Índice de conteúdo
Os números do cartão de crédito servem como uma identificação do documento; por isso, nunca compartilhe esses dados
Você usa cartão de crédito? No Brasil, pelo menos 64% das compras online são feitas com esse método de pagamento.
Mas, muito embora 52 milhões de brasileiros usem o cartão de crédito como meio principal de pagamento, um terço sequer sabe o limite. Além disso, há quem não entenda a utilidade dos números do cartão de crédito.
Isso, além de poder ser um problema na organização financeira, também é um problema na hora de proteger os dados. Afinal, se você não sabe para que servem os números, fica mais suscetível a compartilhar esses dados de forma indevida.
Por isso, vamos falar sobre os números do cartão de crédito hoje – e por que é importante mantê-los em sigilo:
Estou negativado. Como limpar o nome?
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
O cartão de crédito tem dois lados: a frente e o verso. Os números do cartão de crédito têm funções diferentes, dependendo da face.
Começando pela frente:
Há alguns padrões nesses números. Por exemplo:
Empréstimo habitacional: o que é e como funciona?
Esses números, portanto, são a identificação do seu cartão. No entanto, não funcionam por si só. Em caso de compras online, você também precisa de:
O código de segurança é composto por três ou quatro dígitos, dependendo da bandeira do seu cartão. Sem ele – ou com um número incorreto – o seu cartão fica inutilizado para compras online, por exemplo.
Agora, para compras físicas, só é possível usar o seu cartão com senha ou, se ele tiver aproximação, dentro de um certo limite sem senha. Por isso, atente para esse limite.
Consórcio: o que é e como fazer?
Outra dúvida frequente, além da função dos números do cartão de crédito, é sobre o limite. Afinal, onde encontrar essa informação?
Algumas opções:
2. No entanto, outra opção é olhar na sua fatura. Nela consta o limite total do cartão – e quanto você consumiu.
3. Outra opção é consultar direto na central de atendimento da empresa que administra o seu cartão. Para conseguir esse dado, você deve ter o cartão em mãos e informações como seu CPF.
Empresa pode emprestar dinheiro para funcionário?
Mas e se você quiser que outra pessoa confirme esses dados para você? Bem, aí é só compartilhar uma foto com os números do cartão de crédito, né?
Não! NUNCA compartilhe fotos nas quais é possível ver os dados do seu cartão. Essa é uma porta de entrada para a aplicação de golpes, como de compras com o seu limite ou clonagem do cartão.
Além disso, nunca dê seus dados para atendentes que ligam para você com o pedido dessas informações. Se essa pessoa realmente trabalhar no banco ou financeira que administra, ela terá pelo menos parte dos seus dados.
Portanto, em caso de ligações do tipo, peça para que o atendente confirme parte dos dados, como os primeiros números do cartão, por exemplo. Além disso, mesmo que ele seja do banco, NUNCA informe o código de segurança ou a senha do cartão.
Fui demitido (a), posso sacar o FGTS?
Enfim, ficou com alguma dúvida sobre o aviso prévio? Já sabe, né? Qualquer pergunta, comente!
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios