Usuários questionam se o Caixa Tem pode fazer o dinheiro render como em uma conta poupança comum

A conta poupança digital do Caixa Tem possuí as mesmas funções da poupança conhecida popularmente. Isso porque essa é a aplicação financeira mais utilizada pelos brasileiros.

Pois, os bancos oferecem a conta poupança com facilidade e, em alguns casos, ao abrir uma conta corrente, automaticamente o cliente acaba com uma poupança inclusa para economizar no começo do mês.

Contudo, essa modalidade de aplicação não é a melhor alternativa para quem busca investir o próprio dinheiro, no caso quem deseja aumentar o valor do auxílio emergencial ou de outro benefício do pacote de medidas preventivas do governo.

Pela norma em vigor no País, há um corte no rendimento da poupança sempre que a Taxa Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano. Então, teoricamente é por isso que a poupança rende tão pouco? Como é questionado entre os internautas do Twitter:

Veja também – Erro Caixa Tem: “não foram encontrados registros”. O que fazer?

Como funcionam os juros da conta do Caixa Tem?

A conta digital poupança, que é oferecida aos usuários do Caixa Tem de forma automática é um tipo de conta bancária com algumas funções limitadas. Existem uma limite de transações por mês, como por exemplo:

  • poucas transferências;
  • sem cheque especial;
  • acesso limitado a extratos mensais.
  • Mas, em troca a poupança oferece ao cliente um pequeno rendimento mensal sobre o valor que encontra-se na conta parado

Ao abrir uma conta poupança no Caixa Tem o cliente está emprestando dinheiro para a Caixa. A qual, por sua vez, vai entregar uma remuneração ao cliente por esse empréstimo. Esses são os juros da conta poupança.

Uma vantagem é que os recursos aplicados nessa conta podem ser utilizados para a concessão de financiamentos imobiliários pelas instituições bancárias. Contudo, o rendimento da caderneta, que é o valor que o cliente recebe como uma espécie de contrapartida, tem base nas taxa oficiais da economia nacional.

No momento em que a inflação supera a taxa de juros, a poupança acaba prejudicando o patrimônio do titular da conta. É como um investimento em que irá sempre acarretar na perda do dinheiro, por isso não é recomendado deixar o dinheiro do pacote de benefícios do Governo na conta poupança.

Como calcula-se o juros da conta poupança do Caixa Tem?

De acordo com a regra atual da caderneta de poupança o rendimento dela é calculado com base na Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) que é a taxa de juros oficial do País. e o comportamento da TR (Taxa Referencial).

Atualmente, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) mantém a Selic fixada em seu menor patamar histórico do País, de 4,25% ao ano (dados de março de 2020).

Mas, a Taxa Referencial segue em 0% desde 2018. Com isso, o cálculo dos juros da poupança é feito da seguinte forma:

  • considerando 70% da Selic;
  • mais o acréscimo da TR – o que dá uma taxa de rendimento de 3,15% ao ano ou 0,2625% ao mês.

Isso é válido para todas as contas poupanças, não apenas a da Caixa Tem.

Confira mais clicando aqui – O que é dívida protestada?

Melhores investimentos que a poupança:

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título de renda fixa emitido pelos bancos. A taxa de rentabilidade dessa modalidade pode ser de duas formas: prefixada ou pós-fixada.A prefixada é uma taxa fixa. Por exemplo, de 7% ao ano. Portanto, o investidor tem a segurança de que irá receber esse rendimento até a data do resgate.

LC

Outro investimento semelhante é a LC (Letra de Câmbio). A diferença para o CDB está no emissor que é uma financeira. Essa aplicação oferece taxa de rentabilidade mais atrativa que a poupança.

LCI e LCA

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são outras duas possibilidades de renda fixa. Elas funcionam como os CDBs e também são emitidas pelas instituições bancárias. A maior vantagem dessa modalidade e a isenção de imposto, pois os rendimentos vão direto para o investidor.

Tesouro Direto

Esse rendimento faz sucesso devido à sua taxa de rendimento e acessibilidade. O Governo é o responsável por pagar os retornos, por isso, o Tesouro é uma das aplicações mais seguras do País, com riscos muito baixos.

Veja também – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

Ficou com mais alguma dúvida sobre quanto rende a poupança? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.