Índice de conteúdo
As famílias que recebem o Auxílio Brasil, agora poderão ter a chance de receber um valor adicional de 200 reais.
O adicional de 200 reais que o programa está oferecendo é relativo ao Auxílio de Inclusão Produtiva Urbana, pago a aqueles que conseguirem um vínculo de emprego formal. Este Auxílio tem como objetivo ser um complemento do Auxílio Brasil e incentivar a inserção dos beneficiários ao mercado de trabalho.
Segundo o ministro João Roma, com este adicional, o beneficiário passa a contar com 200 reais a mais, mensais, nos primeiros dois anos de seu trabalho.
Há ainda outro benefício complementar que funciona como o Auxílio de Inclusão Produtiva Urbana, mas este, é direcionado apenas para agricultores familiares, e se chama Auxílio Inclusão Produtiva Rural.
Ainda segundo o ministro João Roma, este auxílio complementar tem como objetivo incentivar os agricultores a desenvolverem sua capacidade produtiva, de forma que eles aumentem a produção e possam ingressar no programa Alimenta Brasil.
Ambos os auxílios complementares são pagos em cota única, ou seja, o pagamento é limitado a um auxílio por família ou por pessoa, deste modo, não são cumulativos.
Aviso no app Auxílio Brasil que não há benefício? Entenda.
Sempre após alguns meses, o Governo Federal faz um pente fino nos beneficiários do Auxílio Brasil e quem não receber o benefício, precisa rever o dados do Cadastro Único (CadÚnico). No dia 18 de março, os pagamentos do Auxílio Brasil neste mês se iniciam e muitos beneficiários estão aguardando ansiosamente.
Caso hajam erros nos dados do CadÚnico, o beneficiário deve ir até um CRAS, que é uma unidade de atendimento social do município. Todos os documentos de identificação exigidos devem estar em mãos, são eles:
O processo de corrigir e revisar os dados dura em média 45 dias. Este é o prazo necessário para que os servidores legitimem todos os dados e por fim, para que o cadastro seja regularizado.
O acompanhamento do processo pode ser feito através do telefone, pelo número 0800 707 2003.
Após a resolução deste problema, o beneficiário não é incluído novamente de imediato ao Auxílio Brasil. Com os dados renovados, ele deve aguardar uma nova triagem do Governo Federal.
Como acessar o aplicativo do auxílio brasil?
Todas as famílias inscritas no programa que começaram a receber em fevereiro e não faziam parte do bolsa família, irão receber o cartão do Auxílio Brasil. O prazo para o recebimento do cartão não foi definido, então, pode haver uma demora nas entregas. Ele será emitido em nome do responsável familiar e poderá ser utilizado para sacar o benefício.
Antes da entrega do cartão, a família receberá um comunicado informando a respeito do programa e logo após receber esse informe, o cartão deve ser entregue em uma nova correspondência.
É importante lembrar que o envio do cartão será feito para o endereço cadastrado no CadÚnico, por isso, os dados devem estar sempre atualizados.
Posso ter meu auxílio brasil cancelado?
A consulta do benefício pode ser feita pelo Caixa TEM através do aplicativo e o processo é bem simples e rápido. Veja abaixo o passo a passo:
Quem optou pelo saque aniversário tem direito ao seguro-desemprego?
Tem mais alguma dúvida sobre quem vai receber o adicional de 200 reais do Auxílio Brasil ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios