Índice de conteúdo
Há cada quatro anos, a população precisa escolher um candidato para votar como prefeito do seu município, mas qual a função desse cargo em questão?
Para poder cobrar ações concretas dos prefeitos eleitos é preciso saber quais são as funções que eles desempenham.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o prefeito é a autoridade máxima do Poder Executivo do município. Entretanto, ele não administra a cidade sozinho.
Definir onde serão aplicados os recursos arrecadados com impostos e demais verbas repassadas pelo estado e também pela União. |
Prestar uma boa administração do município. Com isso, controlar recursos financeiros públicos e planejar formas de executar obras. |
Cabe a ele sancionar ou vetar leis aprovadas pela Câmara Municipal e, se achar necessário, propor Projetos de Lei (PL). |
Desenvolver funções sociais com o intuito de organizar serviços públicos e proteger o patrimônio-cultural da região que pertence ao município. |
Melhorar o transporte público, pavimentar ruas, zelar pelo meio ambiente, assim como, a limpeza da cidade. Ações consideradas comuns para a boa vivência populacional. |
Promover o desenvolvimento urbano e atender a comunidade |
Há ainda as atribuições desempenhadas juntamente com os governos estadual e federal, como as gestões das creches e do ensino fundamental, da área de saúde e do saneamento básico.
Isso porque, para realizar todas essas tarefas, a prefeitura conta com a verba arrecadada pelo Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e pelo Imposto Sobre Serviços (ISS).
Quando o dinheiro não é suficiente, o Governo Federal auxilia em questões de extrema necessidade. Algo que nem sempre é certo, pois o governo da República conta com muitas dívidas, e não mantém um recursos para todas cidades.
Para vencer nas urnas, o candidato deverá obter a maioria absoluta dos votos.
O sistema usado com a finalidade de escolher os prefeitos é chamado de majoritário, o que literalmente quer dizer maioria.
Isso significa que o candidato mais votado é eleito de forma automática, pois a urna eletrônica contabiliza os votos e mostra quem é o vencedor.
O único detalhe importante é que, em alguns casos, o candidato precisa alcançar a maioria absoluta dos votos, ou seja, mais de 50% dos votos válidos. Enfim, não vence se conseguir apenas 49,9% mesmo se seus concorrentes tiverem menos votos que ele.
É por isso que, nesses casos, a votação pode precisar de dois turnos com o intuito de desempate.
Porém o segundo turno para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores. Logo, são eleitos em uma única votação os senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, assim como prefeitos e vice-prefeitos de municípios com menos de 200 mil eleitores.
Se no primeiro turno nenhum candidato chegar a mais de 50% dos votos válidos, os dois candidatos mais votados disputam um segundo turno.
Dessa maneira um dos dois terá mais do que a metade dos votos válidos.
Glossário: o que são votos válidos? |
Votos que não sejam brancos e nulos |
O mandato de prefeito tem duração de quatro anos consecutivos. Além disso, a mesma pessoa pode se reeleger. Dessa forma, pode permanecer no cargo por oito anos. Contudo, após esse período, a lei obriga que o cargo seja ocupado por outro individuo pelo próximo mandato.
Entretanto, isso não impede que a candidatura possa ser feita novamente em outra eleição no futuro.
Veja também – Como pedir o seguro-desemprego na quarentena?
Em todas as esferas nacionais, há a mesma divisão de poderes do Estado:
O prefeito é o chefe do Poder Executivo de um município.
Isso significa que está nas mãos dele o poder de administrar a cidade em que vive e está em exercício de sua atual função.
De tal forma que o prefeito irá:
Alguns exemplos de serviços mantidos pelas prefeituras brasileiras são:
Os prefeitos precisam buscar apoio político em outras esferas de governo. Algo que parece subjetivo, mas seria como ter apoio de:
Isso dentro do Estado de atuação.
A relevância dessas relações existe porque muitos recursos importantes para os municípios são negociados junto aos governos estaduais e federal. São elas que possibilitam o financiamento de projetos importantes e a melhoria da qualidade de vida da população, em resumo.
Por exemplo, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), muito comum entre os municípios principalmente dentro de São Paulo. Elas contam com o apoio federal, estadual e municipal.
Na cidade, o apoio de quem está por dentro da câmara municipal também é importante. Em relação à Câmara Municipal, o prefeito possui a mesma função que o presidente em relação ao Congresso Nacional.
Sendo assim, o processo legislativo municipal segue rito semelhante ao encontrado nos outros níveis da federação. Mas, além disso, ele mesmo pode propor novas leis, as quais são submetidas à análise da Câmara e da sociedade como um todo.
Muitas vezes, elas podem até mesmo serem discutidas abertamente pela população.
Por outro lado, o prefeito deve cumprir as leis aprovadas pela Câmara. Ainda que precisa submeter suas contas à sua fiscalização de forma mensal, que ocorre com auxílio do Tribunal de Contas estadual – ou municipal, se houver, algo que vai depender do tamanho populacional do município.
Além disso, o prefeito deve elaborar a lei orçamentária anual e submetê-la à Câmara, que pode alterá-la, se julgar necessário.
Veja também: Quem recebe BPC pode fazer empréstimo?
A Lei Orçamentária Anual é uma lei elaborada pelo Poder Executivo de cada local que estabelece as despesas. E contabiliza também as receitas que serão realizadas no próximo ano.
A Constituição determina que o orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada ano.
Assim como o Jair Bolsonaro (sem partido) não preside o País individualmente, nenhum prefeito está à frente de uma cidade por conta própria.
Ao assumir o cargo de liderança é preciso da ajuda de:
Cada um incumbido de cuidar de alguma coisa:
Os secretários e suas equipes realizam a maior parte do trabalho da máquina pública municipal. O prefeito coordena e estabelece as metas e prioridades da prefeitura.
Vale ressaltar que, ao eleger um prefeito, o eleitor estará também escolhendo um grupo específico. É a chamada chapa, composta por pessoas que estarão no dia a dia da administração do município.
Ficou com mais alguma dúvida sobre o que faz um prefeito? Deixe nos comentários. Não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios