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Mês de conscientização do câncer de mama retrata a importância da prevenção
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
A FinanZero apoia a valorização do debate sobre o câncer de mama.
No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar do que nos países desenvolvidos. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.
Rosa é a cor de representatividade mundial gênero feminino, e por isso a cor que foi adotada pela campanha. Depois disso, o evento seguiu sebndo cada vez mais falado com a participações de empresas para discutir sobre a saúde da mulher.
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A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos pelo campo médico e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.
Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como:
Terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança das seguintes formas:
Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor de acordo com os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
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