FinanzeroBlogCrédito

O que são os números do cartão de crédito?

O que são os números do cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

Os números do cartão de crédito servem como uma identificação do documento; por isso, nunca compartilhe esses dados

Você usa cartão de crédito? No Brasil, pelo menos 64% das compras online são feitas com esse método de pagamento.

Mas, muito embora 52 milhões de brasileiros usem o cartão de crédito como meio principal de pagamento, um terço sequer sabe o limite. Além disso, há quem não entenda a utilidade dos números do cartão de crédito.

Isso, além de poder ser um problema na organização financeira, também é um problema na hora de proteger os dados. Afinal, se você não sabe para que servem os números, fica mais suscetível a compartilhar esses dados de forma indevida.

Por isso, vamos falar sobre os números do cartão de crédito hoje – e por que é importante mantê-los em sigilo:

Estou negativado. Como limpar o nome?

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Quais são os números do cartão de crédito?

O cartão de crédito tem dois lados: a frente e o verso. Os números do cartão de crédito têm funções diferentes, dependendo da face.

Começando pela frente:

  • O número do cartão de crédito são os 16 dígitos, divididos em quatro partes com quatro números cada, que aparecem na frente em maior destaque. Ele serve para identificar aquele cartão, assim como o número de RG serve para identificar uma pessoa, por exemplo;
  • Desses 16, o primeiro identifica a bandeira. Ou seja, se é Visa, Master, American Express, Diners, Elo e por aí vai;
  • Além disso, o seis primeiros números são os números de identificação bancária. Servem para dizer o banco ou a instituição que emitiu o cartão;
  • O último é o chamado dígito de identificação.

Há alguns padrões nesses números. Por exemplo:

  • 3 é o número inicial de cartões das bandeiras American Express e Diners Club; 
  • 4, de Visa; e, por fim, 
  • 5, de MasterCard, ELO.

Empréstimo habitacional: o que é e como funciona?

Esses números, portanto, são a identificação do seu cartão. No entanto, não funcionam por si só. Em caso de compras online, você também precisa de:

  • Data de validade do cartão: fica na frente, com mês e ano no formato MM / AA;
  • E o CVV, o chamado código de segurança, que fica no verso.

O código de segurança é composto por três ou quatro dígitos, dependendo da bandeira do seu cartão. Sem ele – ou com um número incorreto – o seu cartão fica inutilizado para compras online, por exemplo.

Agora, para compras físicas, só é possível usar o seu cartão com senha ou, se ele tiver aproximação, dentro de um certo limite sem senha. Por isso, atente para esse limite.

Consórcio: o que é e como fazer?

Como confiro o limite do meu cartão?

Outra dúvida frequente, além da função dos números do cartão de crédito, é sobre o limite. Afinal, onde encontrar essa informação?

Algumas opções:

  1. Se você tiver o app do banco ou da financeira, essa informação está disponível por lá.

2. No entanto, outra opção é olhar na sua fatura. Nela consta o limite total do cartão – e quanto você consumiu.

3. Outra opção é consultar direto na central de atendimento da empresa que administra o seu cartão. Para conseguir esse dado, você deve ter o cartão em mãos e informações como seu CPF.

Empresa pode emprestar dinheiro para funcionário?

Posso compartilhar os números do cartão?

Mas e se você quiser que outra pessoa confirme esses dados para você? Bem, aí é só compartilhar uma foto com os números do cartão de crédito, né?

Não! NUNCA compartilhe fotos nas quais é possível ver os dados do seu cartão. Essa é uma porta de entrada para a aplicação de golpes, como de compras com o seu limite ou clonagem do cartão.

Além disso, nunca dê seus dados para atendentes que ligam para você com o pedido dessas informações. Se essa pessoa realmente trabalhar no banco ou financeira que administra, ela terá pelo menos parte dos seus dados.

Portanto, em caso de ligações do tipo, peça para que o atendente confirme parte dos dados, como os primeiros números do cartão, por exemplo. Além disso, mesmo que ele seja do banco, NUNCA informe o código de segurança ou a senha do cartão.

Fui demitido (a), posso sacar o FGTS?

Enfim, ficou com alguma dúvida sobre o aviso prévio? Já sabe, né? Qualquer pergunta, comente!

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como planejar seu 13°? FinanZero responde

Chegando o final do ano chega também o benefício, mas com ele os gastos de natal e logo depois de contas em janeiro. Veja como o José organi

Ler artigo completo

0 respostas para “O que são os números do cartão de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo