Índice de conteúdo
O empréstimo com garantia de moto pode ser solicitado por diversos consumidores, inclusive os que estão negativados.
De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE) de agosto de 2022, dentre os entrevistados, 41% pretendiam solicitar algum tipo de crédito nos três meses seguintes. Além disso, a pesquisa mostrou que os principais motivos para solicitação eram o pagamento de dívidas, investimento em negócio próprio e renovação da casa, com 35,3%, 27,0% e 22,6% das intenções, respectivamente.
Em ambos os casos, os consumidores podem optar, por exemplo, pelo empréstimo com garantia. Isso porque, essa modalidade permite que seja utilizado imóvel e automóvel, bem como possibilita o uso da quantia obtida para diversos fins.
Posso refinanciar uma moto que não está quitada?
Sim, quem está negativado, isso é, possui restrição no CPF, pode solicitar o empréstimo com garantia de moto. Também conhecida como refinanciamento de moto, essa modalidade é uma das mais indicadas para esse perfil, já que ao utilizar um bem como garantia de pagamento, a instituição conta com mais segurança de que a dívida será quitada.
Com isso, a taxa de juros tende a ser mais baixa, quando comparada às demais opções, enquanto o valor concedido pela instituição pode ser mais alto, o que pode contribuir para que o consumidor saia da inadimplência.
Antes de tudo, vale ressaltar que, na prática, não há diferença entre o empréstimo com garantia de moto oferecido para consumidores negativados e os que não possuem restrições. Sendo assim, a modalidade utiliza a motocicleta como garantia de pagamento, ou seja, ao obter a quantia, o bem em questão é deixado como garantia de que as parcelas serão pagas.
Logo, se houver inadimplência, a instituição que concedeu o crédito tem o direito de obter a posse do bem e leiloá-lo, a fim de quitar a dívida não paga pelo solicitante. Entretanto, a prática de tomada do bem não é comum, pois quando há atraso no pagamento da parcela, o consumidor tem a opção de recorrer a acordos junto à credora.
Dessa forma, no momento de solicitar o empréstimo com garantia de moto, o consumidor deve levar em consideração as seguintes condições:
A quantia concedida, por sua vez, pode ser utilizada para diversas finalidades, e não há exigência de comprovação.
Quem vai poder receber o lucro do FGTS em 2023?
Conforme já mencionado, o empréstimo com garantia de moto para consumidores negativados acontece de forma similar aos não negativados. Portanto, o solicitante passa por análise de crédito, enquanto o bem conta com análise jurídica e vistoria, como mostrado a seguir.
Análise de crédito: essa etapa é comum em diversos serviços financeiros, pois se trata do momento em que a instituição financeira avalia a quantia solicitada e, paralelamente, analisa o perfil do consumidor, como renda e histórico de pagamentos.
Análise jurídica: momento em que o proprietário entrega os documentos referentes ao veículo, para que a instituição verifique se há alguma pendência ou se o bem está vinculado a alguma outra operação de crédito.
Vistoria: além das análises de perfil e jurídica, é feita, também, a vistoria da moto. Essa ação nada mais é do que uma avaliação do estado de conservação do bem, tempo de uso e valor do bem perante o mercado, conforme a tabela FIPE, e é realizada por um profissional.
Então, após aprovação em todas as etapas, é feita a formalização do contrato de empréstimo com garantia, que deve ser assinado pelo solicitante e entregue à credora. O dinheiro é liberado na conta após a finalização desse processo, e cada instituição conta com um prazo próprio.
Com os parceiros da FinanZero, por exemplo, a quantia é depositada na conta do cliente em até 48 horas úteis.
No momento de realizar o pedido de empréstimo com garantia de moto, serão solicitados os documentos padrões, ainda que o consumidor esteja negativado, são eles:
Como funciona o empréstimo pessoal Nubank?
Não, o consumidor negativado não precisa pagar qualquer valor antecipadamente para obter o empréstimo. Essa prática, inclusive, é considerada ilegal pelo Banco Central do Brasil, portanto, a cobrança antecipada como exigência para concessão de crédito não pode ser feita por nenhum tipo de instituição financeira, fintech ou banco convencional.
Se o consumidor lidar com esse tipo de regra, é de suma importância que seja feita uma denúncia nos órgãos responsáveis.
A principal vantagem do empréstimo com garantia de moto para consumidores negativados é a facilidade de aprovação, já que ao incluir um bem como garantia, as chances de inadimplência tendem a diminuir. Junto a isso, há outros pontos vantajosos a serem considerados:
Apesar disso, o consumidor deve levar em consideração outras dívidas vigentes, a fim de evitar o não pagamento das parcelas e, consequentemente, acarretar em superendividamento.
Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios