;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Poupança do Caixa Tem faz o dinheiro render?

Poupança do Caixa Tem faz o dinheiro render?

Compartilhe esse post:

Usuários questionam se o Caixa Tem pode fazer o dinheiro render como em uma conta poupança comum

A conta poupança digital do Caixa Tem possuí as mesmas funções da poupança conhecida popularmente. Isso porque essa é a aplicação financeira mais utilizada pelos brasileiros.

Pois, os bancos oferecem a conta poupança com facilidade e, em alguns casos, ao abrir uma conta corrente, automaticamente o cliente acaba com uma poupança inclusa para economizar no começo do mês.

Contudo, essa modalidade de aplicação não é a melhor alternativa para quem busca investir o próprio dinheiro, no caso quem deseja aumentar o valor do auxílio emergencial ou de outro benefício do pacote de medidas preventivas do governo.

Pela norma em vigor no País, há um corte no rendimento da poupança sempre que a Taxa Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano. Então, teoricamente é por isso que a poupança rende tão pouco? Como é questionado entre os internautas do Twitter:

Veja também – Erro Caixa Tem: “não foram encontrados registros”. O que fazer?

Como funcionam os juros da conta do Caixa Tem?

A conta digital poupança, que é oferecida aos usuários do Caixa Tem de forma automática é um tipo de conta bancária com algumas funções limitadas. Existem uma limite de transações por mês, como por exemplo:

  • poucas transferências;
  • sem cheque especial;
  • acesso limitado a extratos mensais.
  • Mas, em troca a poupança oferece ao cliente um pequeno rendimento mensal sobre o valor que encontra-se na conta parado

Ao abrir uma conta poupança no Caixa Tem o cliente está emprestando dinheiro para a Caixa. A qual, por sua vez, vai entregar uma remuneração ao cliente por esse empréstimo. Esses são os juros da conta poupança.

Uma vantagem é que os recursos aplicados nessa conta podem ser utilizados para a concessão de financiamentos imobiliários pelas instituições bancárias. Contudo, o rendimento da caderneta, que é o valor que o cliente recebe como uma espécie de contrapartida, tem base nas taxa oficiais da economia nacional.

No momento em que a inflação supera a taxa de juros, a poupança acaba prejudicando o patrimônio do titular da conta. É como um investimento em que irá sempre acarretar na perda do dinheiro, por isso não é recomendado deixar o dinheiro do pacote de benefícios do Governo na conta poupança.

Como calcula-se o juros da conta poupança do Caixa Tem?

De acordo com a regra atual da caderneta de poupança o rendimento dela é calculado com base na Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) que é a taxa de juros oficial do País. e o comportamento da TR (Taxa Referencial).

Atualmente, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) mantém a Selic fixada em seu menor patamar histórico do País, de 4,25% ao ano (dados de março de 2020).

Mas, a Taxa Referencial segue em 0% desde 2018. Com isso, o cálculo dos juros da poupança é feito da seguinte forma:

  • considerando 70% da Selic;
  • mais o acréscimo da TR – o que dá uma taxa de rendimento de 3,15% ao ano ou 0,2625% ao mês.

Isso é válido para todas as contas poupanças, não apenas a da Caixa Tem.

Confira mais clicando aqui – O que é dívida protestada?

Melhores investimentos que a poupança:

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título de renda fixa emitido pelos bancos. A taxa de rentabilidade dessa modalidade pode ser de duas formas: prefixada ou pós-fixada.A prefixada é uma taxa fixa. Por exemplo, de 7% ao ano. Portanto, o investidor tem a segurança de que irá receber esse rendimento até a data do resgate.

LC

Outro investimento semelhante é a LC (Letra de Câmbio). A diferença para o CDB está no emissor que é uma financeira. Essa aplicação oferece taxa de rentabilidade mais atrativa que a poupança.

LCI e LCA

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são outras duas possibilidades de renda fixa. Elas funcionam como os CDBs e também são emitidas pelas instituições bancárias. A maior vantagem dessa modalidade e a isenção de imposto, pois os rendimentos vão direto para o investidor.

Tesouro Direto

Esse rendimento faz sucesso devido à sua taxa de rendimento e acessibilidade. O Governo é o responsável por pagar os retornos, por isso, o Tesouro é uma das aplicações mais seguras do País, com riscos muito baixos.

Peça já um empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Ficou com mais alguma dúvida sobre quanto rende a poupança? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

5,2 milhões de MEIs recebem auxílio emergencial

5,2 milhões de microempreendedores individuais tiveram acesso ao benefício, outros 1,3 milhão foram recusados. Saiba mais

Ler artigo completo

0 respostas para “Poupança do Caixa Tem faz o dinheiro render?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo