FinanzeroBlogBenefícios do Governo

O que acontece se eu não sacar o saque-aniversário?

O que acontece se eu não sacar o saque-aniversário?

Compartilhe esse post:

Saque-aniversário: como receber, calendário, sua antecipação e demais informações sobre o benefício trabalhista pago pelo Governo

O saque-aniversário é uma opção de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e consiste na retirada do valor disponível uma vez por ano, no mês do aniversário do solicitante e nos dois meses seguintes. A modalidade pode ter vantagens para os cidadãos que desejam economizar, já que

Segundo dados da Caixa Econômica, mais de 9,8 milhões de pessoas optaram pela nova modalidade do saque-aniversário desde outubro de 2019. Além disso, cerca de 15 milhões já anteciparam o benefício. Por isso, abaixo estão as principais questões sobre o assunto a fim de sanar eventuais dúvidas que possam surgir entre os cidadãos que desejam ou já são adeptos a opção de saque do FGTS.

Quem vai receber o adicional de 200 reais do Auxílio Brasil?

Como sacar o saque-aniversário?

O saque-aniversário pode ser realizado por meio do aplicativo do FGTS, disponível para Android e IOS. A opção online garante um serviço sem a necessidade de enfrentar filas encontradas em bancos tradicionais. Acessando o aplicativo é possível encontrar informações referentes a conta e realizar a transferência do valor do FGTS para outra instituição financeira. O envio do valor para outro banco pode demorar até 5 dias úteis e a retirada acontece da mesma forma que outros saques.

Uma outra opção para sacar o FGTS é comparecer a uma agência Caixa Econômica de forma presencial, de acordo com o calendário de saque do cidadão. Ao acessar uma agência da Caixa, o indivíduo consegue retirar o valor desejado e verificar algumas informações como a quantia disponível em sua conta.

Simule já o empréstimo do FGTS com a FinanZero!

Quando recebo o saque-aniversário?

O calendário de depósito do saque-aniversário será descrito a seguir:

Mês de aniversárioMeses para realizar o saque
JaneiroDe janeiro a março
FevereiroDe fevereiro a abril
MarçoDe março a maio
AbrilDe abril a julho
MaioDe maio a julho
JunhoDe junho a agosto
JulhoDe julho a setembro
AgostoDe agosto a outubro
SetembroDe setembro a novembro
OutubroDe outubro a dezembro
NovembroDe novembro a janeiro de 2023
DezembroDe dezembro a fevereiro de 2023

Como receber a restituição do Imposto de Renda pelo Pix?

Como funciona a antecipação do saque aniversário?

A antecipação do saque-aniversário é uma modalidade de empréstimo, que consiste no recebimento de um determinado valor, enquanto o benefício é usado como forma de pagamento. O banco credor passa a ser responsável pela conta do cidadão para utilizar o valor disponibilizado anualmente, após o pagamento total do crédito a conta volta a ser do beneficiário. Essa modalidade é apenas destinada aos indivíduos que já utilizam o saque-aniversário como forma de retirada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Para solicitar basta entrar em contato com instituições financeiras que oferecem a modalidade. Os pedidos da antecipação do saque-aniversário passam por análises de crédito para que as condições do empréstimo sejam definidas. Após a liberação do empréstimo, o cliente pode receber o dinheiro em até 48 horas, seu acesso a conta do FGTS é bloqueada e apenas liberada novamente após o pagamento total do crédito.

Antecipação do saque-aniversário sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça o seu pedido!

Por que não consigo antecipar meu saque aniversário?

Entre as principais razões pelas quais o saque-aniversário pode não ser depositado, podemos citar:

  • Dados do cidadãos que não foram atualizados ou possuem alguma divergência;
  • Conta informada para receber o valor seja conjunta;

Então, é importante que os dados do cidadão estejam atualizados na Caixa Econômica para que o valor do FGTS possa ser disponibilizado na data e conta corretas. Em alguns casos é necessário que os dados pessoais do solicitante sejam corridos para liberar a transferência. Por isso, é válido verificar as informações que foram enviadas ao banco, corrigindo e atualizando o que for necessário.

Além disso, a conta indicada para recebimento do saque-aniversário não pode ser uma conta conjunta, pois nessa situação o valor não poderá ser depositado. Apenas são aceitas contas individuais para o recebimento do FGTS e o solicitante deve se atentar a essa questão no momento de realizar o pedido de mudança de modalidade.

Posso contribuir com o INSS em atraso?

Quanto tempo o dinheiro do saque aniversário cai na conta?

O valor disponível no saque-aniversário cai na conta do indivíduo no dia 01 do mês do seu aniversário e pode ser sacado até os dois meses seguintes. Dessa forma, o dinheiro não será depositado no dia do aniversário, ficando disponível a partir do início do mês em que o indivíduo nasceu e estando disponível nos próximos dois meses. A seguir está disposto um exemplo de como o saque-aniversário fica liberado:

  • Se o aniversário do cidadão é no dia 06 de julho, a quantia fica disponível a partir do dia 01 de junho e segue ainda disponível para saque até o dia 31 de agosto;
  • Caso o cidadão faça aniversário no dia 29 de novembro, o saque fica disponível a partir do dia 01 de novembro e permanece até o dia 31 de janeiro do ano de 2022;

O que acontece se eu não sacar o saque-aniversário?

Conforme mencionado acima, o saque-aniversário fica disponível para saque por 3 meses. Se o dinheiro não for sacado no tempo determinado ele poderá não ter o valor por um período de tempo. Isso porque, se o saque-aniversário não for retirado ele apenas ficará disponível novamente no ano seguinte, impedindo o cidadão de receber o valor posteriormente.

O indivíduo que não sacar FGTS na modalidade de saque-aniversário não perde o benefício ou a opção de saque anual. Nesse caso, o dinheiro só deixa de estar disponível para saque por um determinado tempo, podendo ser sacado no ano seguinte.

Quem antecipou o saque-aniversário tem direito a multa rescisória?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o que acontece se o saque-aniversário não foi retirado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Autônomo tem informe de rendimentos?

Veja quais autônomos têm direito ao recebimento do informe de rendimentos e quem deve declarar o Imposto de Renda Pessoa Física.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que acontece se eu não sacar o saque-aniversário?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo