FinanzeroBlogCrédito

Por que não consigo financiar veículo?

Por que não consigo financiar veículo?

Compartilhe esse post:

Diversos motivos podem levar à recusa do pedido de financiamento de veículo, como nome negativado e incompatibilidade de renda.

O financiamento de veículo é uma linha de crédito que pode ser solicitada por pessoas físicas e jurídicas. Dessa forma, o contrato estabelecido entre o consumidor e a instituição financeira permite ao primeiro obter uma quantia de valor elevado, que por sua vez, deve ser utilizada especificamente para a obtenção de um veículo, como carro ou moto.

Ao realizar o pedido junto à credora, contudo, o solicitante deve passar por algumas etapas até a obtenção do dinheiro, são elas:

  • entrega de documentação, como RG ou CNH, CPF, comprovante de residência e comprovante de endereço;
  • análise de crédito, que nada mais é do que uma avaliação realizada pela instituição financeira, a fim de compreender o histórico de compras e pagamentos do consumidor;
  • assinatura do contrato, e que deve constar todas as condições do crédito concedido, como taxas de juros, prazo de pagamento e valor final.

Apesar de não se tratar de um processo complicado, há situações em que o pedido de financiamento de veículo é recusado pela instituição financeira. Pensando nisso, explicamos a seguir alguns fatores que podem impactar na decisão da credora no momento de análise.

Quem é autônomo consegue fazer financiamento?

Como funciona um financiamento de veículo?

Conforme citado inicialmente, o financiamento de veículo é a concessão de um valor ao consumidor, para que este adquira um bem, como carro, moto, ônibus, caminhão e afins. O crédito costuma ser elevado e, por isso, o prazo de pagamento pode chegar a até 72 meses em algumas instituições financeiras. Entretanto, vale ressaltar que existem tipos de financiamentos, logo, as regras para obtenção e pagamento podem variar de acordo com cada um deles.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC): o tipo de financiamento mais conhecido entre os consumidores, no CDC o consumidor obtém o crédito diretamente com a instituição financeira e realiza a compra do veículo. No entanto, o bem fica alienado à credora, isso significa que o comprador não pode negociá-lo enquanto as prestações não estiverem quitadas. Além disso, em caso de inadimplência o veículo pode ser tomado pelo banco.

Leasing: também conhecido como arrendamento mercantil, nessa opção o cliente aluga um carro por um período pré-determinado. Então, após o término do pagamento das prestações e fim do contrato de locação, é possível adquirir o veículo, renovar o contrato de aluguel ou devolvê-lo.

Consórcio: esse tipo de financiamento é voltado, principalmente, para quem não possui recursos suficientes para dar entrada em outras formas de financiamento, como o CDC, por exemplo. Portanto, o consumidor faz parte de um grupo de pessoas interessadas em adquirir um bem e que realizam pagamentos mensais a uma administradora, formando um fundo coletivo. Assim, uma vez ao mês é feito um sorteio entre os membros do grupo, no qual o sorteado recebe a carta de crédito para efetuar a compra do veículo.

Como atualizar o cadastro do Caixa Tem?

Por que não consigo financiar veículo?

O pedido de financiamento de veículo passa por uma análise de crédito, que leva em consideração diversos fatores, como histórico de consumo e pagamento, risco de inadimplência e rendimento mensal. Portanto, em caso de recusa, a recomendação é verificar os pontos citados a seguir e compreender se há compatibilidade com as regras estabelecidas pelas instituições financeiras.

Inadimplência

Quando o consumidor está inadimplente, ou seja, está com o nome sujo, há grande probabilidade do pedido de financiamento de veículo ser recusado. Isso acontece porque o nome negativado indica para o mercado que o consumidor é um mau pagador, logo, há risco de não quitar a dívida.

Em casos como esse, é necessário que o interessado entre em contato com a credora na qual possui a dívida e negocie condições de quitá-la, já que ao realizar o pagamento da primeira parcela, o nome será removido dos cadastros de proteção ao crédito e o consumidor terá mais chances de conseguir o dinheiro para aquisição do veículo.

Renda incompatível

Outro ponto relevante para as instituições financeiras no momento de conceder o financiamento é o rendimento do solicitante, já que é preciso que o mesmo tenha condições de realizar o pagamento até o final do contrato. Junto a isso, cabe lembrar que a parcela do financiamento não deve comprometer mais do que 30% da renda mensal, portanto, uma pessoa que recebe R$3 mil, não poderá arcar com parcelas superiores a R$900, por exemplo.

Sendo assim, em caso de incompatibilidade entre renda e condições de pagamento oferecidas, a instituição poderá negar o pedido de crédito, pois entende-se que o consumidor não terá recursos suficientes para arcar com as parcelas.

Score baixo

Bastante conhecido entre os consumidores, o score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e funciona como um indicador do perfil financeiro do consumidor, já que atrasos no pagamento de contas, pendências e dívidas impactam diretamente nessa pontuação, que inclusive pode ser consultada por empresas e bancos que concedem crédito.

Com isso, quanto menor a pontuação, maiores são as chances do pedido de financiamento ser recusado, pois o solicitante pode ser considerado um mau pagador e, consequentemente, com maiores riscos de atrasos e inadimplência.

Idade

Apesar da lei estipular que a idade mínima para solicitação de financiamento de veículo é de 18 anos, comumente as instituições concedem o crédito somente para pessoas a partir de 20 anos de idade. Isso porque, antes disso, dificilmente o consumidor possuirá um histórico de crédito suficiente para análise, logo, não é possível verificar se o mesmo é um bom ou mau pagador.

Da mesma forma, é também comum que as instituições estabeleçam uma idade máxima para concessão de crédito através do financiamento, que costuma ser de 70 anos. A prática existe porque o mercado compreende que pessoas acima dessa faixa etária podem não conseguir pagar as parcelas até o final do contrato.

Não comprovação de renda

A correta comprovação de renda é de suma importância no momento da análise de crédito, pois não basta que o consumidor somente informe à instituição o valor de seu rendimento mensal, é preciso que sejam apresentados documentos que comprovem a informação. Dessa forma, trabalhadores em regime CLT podem utilizar o contracheque, por exemplo, enquanto trabalhadores autônomos devem apresentar extratos bancários, RPA, Decore e quaisquer outros itens complementares.

Além disso, quem recebe valores oriundos de aluguéis e outros tipos de rendimentos também podem informá-los, desde que apresente contratos e documentos que comprovem o recebimento daquelas quantias.

Não consigo desbloquear o cartão do C6 Bank. Como proceder?

O que fazer para o banco aprovar um financiamento de veículo?

No momento de realizar a solicitação do financiamento de veículo, algumas ações e fatores podem ser consideradas pelo consumidor, a fim de aumentar as chances de ter o pedido aprovado, são elas:

  • manter as contas em dia e garantir um bom score;
  • não estar inadimplente;
  • comprovar renda com documentos dentro do prazo;
  • oferecer um bom valor de entrada, caso seja obrigatório;
  • verificar durante a simulação se o prazo de pagamento e valor das parcelas é compatível com a renda.

Quanto tempo depois de limpar o nome consigo fazer um financiamento de veículo?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o prazo para que a empresa retire a dívida do CPF do consumidor é de cinco dias úteis após o pagamento da dívida ou da primeira parcela, caso o cliente tenha optado pela quitação parcelada. Desse modo, assim que a empresa credora informar aos birôs de crédito que a dívida foi quitada ou está sendo paga, o nome do consumidor deve ser retirado em seguida do cadastro de proteção ao crédito, então, é possível solicitar um financiamento de veículo.

Ficou mais alguma dúvida sobre financiamento de veículo? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não consigo desbloquear o cartão do C6 Bank. Como proceder?

Cartão C6 Bank: como esse produto funciona, quais são os programas de recompensas disponíveis e […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Por que não consigo financiar veículo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo