FinanzeroBlogCrédito

Não consigo pagar o financiamento de veículo, e agora?

Não consigo pagar o financiamento de veículo, e agora?

Compartilhe esse post:

Muitos optam pelo financiamento de veículo, mas tem dúvidas do que fazer se não houver mais como pagar.

Ter um veículo facilita a vida e é o desejo de muitas pessoas, contudo, quitar as parcelas do bem não é tão fácil assim.

Muitas vezes podem surgir imprevistos que desestabilizam o orçamento, de modo a fazer com que não seja mais possível pagar as parcelas em aberto.

Financiar um veículo deve ser um passo dado, após uma ampla análise da condição financeira atual e futura, para que não ocorram complicações.

Ainda assim, por mais que muitos se planejam antes de optar pelo financiamento, existem circustâncias que não podem ser previstas e que afetam seriamente este planejamento, como por exemplo, a pandemia da Covid-19.

Quando o cidadão realiza que não vai mais conseguir arcar com as parcelas do financiamento de veículo, é necessário agir rapidamente, para que mais complicações não surjam.

Veja abaixo alternativas para caso este problema ocorra.

Quanto tempo depois de limpar meu nome consigo fazer um financiamento

O que fazer se não for possível pagar o financiamento de veículo?

Confira abaixo algumas alternativas para caso não seja possível arcar com as parcelas do financiamento.

Renegociar a dívida

Se não for possível pagar o financiamento de veículo, é possível realizar o renegociamento da dívida com a instituição par não perder o veículo, mas é importante destacar que esta renegociação não vai baixar a dívida, pelo contrário, vai aumentá-la. O que acontece é a possibilidade um alongamento no prazo determinado, para que o cidadão tenha desopressão com relação ao pagamento das parcelas.

Vender o veículo

Vender o veículo financiado é outra opção que pode abater a dívida. Com o valor da venda, é possível pagar o valor faltante a instituição, evitando juros maiores.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é possível revender o veículo para a própria concessionária na qual ele foi comprado ou para outra loja. Entretanto, dificilmente será realizável obter o valor total devido, pois o processo de financiamento compreende juros. Com a venda do veículo, porém, será possível liquidar parte da dívida e renegociar o restante.

Trocar o veículo por um de valor menor

Caso o cidadão realmente precise do veículo, uma opção realizar a troca do veículo financiado por um de valor menor. Com a diferença obtida na troca, é possível pagar a dívida e fazer um novo planejamento financeiro, a fim de reorganizar as finanças.

Portabilidade de crédito

Outra opção viável caso não esteja sendo possível pagar o financiamento de veículo, é renegociar o veículo através da portabilidade de crédito. Com esta operação, é possível conseguir condições mais favoráveis, como juros menores. Esta migração pode ser feita sem quaisquer custos adicionais.

Transferir o financiamento

Muitos têm dúvidas quanto a esta operação, mas ela é completamente viável desde que não haja nenhuma parcela em atraso.

Para transferir o financiamento de veículo, basta ir até a intuição para que seja feita uma avaliação do perfil do novo comprador. Além disso, a transferência deve ser registrada na documentação do veículo, juntamente ao Departamento Estadual de Trânsito.

Sou MEI: como comprovar renda para empréstimo?

A instituição pode retomar o veículo caso não seja possível realizar o pagamento das parcelas do financiamento?

Sim. Segundo a lei 911/1969, que diz respeito a alienação fiduciária, na operação de financiamento de veículo, quando o próprio veículo é dado como garantia, com somente um dia de atraso no pagamento, a instituição já pode realizar a retomada do bem. No entanto, a instituição deve notificar o devedor e caso ele não efetue o pagamento das parcelas em atraso, a proposta de busca e apreensão do veículo poderá ser aplicada.

Como saber se o cartão está desmagnetizado?

Preciso ter uma renda mínima para fazer financiamento de veículo?

Não é preciso ter uma renda mínima para realizar esta operação, contudo, o valor da parcelas não pode exceder o equivalente a 305 da renda da mensal.

Descubra como fazer financiamento de terreno

Fazer o financiamento de veículo com o CNPJ é melhor do que com o CPF?

Sim. As instituições costumam oferecer descontos para compras realizadas com o CNPJ, porém, existem alguns fatores que são importantes saber:

  • Esse desconto é válido para veículos novos;
  • É obrigatório permanecer com o veículo por no mínimo 12 meses;
  • O veículo ficará no nome da instituição.

Quais documentos preciso para financiar um veículo?

Para realizar um financiamento de veículo, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de rendimentos (holerites ou extratos bancários).

Não consigo cadastrar meu cartão Flash na Uber. O que fazer?

Tem mais alguma dúvida sobre o que fazer se for possível pagar o financiamento de veículo ou alguma outra? Deixa nos comentários! Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não consigo cadastrar meu cartão Flash na Uber. O que fazer?

Cartão Flash: saiba mais sobre cada uma das alternativas de cartões de benéficos e onde eles podem ser usados. Veja como funciona na Uber.

Ler artigo completo

0 respostas para “Não consigo pagar o financiamento de veículo, e agora?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo