financeira sobre esse grupo

Segundo pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a morte de idosos provoca uma queda média de 20% na renda dos lares do Brasil.

Há, no entanto, casos em que pode chegar a 100%. São as situações nas quais os idosos são os únicos com renda na família.

Além disso, 74% das mortes por covid são de pessoas idosas. Enfim, cerca de 113 mil. No Rio de Janeiro, por exemplo, três a cada quatro mortos por coronavírus são idosos.

Cartão de crédito Caixa sem anuidade. É verdade?

O papel do desemprego sobre os idosos

Entre o primeiro e o segundo trimestre de 2020, o desemprego subiu de 11,6% para 13,8%. Ao mesmo tempo, o número de lares chefiados por pessoas idosas com dependentes aumentou em 541 mil, segundo o iDados.

Para piorar, em setembro o desemprego fechou em recorde de 14,4%. Com isso, o peso financeiro sobre os idosos aumenta. Afinal,

  • 35% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um idoso; e
  • Em 18,1% deles, eles são os únicos com renda na família.

Pandemia faz pessoas adiarem compras. E agora?

Sendo a única renda da família, eles têm sido obrigados a gastar suas aposentadorias ou pensões no sustento integral dos dependentes.

Além de preocupante em função da dependência do grupo, considerado de risco em relação ao corona, aumenta a tendência de inadimplência de idosos.

Meu Caixa Tem não abre. E agora?

Entre mais ricos, idosos são quase 18%

Dos 5% mais ricos do Brasil, 17,44% são idosos, de acordo com estudo da FGV Social. Isso porque a maioria deles têm renda regular, que garante estabilidade às famílias.

Por outro lado, entre os 5% mais pobres, os idosos são apenas 1,67%.

No entanto, com a pandemia de coronavírus sendo ainda mais impactante sobre eles, a preocupação é que a morte desses cause o empobrecimento de muitos lares Brasil afora.

Como declarar empréstimo no Imposto de Renda?

Renda regular: o que é?

Como a maioria dos idosos no Brasil ganha aposentadoria e/ou pensão, eles têm a chamada renda regular. Ou seja, todo mês, recebem o mesmo valor, o que garante estabilidade financeira.

Com renda regular, têm mais acesso a crédito, por exemplo. Além disso, por serem historicamente menos inadimplentes, têm melhores taxas de juros.

No entanto, com o desemprego em alta e cada vez mais peso sobre os idosos para custear as contas da casa, a taxa de inadimplência entre esse grupo tem aumentado.

Simule seu empréstimo com o melhor buscador de crédito pessoal online!

E, por fim, como está a situação financeira na sua família? Comente!

Além disso, você também pode ver mais dicas lá nas nossa redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Inflação em São Paulo: maior alta desde 2016

A de São Paulo continua crescendo e tem maior alta desde 2016. Além disso, preço médio dos imóveis continua em alta. Saiba mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Morte de idosos por corona empobrece famílias”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo