aposentadoria

Beneficiários do auxílio emergencial que estão prontos para dar entrada no pedido de aposentadoria precisão esperar até o término do recebimento do benefício

Durante a quarentena o sistema do Meu INSS, site e aplicativo utilizado para buscar informações trabalhistas de cada indivíduo e realizar solicitações da previdência, se atualizou e melhorou para conseguir atender os trabalhadores online.

Dessa forma, não é mais necessário ir até uma instituição física do INSS para solicitar a entrada da aposentadoria por idade ou por tempo de serviço.

Entretanto, muitas solicitações de novos pedidos de aposentadoria são de trabalhadores beneficiários do auxílio emergencial, ajuda de custo no valor de R$ 600 entregue para pessoas de baixa renda durante o período de pandemia do novo coronavírus. Isso implica na recusa da aposentadoria, pois não é possível receber os dois benefícios simultaneamente.

Sendo assim, os titulares de benefício do auxílio emergencial devem aguardar até a data da última parcela do benefício para solicitar a aposentadoria.

Confira o calendário da última parcela do auxílio emergencial

Quais os critérios para dar entrada na aposentadoria?

É possível solicitar online duas modalidades de aposentadoria. São elas:

Aposentadoria por tempo de contribuição

Benefício devido ao cidadão que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, no caso de ser do sexo masculino, ou 30 anos de contribuição, se a pessoa for do sexo feminino. Veja abaixo os critérios necessários para fazer a solicitação da aposentadoria online:

  • Não é preciso comprovar idade mínima;
  • Tempo mínimo de contribuição de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens;
  • Total resultante da soma da idade e do tempo de contribuição deve ser de 86 pontos para as mulheres e de 96 pontos para os homens.
  • Carência de 180 contribuições mensais.
  • A aplicação do fator previdenciário para o cálculo desse benefício é opcional.

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é um beneficio previdenciário focado para pessoas com mais de 60 anos, se for mulher, e mais de 65 anos, no caso de ser homem. Além da idade mínima, são necessárias no mínimo 180 contribuições à Previdência Social para a concessão do benefício.

A documentação padrão necessária para dar entrada no benefício é:

  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
  • Documentos pessoais do requerente com foto (CNH, carteira de identidade);
  • Documentos referentes às relações previdenciárias;
  • Outros documentos que a pessoa queira adicionar para complementação (ex.: simulação de tempo de contribuição. petições, etc.).

Veja também – Como fazer o pedido de aposentadoria pela internet?

Dei entrada na aposentadoria, vou perder o auxílio emergencial?

Em média, o retorno da aposentadoria pode demorar cerca de um mês, após esse tempo se o trabalhador ainda estiver recebendo o auxílio emergencial, é possível que a aposentadoria venha com uma recusa, por não completar todos os requisitos necessários.

Nesse caso, o beneficiário irá continuar a receber o seu benefício da mesma forma. Pois, o pedido não irá afetar no pagamento das parcelas.

Não consegui o auxílio emergencial. Como faço para pedir a aposentadoria?

Se o trabalhador chegou a solicitar o auxílio emergencial, mas teve o o pedido recusado, o mesmo pode solicitar a aposentadoria online a qualquer momento, se já estiver de acordo com os requisitos necessários. Veja como fazer o pedido:

  • Acesse o portal do Meu INSS, ou instale o aplicativo;
  • Selecione a opção “ENTRAR” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro no MEU INSS;
  • Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “LOGIN”, em seguida selecione a opção “CADASTRE-SE”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres , pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número;
  • Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos;
  • Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “aposentadoria” e selecione o serviço desejado.
  • Informe os dados solicitados, conclua sua solicitação e então acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

Veja também – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

Ficou com mais alguma dúvida sobre posso dar entrada na aposentadoria recebendo auxílio emergencial? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.