PIS não habilitado na carteira de trabalho digital: o que fazer?
Índice de conteúdo
PIS: qual o calendário, quem pode receber, como identificar, como habilitar e demais informações sobre o benefício trabalhista
O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício pago para os trabalhadores de empresas privadas. Os valores recebidos estão relacionados ao tempo de contribuição de cada indivíduo e é depositado anualmente, no primeiro ou segundo semestre do ano. Os cidadãos podem receber o benefício por meio da Caixa Econômica Federal, por sua conta digital Caixa Tem.
Aliado ao PIS, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASSEP) é a versão do benefício para os funcionários públicos. Esse programa funciona como o PIS e é pago por meio do Banco do Brasil. A seguir estão algumas informações sobre os benefícios e principalmente relacionadas a não habilitação do amparo trabalhista.
Como funciona a aposentadoria por invalidez do INSS?
O que significa fazer o PIS?
O PIS/PASSEP é uma numeração gerada aos cidadãos no primeiro emprego com carteira assinada. A sequência numérica fica disponível na carteira de trabalho, aplicativo Caixa Trabalhador, site do INSS e entre outras plataformas.
Então, os trabalhadores não podem gerar ou fazer o PIS, sendo essa ação destinada apenas ao empregador. Vale ressaltar que o PIS possui a mesma numeração que o NIS e por isso podem ser confundidos. O NIS é uma numeração gerada pelos indivíduos que recebem algum benefício social mas que ainda não trabalham.
Precisa de dinheiro para quitar as dívidas? Solicite um empréstimo pessoal online.
Qual o calendário do PIS 2022?
O calendário de pagamentos do PIS para o ano de 2022 foi lançado em janeiro deste ano e será listado a seguir.
PIS
Os pagamentos do PIS se iniciam no dia 08 de fevereiro desse ano, a seguir está o calendário de pagamento do benefício para os cidadãos que recebem o valor por meio da Caixa Econômica.
Mês de aniversário | Data de pagamento |
Janeiro | 08/02/2022 |
Fevereiro | 10/02/2022 |
Março | 15/02/2022 |
Abril | 17/02/2022 |
Maio | 22/02/2022 |
Junho | 24/02/2022 |
Julho | 15/03/2022 |
Agosto | 17/03/2022 |
Setembro | 22/02/2022 |
Outubro | 24/03/2022 |
Novembro | 29/03/2022 |
Dezembro | 31/03/2022 |
PASEP
O PASEP também se inicia em fevereiro e as datas são de acordo com o último número da inscrição dos beneficiários, assim como descrito abaixo:
Final da inscrição | Data de pagamento |
0 e 1 | 15/02/2022 |
2 e 3 | 17/02/2022 |
4 | 22/02/2022 |
5 | 24/02/2022 |
6 | 15/03/2022 |
7 | 17/03/2022 |
8 | 22/03/2022 |
9 | 24/03/2022 |
Como sacar dinheiro do Cartão Cidadão?
Quem está habilitado para receber o PIS?
Para receber o PIS os trabalhadores precisam se encaixar nas seguintes condições:
- Estarem cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
- Terem exercido atividade remunerada para pessoa jurídica por 30 dias consecutivos ou não, no ano base para o recebimento do benefício;
- Terem recebido até 2 salários mínimos mensais;
- Estarem com os dados corretos e atualizados no eSocial;
Como faço para identificar o meu PIS?
O PIS e o PASSEP são numerações idênticas e que podem ser encontradas por meio das seguintes plataformas:
- Carteira de Trabalho Digital;
- Aplicativo FGTS;
- Site INSS;
- Aplicativo Caixa Trabalhador;
- Site CNIS;
O passo a passo para encontrar o número do PIS em cada plataforma mencionada pode ser seguido por aqui. Além disso, mais detalhes sobre o benefício podem ser encontrados por meio do aplicativo da Caixa Tem, a conta digital da Caixa Econômica ou por meio do Aplicativo do Banco do Brasil.
Empregada doméstica tem direito ao FGTS?
Como habilitar o PIS na carteira de trabalho digital?
O PIS/PASSEP é uma numeração que se encontra nos contratos da carteira de trabalho digital. A numeração é registrada no aplicativo de forma automática quando o empregador envia as informações do contrato para o eSocial, plataforma responsável pelo registro das informações do trabalhador no documento.
Dessa forma, a numeração não pode ser habilitada pelo usuário. Se houver alguma inconsistência ou a numeração não for encontrada o cidadão deve informar o empregador que resolverá o problema. O PIS pode ser encontrado na carteira de trabalho digital da seguinte maneira:
- Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital em seu celular, disponível para Android e IOS;
- Na tela inicial do aplicativo, clique em “Entrar”;
- Digite o seu número de CPF no campo indicado e clique em “Avançar”, se não possuir uma conta do gov.br
- Clique em “Crie sua conta”;
- Digite a senha utilizada no Gov.br e clique em “Entrar”;
- Após entrar no aplicativo acesse a opção “Contratos” e os contratos registrados em sua carteira serão exibidos;
- Na empresa em que trabalha, clique no ícone “+” e o número do PIS/PASEP será exibido em conjunto com outros dados;
PIS não habilitado na carteira de trabalho digital: o que fazer?
Conforme mencionado, quando existem inconsistências no PIS/PASSEP ou a numeração não é encontrada na carteira de trabalho digital, o usuário deve informar o empregador. Além disso, para receber o PIS é preciso se encaixar nas condições comentadas e por isso os cidadãos que não estiverem dentro dos requisitos podem ter o benefício negado.
Como sacar o saldo de benefícios sociais do Caixa Tem?
E então, restou mais alguma dúvida sobre o que fazer quando o PIS não está habilitado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
71 respostas para “PIS não habilitado na carteira de trabalho digital: o que fazer?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Bom dia eu pis não tá habilitado na carteira digital e eu me encaixo no requisito eu quero saber oque fazer nessa situação
Meu salário está errado e por isso não recebi pis
Estou dentro dos requisitos da carteira digital, porém meu pis não está habilitado o faço?
Na minha carteira digital de trabalho tá meu nit e não o nis o pasep eu sou funcionária publica não sou autonoma
Eu sempre recebo meu Pis, não recebi pq tá dando q recebo 2,7 NUNCA recebi esse valor. Sempre um salário mínimo. O q eu faço para resolver
Meu pis diz não habilitado faz 15 anos q trabalho e primeira vez q não consigo receber todos os anos eu recebia.
Na carteira digital consta que não está habilitado tenho mais de 5 anos de carteira assinada, verifiquei na empresa foi feito a declaração da Rais o que devo fazer ?
Eu trabalho 9 anos na mesma empresa e meu abono pis não está habilitado já era pra ter liberado em 24 de fevereiro
Trabalho registrado dês de 2011 olhei na carteira digital maaao está habilitado , dizendo que meu primeiro emprego foi 2020.
Assinei minha carteira em 2016,trabalhei um mês e 6 dias,aí assinei minha carteira em 2019 trabalhei 2020 o ano todo sai em 2021 e meu PIS/tais não está Hibilitado…