FinanzeroBlogCrédito

Não consigo pagar o financiamento de veículo, e agora?

Não consigo pagar o financiamento de veículo, e agora?

Compartilhe esse post:

Muitos optam pelo financiamento de veículo, mas tem dúvidas do que fazer se não houver mais como pagar.

Ter um veículo facilita a vida e é o desejo de muitas pessoas, contudo, quitar as parcelas do bem não é tão fácil assim.

Muitas vezes podem surgir imprevistos que desestabilizam o orçamento, de modo a fazer com que não seja mais possível pagar as parcelas em aberto.

Financiar um veículo deve ser um passo dado, após uma ampla análise da condição financeira atual e futura, para que não ocorram complicações.

Ainda assim, por mais que muitos se planejam antes de optar pelo financiamento, existem circustâncias que não podem ser previstas e que afetam seriamente este planejamento, como por exemplo, a pandemia da Covid-19.

Quando o cidadão realiza que não vai mais conseguir arcar com as parcelas do financiamento de veículo, é necessário agir rapidamente, para que mais complicações não surjam.

Veja abaixo alternativas para caso este problema ocorra.

Quanto tempo depois de limpar meu nome consigo fazer um financiamento

O que fazer se não for possível pagar o financiamento de veículo?

Confira abaixo algumas alternativas para caso não seja possível arcar com as parcelas do financiamento.

Renegociar a dívida

Se não for possível pagar o financiamento de veículo, é possível realizar o renegociamento da dívida com a instituição par não perder o veículo, mas é importante destacar que esta renegociação não vai baixar a dívida, pelo contrário, vai aumentá-la. O que acontece é a possibilidade um alongamento no prazo determinado, para que o cidadão tenha desopressão com relação ao pagamento das parcelas.

Vender o veículo

Vender o veículo financiado é outra opção que pode abater a dívida. Com o valor da venda, é possível pagar o valor faltante a instituição, evitando juros maiores.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é possível revender o veículo para a própria concessionária na qual ele foi comprado ou para outra loja. Entretanto, dificilmente será realizável obter o valor total devido, pois o processo de financiamento compreende juros. Com a venda do veículo, porém, será possível liquidar parte da dívida e renegociar o restante.

Trocar o veículo por um de valor menor

Caso o cidadão realmente precise do veículo, uma opção realizar a troca do veículo financiado por um de valor menor. Com a diferença obtida na troca, é possível pagar a dívida e fazer um novo planejamento financeiro, a fim de reorganizar as finanças.

Portabilidade de crédito

Outra opção viável caso não esteja sendo possível pagar o financiamento de veículo, é renegociar o veículo através da portabilidade de crédito. Com esta operação, é possível conseguir condições mais favoráveis, como juros menores. Esta migração pode ser feita sem quaisquer custos adicionais.

Transferir o financiamento

Muitos têm dúvidas quanto a esta operação, mas ela é completamente viável desde que não haja nenhuma parcela em atraso.

Para transferir o financiamento de veículo, basta ir até a intuição para que seja feita uma avaliação do perfil do novo comprador. Além disso, a transferência deve ser registrada na documentação do veículo, juntamente ao Departamento Estadual de Trânsito.

Sou MEI: como comprovar renda para empréstimo?

A instituição pode retomar o veículo caso não seja possível realizar o pagamento das parcelas do financiamento?

Sim. Segundo a lei 911/1969, que diz respeito a alienação fiduciária, na operação de financiamento de veículo, quando o próprio veículo é dado como garantia, com somente um dia de atraso no pagamento, a instituição já pode realizar a retomada do bem. No entanto, a instituição deve notificar o devedor e caso ele não efetue o pagamento das parcelas em atraso, a proposta de busca e apreensão do veículo poderá ser aplicada.

Como saber se o cartão está desmagnetizado?

Preciso ter uma renda mínima para fazer financiamento de veículo?

Não é preciso ter uma renda mínima para realizar esta operação, contudo, o valor da parcelas não pode exceder o equivalente a 305 da renda da mensal.

Descubra como fazer financiamento de terreno

Fazer o financiamento de veículo com o CNPJ é melhor do que com o CPF?

Sim. As instituições costumam oferecer descontos para compras realizadas com o CNPJ, porém, existem alguns fatores que são importantes saber:

  • Esse desconto é válido para veículos novos;
  • É obrigatório permanecer com o veículo por no mínimo 12 meses;
  • O veículo ficará no nome da instituição.

Quais documentos preciso para financiar um veículo?

Para realizar um financiamento de veículo, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de rendimentos (holerites ou extratos bancários).

Não consigo cadastrar meu cartão Flash na Uber. O que fazer?

Tem mais alguma dúvida sobre o que fazer se for possível pagar o financiamento de veículo ou alguma outra? Deixa nos comentários! Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não consigo cadastrar meu cartão Flash na Uber. O que fazer?

da uma das alternativas de cartões de benéficos e onde eles podem ser usados. Veja como funciona na Uber.

Ler artigo completo

0 respostas para “Não consigo pagar o financiamento de veículo, e agora?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo